INGLATERRA - 1ª GUERRA MUNDIAL: SEGUNDA BATALHA DE BAPAUME - 1918!!!

Ir em baixo

INGLATERRA - 1ª GUERRA MUNDIAL: SEGUNDA BATALHA DE BAPAUME - 1918!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Abr 01 2018, 19:02

Compartilho com os colegas, "Segunda Batalha de Bapaume - 21/08 a 03/09/1918".


                                                   2ª BATALHA DE BAPAUME,
                                                      21/08 A 03/09/ 1918.

Bapaume na França, situa-se no cruzamento entre Artois e as planícies de Flandres, de um lado, e o vale do Somme e a bacia hidrográfica do Sena, do outro. Bapaume era uma cidade chave, pois controla o acesso às planícies ao norte do Somme. Bapaume mudou de mãos quatro vezes na Primeira Guerra - 1º tomada pelos alemães, durante a invasão inicial em 1914; depois pelos britânicos em março de 1917; depois pelos alemães, durante a Ofensiva da Primavera de 1918; e, finalmente, retomada pelos britânicos no final de agosto de 1918.
Em 1916, Bapaume foi uma das cidades consideradas como alvos estratégicos pelos aliados no âmbito da Batalha do Somme. Bapaume foi ocupado pelos alemães em 26 de setembro de 1914 e, depois, pelos britânicos em 17 de março de 1917. A primeira batalha de Bapaume ocorreu de 24 a 25 de março de 1918 e os alemães tomaram a cidade novamente. Em 1918, a Segunda Batalha de Bapaume, de 21 de agosto a 3 de setembro, fez parte da segunda fase da Batalha de Amiens, a ofensiva britânica e da Comunidade das Nações que foi o ponto de virada da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, e o início do que mais tarde ficou conhecido como a "Ofensiva dos Cem Dias dos Aliados". A eficiência do apoio de veículos blindados/Tanques e a força da artilharia, enfraqueceram as posições alemães, antes consideradas inexpugnáveis, e ajudaram as forças aliadas a abrirem passagens através das linhas de trincheiras. Em 29 de agosto, a Divisão da Nova Zelândia, após intensos combates, ocupou Bapaume, tendo conseguido destruir junto com a 5ª Divisão de Infantaria britânica, o forte sistema de trincheiras Le Transloy-Loupart e superando muitos outros pontos fortes, ao redor de toda a cidade. Os alemães, antes de abandonar a cidade, montaram várias armadilhas explosivas e bombas-relógio foram deixadas para trás, inclusive uma na prefeitura com uma mina e um temporizador, que explodiu pouco antes da chegada dos australianos. Depois do armistício, começou o lento e perigoso trabalho de limpeza das minas e armadilhas. A cidade foi classificada como uma "zona vermelha" e um grande trabalho foi feito para a sua reconstrução. A cidade inglesa de Sheffield forneceu assistência para reconstrução. Resta desta época, um memorial de guerra e dois cemitérios militares que também têm sepulturas da Segunda Guerra Mundial.

                                              O CEMITÉRIO DA COMUNA DE BAPAUME.

> O Cemitério Australiano de Bapaume, abriga os restos mortais de 88 soldados de 1914 em um lugar chamado Pré Pot de Chart. Este cemitério foi criado em março de 1917 pela 3ª Estação de Limpeza de Acidentes da Austrália e usado até junho de 1917.  Em abril e maio de 1918, 23 túmulos de alemães foram acrescentados.
> A igreja de Bapaume foi destruída pelos bombardeios em 1916.

                                                             MEMORIAL DE GUERRA.

O Memorial de Bapaume é constituído por um muro de pedra, encimado por um frontão decorado com o emblema da cidade, e ladeado de ambos os lados por uma balaustrada. Sob o frontão e acima da lista de nomes dos soldados mortos em 1914-1918, dividida em três colunas, as palavras "Pro Patria", e logo abaixo, "Da cidade de Bapaume para seus filhos". Mais abaixo, na parte lateral, está uma mulher e uma criança, simbolizando claramente as viúvas e os órfãos. A mulher, com os cabelos parcialmente cobertos por um véu que cai para trás, até a metade da altura das pernas, levanta o braço direito e aponta um nome com uma palma em sua mão. Como um sinal de proteção, ela apoia a sua mão esquerda no ombro esquerdo da criança de calças curtas, cabeça erguida, com uma boina na mão direita e uma coroa de flores ao redor do antebraço esquerdo.


CARTÃO POSTAL E SELO AUSTRALIANO EM HOMENAGEM AOS SOLDADOS QUE PARTICIPARAM DA
1ª GUERRA MUNDIAL.


O BRASÃO DE ARMAS DE BAPAUME.


AVANÇO ALIADO EM GRANDE ESCALA EM DIREÇÃO A BAPAUME.


GRANDE CONCENTRAÇÃO DE MATERIAL E SOLDADOS A CAMINHO DE BAPAUME.


A DESTRUIÇÃO DA CIDADE FRANCESA BAPAUME.


CARTÃO POSTAL DESTRUIÇÃO BAPAUME.


DESTRUIÇÃO DE BAPAUME - 30/08/1918.


TANQUE ALIADO WHIPPET A CAMINHO DE BAPAUME - 08/1918.


TANQUE ALEMÃO A7V CAPTURADO - 09/1918.


TROPAS ALEMÃS ABANDONAM BAPAUME - 08/09/1918.


BANDA DA 5ª BRIGADA AUSTRALIANA PASSANDO PELA PRAÇA DE BAPAUME, TOCANDO A
"MARCHA DA VITÓRIA" - 09/1918.


AO FUNDO, TORRE DA IGREJA DE SÃO NICOLAU.


"A VIÚVA E A CRIANÇA", MONUMENTO AOS MORTOS 1914 - 1918.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 62
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum