Selos do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NATAL 2021

+6
odilo
zod100
José Paulo Braida Lopes
Antonio C. Pulsy
H Roberto
FRITZEN
10 participantes

Ir para baixo

o que acha da emissão em homenagem ao NATAL 2021 ?

NATAL 2021 Vote_lcap0%NATAL 2021 Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
NATAL 2021 Vote_lcap29%NATAL 2021 Vote_rcap 29% 
[ 4 ]
NATAL 2021 Vote_lcap21%NATAL 2021 Vote_rcap 21% 
[ 3 ]
NATAL 2021 Vote_lcap43%NATAL 2021 Vote_rcap 43% 
[ 6 ]
NATAL 2021 Vote_lcap7%NATAL 2021 Vote_rcap 7% 
[ 1 ]
 
Total dos votos : 14
 

NATAL 2021 Empty NATAL 2021

Mensagem por FRITZEN Ter Out 12 2021, 17:46

NATAL 2021

Peças: 1 selo

Primeiro Dia de Circulação: 12 de outubro

Locais de Lançamento:

Aracaju – SE

Belém – PA

Belo Horizonte – MG

Boa Vista – RR

Brasília – DF

Campo Grande – MS

Cuiabá – MT

Curitiba – PR

Fortaleza – CE

Goiânia – GO

João Pessoa – PB

Macapá – AP

Maceió – AL

Manaus – AM

Natal – RN

Palmas – TO

Porto Alegre – RS

Porto Velho – RO

Recife – PE

Rio Branco – AC

Rio de Janeiro – RJ

Salvador – BA

São José – SC

São José do Rio Preto – SP

São Luís – MA

São Paulo – SP

Teresina – PI

Vitória – ES



NATAL 2021 Natal_35


O selo Natal 2021 celebra o amor, a gratidão e a esperança. O Natal está representado pela árvore e pela touca do Papai Noel, o Sino e a Estrela Guia representam a anunciação, o nascimento do menino Jesus, a esperança em novos tempos. O coração no centro do selo representa o amor. O amor que nos une em todos os Natais e que, mais do que nunca, se destaca neste momento atípico de nossas vidas. A linha contínua une todas as imagens e significa a união de todos na construção de um mundo melhor. As mãos das figuras pedem e agradecem. Pedem proteção a agradecem por estamos juntos novamente.




Informações Adicionais:

Data de emissão: 12/10/2020
Papel: Couchê Gomado
Folha: com 30 selos
Artista: Ariadne Decker e Meik
Tiragem: 10.000 estampas
Valor facial: 1º Porte da Carta
Processo de impressão: offset



NATAL 2021 Natal_36

FRITZEN
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Glauber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por FRITZEN Ter Out 12 2021, 17:51

Natal – Reencontros
Publicado em 12 de outubro de 2021 por Correios Filatelia



O selo de Natal 2021 chega no Dia das Crianças, uma data cheia de alegria, diversão, descontração e arte. Uma combinação perfeita de emoções e sentimentos para esta emissão que traz união e reencontros para celebrar um Natal de amor, gratidão e esperança.

E para demonstrar o reencontro, a dupla de artistas do selo é de Ariadne Decker e Meik, formada por mãe e filho que juntos simbolizam emoção através da arte. Ariadne é artista visual, ilustradora, formou-se em Artes. Nascida em Niterói – RJ ainda pequena foi para Novo Hamburgo – RS, cidade na qual cresceu, desenvolveu seu trabalho e pela qual adquiriu carinho e amor.

Com várias exposições no Brasil e no exterior, Ariadne faz parte do banco de artista dos Correios desde 2004 e com esta emissão tem 13 selos lançados além de cartões comemorativos e envelopes especiais. Envolvida com a cultura desde cedo, a artista ministra aulas de Desenho desde os 17 anos e na pandemia encontrou uma forma de extravasar, ensinar e mostrar sua arte em seu canal do Youtube.


NATAL 2021 Natal_37
A venda na loja virtual

O selo Natal 2021 traz uma arte abstrata para celebra o amor, a gratidão e a esperança. O Natal está representado pela árvore e pela touca do Papai Noel, o Sino e a Estrela Guia representam a anunciação, o nascimento do menino Jesus, a esperança em novos tempos. O coração no centro do selo representa o amor. O amor que nos une em todos os Natais e que, mais do que nunca, se destaca neste momento atípico de nossas vidas. A linha contínua une todas as imagens e significa a união de todos na construção de um mundo melhor. As mãos das figuras pedem e agradecem. Pedem proteção a agradecem por estamos juntos novamente.


NATAL 2021 Natal_38



A dupla concorreu com outros sete artistas, através de Carta Convite, para seleção desta emissão postal tradicional e apresentamos agora a entrevista realizada com Ariadne Decker.

Como está sendo expressar a sua emoção através da arte? Tem sido mais fácil?

A pandemia mudou muito a relação com o público e isso faz falta, mas meu processo pessoal sempre foi recluso. No atelier sempre se está só. O processo de criação é interno e isso só ficou mais evidenciado.

O ambiente, as situações que nos cercam, as trocas de ideias são fonte de inspiração para o trabalho. A pandemia entrou nos temas que eu estava desenvolvendo. Uma forma de extravasar foi trazer isso para os temas que eu estava desenvolvendo. A minha série mais recente, “As Multidões”, expõe esse momento. Os temas viraram resistência e saudades.

Como é a sua parceria com seu filho?

Meu filho mais velho, Rafael, ou Meik, como ele assina os trabalhos, é o parceiro mais genial que alguém pode ter. Ele tem o conhecimento e a experiência tecnológica que me falta. Ele trabalha com criação de sites e programação visual. No computador é muito mais rápido e as soluções gráficas que ele propõe são sempre ótimas. Muito bom discutir um tema com ele, as ideias fluem naturalmente e a cumplicidade que temos contribui para um bom resultado. Trabalhamos juntos em revistas de HQ com temas ecológicos, nos livros de colorir que produzo, em trabalhos de programação visual e nas propostas de filatelia.

Existem artistas que preferem trabalhar com livre demanda. Como é pra você ter que ser criativa em um trabalho pré-definido?

Eu gosto de encomenda, de que me apresentem uma ideia pra trabalhar. É um desafio. Criação tem uma infinidade de caminhos e você começa a registrar aquilo que mais chama atenção. Vai afinando o que está no papel até que a ideia já comunica o que precisa.

A execução é mais rápida, a parte de organização de ideias é a mais desafiadora. Você fica gestando por um tempo, trabalhando mentalmente até a ideia nascer.
Processo de criação é um processo mental de digerir o assunto e transformar em uma ideia.

Para os selos não basta traduzir a ideia em desenho ou imagem. É preciso fazer com que a linguagem faça parte da compreensão da emissão. É preciso saber o que se quer dizer naquela imagem tão pequena e a linguagem faz parte da ideia.

Pode contar um pouco da sua parceria com os Correios? Como você entrou para o banco de artista?

Em 1998, os Correios realizaram um concurso nacional para a formação de um banco de artistas e eu me classifiquei. O tema proposto no concurso foi os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O meu selo não foi publicado mas tenho muito orgulho de fazer parte deste grupo de criadores. O selo Natal 2021 é a minha 13ª emissão publicada pelos Correios. Também fizemos capas de cadernos, envelopes e um cartão temático. As propostas são sempre um desafio. Representar ideias tão complexas em um espaço tão pequeno, cuidar para que sejam compreensíveis e ao mesmo tempo plasticamente bonitas, é uma tarefa tão difícil quanto compensadora. Além disto, a força da imagem dos Correios empresta credibilidade ao nosso trabalho. É visível a admiração quando aparece em meu currículo as publicações dos selos. Sou grata aos Correios pela oportunidade de mostrar meu trabalho.

Como foi o processo criativo para arte desta emissão?

A criação deste selo de Natal foi bastante desafiadora e não poderia ser de outra forma considerando os tempos difíceis que estamos vivendo. A primeira ideia que tive foi falar de estarmos presentes, de sermos os presentes, precisava haver uma valorização da presença, mas sem o contato físico. Tinha que mostrar que estamos juntos de alguma forma e que o amor que nos uniu na pandemia é a esperança que projetamos para o futuro. Então surgiu a linha contínua unindo símbolos natalinos e pessoas. Os dois primeiros desenhos foram horríveis e quando já estava pensando em desistir, resolvi anotar o que tinha funcionado nos dois esboços. Assim surgiu o desenho do selo, sem retoques, sem emendas, como que por recompensa por não ter desistido. O coração no centro é o próprio significado do Natal e a fonte onde buscamos força para enfrentar esta pandemia. Também é a nossa esperança no futuro, a boa nova representada pela estrela guia.

Qual a importância do Natal na sua vida? Como é estar com sua arte representada em um selo de Natal?

Fiquei muito feliz com a escolha do selo. Meu marido é Papai Noel ( www.papainoel.art), trabalha na caravana de um refrigerante famoso, além de outros eventos. Durante a pandemia, os caminhões foram cobertos com painéis luminosos exibindo vídeos ao invés da presença, então sobrou tempo e ele pode ser Papai Noel oficial de duas cidades – Novo Hamburgo e Sapiranga/RS. Também emprestou sua imagem para o primeiro Papai Noel digital (AI).

A noite de Natal para nós é muito interessante pois passamos nas casas das pessoas entregando presentes e fazendo a felicidade das crianças. Naquele Natal de 2020, além de protocolos rígidos com relação à pandemia, como não haviam os abraços e os colinhos de sempre, resolvemos ensinar a canção Noite Feliz em libras nas casas por onde passamos. A novidade foi recebida com largos sorrisos. O Natal representa muito pra mim e a escolha da nossa arte para a emissão deste selo veio coroar este Natal de 2021.

IMAGEM SELO

Os selos estão à venda na loja virtual dos Correios e nas principais agências do Brasil.









https://blog.correios.com.br/filatelia/?p=44772


FRITZEN
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Glauber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por H Roberto Ter Out 12 2021, 19:39

Votado
H Roberto
H Roberto

Idade : 72
Localização : Santa Maria - RS - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por Antonio C. Pulsy Qua Out 13 2021, 05:22

Prezados,

votado.
Antonio C. Pulsy
Antonio C. Pulsy

Idade : 65
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por José Paulo Braida Lopes Qua Out 13 2021, 08:00

Votado: BOM

_________________
José Paulo
Coleciono selos do tema PONTES, VIADUTOS e AQUEDUTOS
José Paulo Braida Lopes
José Paulo Braida Lopes

Idade : 69
Localização : Juiz de Fora - Minas Gerais
Data de inscrição : 24/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por zod100 Qua Out 13 2021, 16:12

Bom, achei o desenho bastante interessante. Pena que não há previsão para o lançamento do selo em Penedo, na Casa de Papai Noel. A gerente antiga(já falecida) apoiava a filatelia e sempre trazia o lançamento regional para Penedo.

_________________
Coleciono: Alemanha, Itália, Croácia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Rússia Antiga, Tunísia, Nepal, Sri Lanka, Índia, Canadá, Chile, Equador, Brasil
Temas: Carimbos do Império do Brasil, Cogumelos, Trens, Borboletas, Rosas, Mercosul e Tema Europa(mint)
zod100
zod100

Idade : 54
Localização : Resende/RJ
Data de inscrição : 17/02/2008

https://selosdobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por odilo Qua Out 13 2021, 22:15

Votado.

_________________
Romeu Odilo
Caixa Postal, 6541
Agência Trindade
Florianópolis - SC
88036-972
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo
odilo

Idade : 79
Localização : Florianópolis - SC
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por Carlos Salgado Qui Out 14 2021, 15:16


Credo
Carlos Salgado
Carlos Salgado

Idade : 68
Localização : Oliveira MG
Data de inscrição : 05/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por H Roberto Qui Out 14 2021, 21:29

Já houve edições bem melhores
H Roberto
H Roberto

Idade : 72
Localização : Santa Maria - RS - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por FRITZEN Sex Out 15 2021, 06:21

NATAL 2021 Edital27
NATAL 2021 Edital26
FRITZEN
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por mp_rj Sab Out 16 2021, 19:39

Votado!
mp_rj
mp_rj

Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 26/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por walkar Seg Out 18 2021, 10:12

Olha, sou chato com design de selos... Mas esse aí, gostei muito! Sai do "normal", é inovador, é criativo (o conceito da linha única é ótimo), diferente do tradicional (que deve ter chateado alguns), com uma cara "limpa", sem excessos. Simplicidade às vezes funciona. Esse é simples e ao mesmo tempo complexo, com uma bela história de todos os elementos utilizados. Gosto não se discute, se lamenta... Rs.... Votei excelente!
walkar
walkar

Localização : Orlando, FL
Data de inscrição : 01/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por Flavio A P Rosa Seg Out 18 2021, 22:30

Diante de tudo que se vê nos selos brasileiros atuais parece até "bonitinho", mas é apenas regular......
Flavio A P Rosa
Flavio A P Rosa

Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL 2021 Empty Re: NATAL 2021

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos similares

 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos