Selos do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

3 participantes

Ir para baixo

o que acha da emissão em hopmenagem ao BICENTENÁRIO DE ANITA GARIBALDI ?

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_lcap0%200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_lcap6%200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_rcap 6% 
[ 1 ]
200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_lcap13%200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_rcap 13% 
[ 2 ]
200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_lcap56%200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_rcap 56% 
[ 9 ]
200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_lcap25%200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Vote_rcap 25% 
[ 4 ]
 
Total de votos : 16
 
 

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por FRITZEN Dom Ago 29 2021, 20:29

EMISSÃO COMEMORATIVA – 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI (Cota – artigo 9º da Portaria Nº 2.014/2021/MCOM)

Peças: 01 selo

Primeiro Dia de Circulação: 30 de Agosto

Local de Lançamento: Brasília/DF e Florianópolis/SC


200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Selo_a11


200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Anita_16


200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Folha_12


A arte do selo, de José Carlos Braga, conta com uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também desenho de uma rosa, símbolo de Anita. Foram usadas três cores que em conjunto com a cor do papel representam o Brasil, país de nascimento da heroína e, Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação daquele país. Ao todo serão confeccionados 120 mil unidades do selo.

“É mais uma justa homenagem feita para a nossa heroína e que têm uma relação interessante com a história de Anita, já que muito do que sabemos sobre sua vida ficou preservado em cartas escritas ou ditadas por ela”, comenta o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes. Antes, Anita foi homenageada com selos em 1967 e 1971.

O lançamento do selo compõe o calendário de comemorações do bicentenário de Anita. Durante todo o mês de agosto já foram realizadas diversas atividades para celebrar a data, promovidas por prefeituras, municípios e entidades que possuem relação histórica com a vida da heroína.


Última edição por FRITZEN em Seg Ago 30 2021, 14:49, editado 2 vez(es)
FRITZEN
FRITZEN

Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por José Paulo Braida Lopes Seg Ago 30 2021, 09:41

Votado: BOM

_________________
José Paulo
Coleciono selos do tema Pontes e Envelopes circulados com propaganda de Hotel.
José Paulo Braida Lopes
José Paulo Braida Lopes

Idade : 71
Localização : Juiz de Fora - Minas Gerais
Data de inscrição : 24/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por FRITZEN Seg Ago 30 2021, 11:01

juntando o Edital do lançamento:


200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Bicent11
200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Bicent12
FRITZEN
FRITZEN

Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

odilo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por odilo Seg Ago 30 2021, 15:07

Votado.
Quem vai querer um envelope circulado com o carimbo de Florianópolis?
Favor enviar MP para combinarmos. 
Tem também o carimbo dos queijos.

_________________
Romeu Odilo
Caixa Postal, 6541
Agência Trindade
Florianópolis - SC
88036-972
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo
odilo

Idade : 81
Localização : Florianópolis - SC
Data de inscrição : 20/02/2008

https://juntandoselospostais.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por FRITZEN Seg Ago 30 2021, 20:23

odilo escreveu:Votado.
Quem vai querer um envelope circulado com o carimbo de Florianópolis?
Favor enviar MP para combinarmos. 
Tem também o carimbo dos queijos.

carimbo dos queijos acompanha uma amostrado do original? para provar ... Very Happy


Última edição por FRITZEN em Ter Ago 31 2021, 06:13, editado 1 vez(es)
FRITZEN
FRITZEN

Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por FRITZEN Ter Ago 31 2021, 06:12

Bicentenário de Anita Garibaldi
Publicado em 30 de agosto de 2021

Escrito por Christina Habli Brandão Dutra

Anita Garibaldi, a “Heroína dos Dois Mundos”. Brasil, sua terra natal, e Itália, terra de seu companheiro de vida, Giuseppe Garibaldi, país que reconhece o casal como heróis responsáveis pela unificação italiana. E tanto lá quanto cá, Anita é uma personagem histórica conhecida por suas batalhas e por sua personalidade que fizeram dela uma mulher de perseverança e coragem. Nascida em 30 de agosto de 1821, em Laguna – SC, hoje, em seu aniversário de bicentenário, ela ganha mais uma homenagem.



Esta emissão celebra os duzentos anos de nascimento de uma mulher que foi eternizada como uma heroína em dois continentes por seus feitos. Para o artista do selo, José Carlos Braga, foi um desafio representar a grandiosidade desta personagem e resumir suas aventuras em um espaço tão restrito, e assim se mostravam um atrativo à parte para tentar explorar o assunto.

Para Braga a temática histórica e sua relevância pediam uma técnica de impressão nobre, diferenciada por sua tradição e segurança. A impressão calcográfica ou intaglio permite a reprodução de pequenos detalhes e a sensação de relevo que é transmitida da chapa de impressão para o papel. Explorando as possibilidades técnicas do equipamento destinado a este tipo de impressão, optou-se por utilizar o entintamento localizado em três cores, que em conjunto com a tonalidade do papel representam o Brasil e a Itália. Técnicas digitais e modernos processos de gravação mantém viva este meio de reprodução secular.

Em seu processo criativo, José Carlos realizou diversos estudos e diferentes composições foram experimentadas, tentando abordar suas múltiplas facetas: a mãe, a guerreira e a mulher.

No selo e na vinheta que compõe a estampa são representadas algumas célebres passagens, como quando fugiu com o filho recém-nascido para salvarem-se do cerco das tropas inimigas e de quando em seu batismo de fogo remou em um bote, em plena batalha sob fogo inimigo, para buscar munição para abastecer seus companheiros.



A Rosa de Anita, representada no selo, na vinheta e também nos carimbos de primeiro dia de circulação, é o símbolo das comemorações de seu bicentenário. Trata-se de uma flor híbrida criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli, que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do país. As primeiras mudas da Rosa de Anita foram plantadas nos municípios de Laguna, Imbituba, Tubarão, Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos e Garopaba.


A vida de Anita é marcada por sua coragem e determinação. Fábio Andreas Richter, historiador da Fundação Catarinense de Cultura relata no edital desta emissão um desses momentos:

“O casal seguiu com as forças farroupilhas para o Rio Grande do Sul, onde Anita deu à luz, em 16 de setembro de 1840, a seu primeiro filho, Menotti, na localidade de Mostardas. A região foi atacada por forças imperiais e Anita, mesmo convalescendo do parto, conseguiu fugir a cavalo dos atacantes, com seu filho recém-nascido nos braços. A família seguiria para São Gabriel, sede dos farroupilhas, onde Giuseppe solicitou sua saída das forças combatentes, mudando-se a seguir com Anita e seu filho para Montevidéu.”

No Uruguai, único país da época que aceitava o divórcio e que havia reconhecido a República Rio-Grandense, Anita e Giuseppe oficializaram seu casamento em 26 de março de 1842. Ele acabaria se envolvendo nas lutas dos uruguaios contra as forças do ditador argentino Juan Manoel Rosas, tendo criado naquele momento a Legião Italiana, composta por exilados políticos, a qual também o acompanharia no retorno à Itália e nas lutas para unificação daquele país. No Uruguai nasceram mais três filhos do casal, Rosita, Teresita e Riccioti, sendo que Rosita acabou falecendo de difteria em 1845.

Anita e Garibaldi se conheceram quando ela tinha 16 anos e no trecho abaixo a professora de história Juliana Bezerra menciona em seu artigo sobre a biografia de Anita a palavras de Garibaldi ao recorda-se do primeiro encontro:

“Um homem que tinha conhecido convidou-me a tomar café em sua casa. Entramos e a primeira pessoa que me apareceu era Anita. A mãe dos meus filhos! A companheira da minha vida, nos bons e nos maus momentos! A mulher cuja coragem tantas vezes ambiciono! Ficamos ambos estáticos e silenciosos, olhando-se reciprocamente, como duas pessoas que não se vissem pela primeira vez e que buscam na aproximação alguma coisa como uma reminiscência. A saudei finalmente e lhe disse: ‘Tu deves ser minha!”.

Personalidade de Anita

Em Laguna, sua cidade natal, há uma casa típica colonial luso brasileira construída por volta de 1711 – o Museu Casa de Anita onde estão expostos painéis com história de Anita: seu nascimento, casamento, batalhas, amor por Giuseppe Garibaldi e sobre a sua família. Um dos painéis do museu detalha aspectos de sua personalidade, confira na íntegra a seguir:

“Conhecida por sua personalidade forte, construída por uma infância livre e sadia, Anita despertou paixão pelos animais desde cedo, se revelando uma talentosa amazonas. Antes mesmo de se casa, Anita sofreu forte influência das ideias libertárias pregadas por seu tio Antônio Ribeiro da Silva, simpatizando dos ideais republicanos sustentados pelos Farroupilhas."

Durante o curto tempo de seu casamento, Anita conflitou seus ideais republicanos com os de seu marido, Manuel Duarte, defensor do regime monarquista, que veio a se alistar no exército imperial, abandonando-a. Enquanto Anita pregava pela república, seu marido defendia a monarquia, em suas cartas, hoje arquivadas no Museu do Rissorgimernto Italiano, em Roma, é possível perceber a influência dos ideais e sua vocação republicana. Em novembro de 1835, escreveu a seu Tio Antônio:

“…desde pequena aprendi os seus princípios de liberdade e justiça…”

Dois anos antes de Garibaldi e os farroupilhas a conquistarem, Laguna fabricava e enviava pólvora clandestina para os farroupilhas. A cidade estava em ebulição e Anita viveu intensamente este momento de conspiração contra o Império.

Em suas memórias Giuseppe Garibaldi descreveu a forte personalidade de Anita:

“…dentro de seu peito batia um coração de herói.”

Prossegue quando narra a Batalha de Curitibanos:

“…Quando se viu cercada pelos imperiais, em lugar de fugir, animou nossos soldados a lutarem e a defenderem-se e então enterrou as esporas no ventre do cavalo e dum salto passou pelo inimigo, tendo recebido uma única bala que lhe atravessou o chapéu e levou parte dos cabelos sem lhe atingir o crânio…

Mesmo seus inimigos a admiravam e a respeitavam, como registrou em suas memórias o Coronel Albuquerque, do Exército Imperial:

“…Conquistou minha admiração e a dos meus comandados pois nunca imaginávamos ver uma mulher tão valorosa…enchia-nos de orgulho o fato de ser ela uma catarinense, uma compatriota que dava ao mundo provas de grande valor e intrepidez…”

Para este mulher de tantas qualidades, admirada por seus inimigos e amada por seu companheiro e seus parceiros de batalhas esta é a nossa homenagem em seus aniversario de 200 anos. Parabéns Anita por tudo que você representa!

Bibliografia:

“Tour Virtual 360º Museu Casa de Anita”. Disponível em <http://www.ronaldoamboni.com.br/360/casadeanita.html> Acesso em: (04/08/2021)

Governo de Santa Catarina. “Símbolo dos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, rosa floresce no Jardim do Museu Histórico de SC: Disponível em <https://www.sc.gov.br/noticias/temas/cultura/simbolo-dos-200-anos-de-nascimento-de-anita-garibaldi-rosa-floresce-no-jardim-do-museu-historico-de-sc>  Acesso em: (24/08/2021)

CIB/SC – Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina. “Bicentenário de Anita Garibaldi” Disponível em <https://www.circuloitalobrasileiro.com/post/bicentenário-de-anita-garibaldi> Acesso em: (24/08/2021)

Fundação Lagunense de Cultura. Museu Casa de Anita: Disponível em <https://www.laguna.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/135769> Acesso em: (04/08/2021)

BEZERRA, Juliana. Biografia de Anita Garibaldi. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/anita-garibaldi/> . Acesso em: (26/08/2021)








https://blog.correios.com.br/filatelia/?p=44622
FRITZEN
FRITZEN

Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por FRITZEN Qui Set 02 2021, 09:42

BICENTENÁRIO DE ANITA GARIBALDI: CORREIOS LANÇAM SELO COMEMORATIVO

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Lancam10


O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) sediou nesta terça-feira, 31, a cerimônia de lançamento de um selo postal dos Correios em homenagem a Anita Garibaldi. Trata-se de uma emissão conjunta no Brasil e no Uruguai, comemorativa ao Bicentenário de Nascimento da catarinense.

"Anita é uma mulher muito importante e merece ser reverenciada. É símbolo da luta pela igualade das mulheres", destacou o presidente Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos.

Segundo o historiador da FCC, Fábio Andreas Richter, duzentos anos após seu nascimento, Anita Garibaldi é considerada um símbolo de amor, determinação, bravura e capacidade de luta por ideais, sendo homenageada das mais diversas formas, no Brasil e na Itália. Seu nome também denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas. “Lembrar de Anita, de sua vida, suas lutas e ideais também é uma forma de destacar o inconformismo e a busca pela superação das adversidades, qualidades fundamentais ao ser humano para fazer frente aos seus desafios na construção de um mundo melhor”, escreveu o pesquisador.

:: Saiba mais sobre a trajetória de Anita Garibaldi

Além desta cerimônia, na segunda-feira, 30 de agosto, foi realizada outra solenidade de lançamento do Selo no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Selos especiais

Anita Garibaldi já estampou dois selos postais. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançado a emissão comemorativa dos150 anos de nascimento da heroína.

A arte desta emissão é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país.

A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio). Com tiragem de 120 mil exemplares e valor unitário de R$ 3,55, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.



Ascom FCC, com informações do site dos Correios
Foto: Carolina Rios/FCC
Arte: Correios






https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/23126-bicentenario-de-anita-garibaldi-correios-lancam-selo-comemorativo
FRITZEN
FRITZEN

Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

odilo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI Empty Re: 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos