Envelope MAL ENCAMINHADO

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Envelope MAL ENCAMINHADO

Mensagem por Eissler em Sex Mar 16, 2018 6:25 pm

Abro este tópico para que possamos apresentar itens mal encaminhados pelos Correios.

Um envelope MAL ENCAMINHADO percorre um caminho, diríamos, tortuoso, até chegar ao seu destino - podendo, ou não, ocasionar atrasos na entrega.

Atualmente, parece, que atrasos na entrega da correspondência são tão frequentes que viraram regra. Entretanto, atrasos também podem ser causados por alguma eventualidade, um desvio de rota, por exemplo.

Acredito que será muito interessante ver in loco algum envelope MAL ENCAMINHADO.

O envelope a seguir apresenta o carimbo ME 212 (ME de Mal Encaminhado, mas desconheço o porquê do 212), circulado do RJ à SC na última semana de novembro (o que explica o selo Hanseníase). Marca de triagem e Franquia Mecânica de máquina Francotyp com propaganda da Mabar Internacional S.A.

Eissler

Re: Envelope MAL ENCAMINHADO

Mensagem por Gnobre em Sex Mar 16, 2018 6:30 pm

Eissler, esse envelope é incrível. Quanta "coisa" junto. E esse número "ME 212". Nossa, muito para se aprender ....
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Sex Mar 16, 2018 6:33 pm

Abaixo uma contribuição ao tópico. Envelope franquiado com um autômato e também com o misterioso carimbo ME numerado.

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Seg Mar 19, 2018 2:01 pm

Carta enviada desde a Suíça para o Brasil, mas MAL ENCAMINADO A EL SALVADOR, C.A.

Porém, creio que o correio de El Salvador tenha enviado ao Brasil, pois há o endereço do remetente, ficando difícil realizar essa tarefa.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Glauber em Seg Mar 19, 2018 2:04 pm

Fabio Monteiro escreveu:Bom dia Glauber,

imagino que haja mais exemplos de cartas a Salvador/BA que foram parar em El Salvador/Am. Central. Os correios de lá, portanto,devem estar acostumados com esse tipo de engano, e poderiam encaminhar adiante. Note que falta a indicacäo Brasil no endereco, mas temos Bahia bem claro.

Só que a carta veio da Austria, näo da Suica. Abs do fabio

Gnobre escreveu:

imagino que haja mais exemplos de cartas a Salvador/BA que foram parar em El Salvador/Am. Central. Os correios de lá, portanto,devem estar acostumados com esse tipo de engano, e poderiam encaminhar adiante. Note que falta a indicacäo Brasil no endereco, mas temos Bahia bem claro.

Se esse "engano" já aconteceu até com "gente", imagine com encomendas então rsrsrsrs
Na última Copa do Mundo aqui no Brasil, teve um casal de Austrália despachado para o Salvador errado kkk.

"Agência confunde destino, e casal vai para El Salvador em vez de Salvador
Empresa manda casal de australianos para país da América Central, e não para capital da Bahia, e eles perdem a partida entre Holanda e Espanha pela Copa do Mundo

Ingressos na mão, passagem comprada e destino definido: Copa do Mundo de 2014. Mas por um "pequeno" erro o casal Orin e Melissa van Lingen acabou parando a 6332km do local desejado. A vontade era ir para Salvador, na Bahia, ver Holanda x Espanha pelo Mundial, mas o desembarque acabou sendo em El Salvador, país da América Central, que fica bem longe do Brasil.
A história é contada pelo jornal australiano Sunday Territorian. Em entrevista, Melissa deu a explicação para o caso inusitado. Segundo ela, a culpa foi da agência de viagens, que confundiu os destinos. E o casal acabou não percebendo.
- Achamos que haveria uma conexão, mas quando chegamos ao aeroporto vimos que não tinha mais nenhum voo. Ficamos totalmente desolados, mas esperamos sair daqui em breve em outro voo. A pior parte foi ver a cara do meu marido. Foi de cortar o coração.
A empresa responsável afirmou que os torcedores irão para o Brasil em outro voo e ganharão uma hospedagem alternativa no país. Depois de Alemanha x Portugal nesta segunda-feira, Salvador vai receber ainda Suíça x França, Bósnia x Irã, uma partida das oitavas e outra das quartas de final do Mundial. Ou seja, ainda há tempo para eles aproveitarem a Copa na Bahia."
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/agencia-confunde-destino-e-casal-vai-para-el-salvador-ao-inves-de-salvador.html

H Roberto escreveu:Talvez não seja o tópico apropriado...na temporada passada um esqueceu a esposa  Laughing

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/turista-argentino-e-esquecido-por-amigos-na-br-290-em-alegrete.ghtml

Glauber

Mensagem por Glauber em Seg Mar 19, 2018 2:05 pm

Realmente, Fábio! Dois grandes enganos. Primeiro o extravio da carta por parte da administração postal da Áustria, que a enviou para El Salvador. Segundo o meu, pois confundi Suíça com Áustria (não observei os selos).

Mas sabe por que eu estava praticamente crente que a carta foi oriunda da Suíça? Eu tenho várias outras comigo, doadas por uma suíça que mora em SSA-BA, e essas cartas merecem um estudo (tenho vergonha por não ter feito ainda). Todas as cartas estão endereçadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, solicitando informações acerca da situação de dois padres, residentes no interior da BA, que gostavam/gostam de 'trabalhar' com movimentos sociais, em especial sobre a reforma agrária, e que, aparentemente, estavam sendo ameaçados de morte.

Vou fazer um melhor estudo sobre as cartas e seus conteúdos e depois mostrar a todos para debatermos.

Abraços,

Glauber

Mensagem por Glauber em Seg Mar 19, 2018 2:05 pm

Gnobre escreveu:
Glauber escreveu:
Vou fazer um melhor estudo sobre as cartas e seus conteúdos e depois mostrar a todos para debatermos.
Abraços,
cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Glauber

Mensagem por Gnobre em Seg Mar 19, 2018 5:37 pm

Caros, mais um envelope com o misterioso "ME" numerado:

Entretanto percebe-se um padrão. Todos os 3 envelopes com esse carimbo ME são do Rio de Janeiro e entre os anos de 1992 e 1993. Assim parece ser algo local e daquele período.

O que acham?
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Abr 12, 2018 4:16 pm

O envelope a seguir não apresenta uma marca/carimbo ME, de mal encaminhado, mas pode-se verificar que saiu das Minas Gerais e foi dar um passeio nas terras do tio Sam antes de chegar à cidade dos príncipes. O que a enquadra na situação de Mal Encaminhado.

O envelope saiu de Sete Lagoas MG em 28-10-1959 com destino à Joinville SC, aqui no Brasil, mas na triagem seguiu para os EUA ! Lá recebeu uma indicação manuscrita de “not for Jownville, SC” e carimbos de recepção de Greenville SC aos 02-11-1959, retornando à Sete Lagoas em 20-11-1959.

Não tem indicação de chegada em Joinville, mas sei que chegou, pois eu adquiri este envelope pessoalmente do Sr. Kohls, o destinatário desse envelope.

Eissler

Mensagem por odilo em Qui Abr 12, 2018 9:58 pm

Nossa, quanta trapalhada .....
Estou me divertindo com elas.
Valeu amigos.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por rafaelkonzen em Qui Abr 12, 2018 10:35 pm

Eissler, há sim indicação de mal encaminhado, mas em inglês, e escrito a mão (missent).
Mas que patetice da triagem aqui no Brasil, hein?
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Gnobre em Sex Abr 13, 2018 4:10 am

Eissler escreveu:O envelope a seguir não apresenta uma marca/carimbo ME, de mal encaminhado, mas pode-se verificar que saiu das Minas Gerais e foi dar um passeio nas terras do tio Sam antes de chegar à cidade dos príncipes. O que a enquadra na situação de Mal Encaminhado.

O envelope saiu de Sete Lagoas MG em 28-10-1959 com destino à Joinville SC, aqui no Brasil, mas na triagem seguiu para os EUA ! Lá recebeu uma indicação manuscrita de “not for Jownville, SC” e carimbos de recepção de Greenville SC aos 02-11-1959, retornando à Sete Lagoas em 20-11-1959.

Não tem indicação de chegada em Joinville, mas sei que chegou, pois eu adquiri este envelope pessoalmente do Sr. Kohls, o destinatário desse envelope.

Eissler, isso é que é exemplo de correspondência mal encaminhada ....
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Sex Abr 13, 2018 4:21 am

Apresento um envelope com um belíssimo carimbo ME. O mesmo saiu de Goiânia-GoiaZ em 21/dez/1944 rumo a Jaraguá do Sul-SC, mas resolveu dar uma passadinha em Porto Alegre antes.

Gnobre

Mensagem por radiostampsman em Dom Abr 15, 2018 8:25 am

Prezados:

Aqui está um exemplo de CARTA MAL ENDEREÇADA: Destino - Buenos Aires, Brazil.

http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=15

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 01, 2018 3:59 am

Curioso envelope com carimbo ME. Circulado em 2013, de Hong Kong para Belo Horizonte. Tudo parece indicar que houve uma confusão entre o número do CEP, com o número do TELEFONE (ambos se iniciam com 31), devido ao modo como o destinatário foi escrito. Entretanto, caso tenha sido isso mesmo, o carimbo mais apropriado seria o MD, e não o ME.

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Ter Maio 01, 2018 7:18 pm

MD ?
Eissler

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 01, 2018 8:21 pm

Eissler escreveu:MD ?

Sim, MD é o carimbo mais apropriado para envelopes endereçados incorretamente e que são corrigidos pelos Correios. Veja:

Nesses casos os Correios vão corrigir o erro e então proceder com o devido envio do envelope. Se não for possível corrigir o erro, o carimbo aplicado será o de devolução "ao remetente", mas sendo possível, o carimbo correto é o "MD".
Gnobre

Mensagem por Eissler em Ter Maio 01, 2018 8:25 pm

Muito interessante, não conhecia essa marca postal; mas ME = Mal Encaminhado e MD = ?
Eissler

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 01, 2018 8:33 pm

Outro exemplo:
envelope circulado em 2013/2014 dos Estados Unidos para Belo Horizonte (vários carimbos interessantes).

Aqui o problema não foi um erro, mas a caligrafia dos números usados para o CEP.
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 01, 2018 8:38 pm

Eissler escreveu:Muito interessante, não conhecia essa marca postal; mas ME = Mal Encaminhado e MD = ?

Eissler, estou procurando mas ainda não achei a fonte correta para dar uma explicação mais assertiva.

Entretanto, se não estou enganado, acredito que MD vem do francês: "mal adressé ou décrit"

Quando achar postarei aqui. Abraço,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 01, 2018 8:50 pm

Aproveitando o ensejo, envelope acima foi enviado na época mais crítica (final do ano), e mesmo assim não levou nem 20 dias para ser entregue.

Como os Correios afundaram nos últimos anos ....

ps.: eu tenho itens registrados adquiridos em novembro que ainda não chegaram!
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 08, 2018 5:06 pm

Encontrei essa imagem na internet (não tenho esse envelope ME):

ele possui aquele carimbo ME vermelho numerado. Também é do Rio de Janeiro circulado em 1987.
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Maio 08, 2018 8:07 pm

Encontrei nesse Glossário, as seguintes definições:

Gnobre

Mensagem por radiostampsman em Dom Maio 13, 2018 2:29 pm

Prezados:

Esta carta é interessante.

Recebeu um carimbo (no lado esquerdo) retangular em vermelho escuro, do agente postal, dizendo que o CEP indicado está errado e que o remetente deve ser informado. Por esse motivo, a entrega da missiva foi retardada.

Também recebeu um carimbo retangular em preto com os dizeres M.E., na parte superior esquerda.

FF.

radiostampsman

Mensagem por Gnobre em Qui Maio 24, 2018 8:18 pm

radiostampsman escreveu:Prezados:

Esta carta é interessante.
...

Concordo. Um carimbo ME com uma explicação fica bem mais interessante. Mas para mim o mais apropriado seria o carimbo MD.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: