Quiz de Domingo CXXVII – Visitas ilustres: Eleonora Duse

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXXVII – Visitas ilustres: Eleonora Duse

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 11 2018, 03:58

Pra quem achou o QdD anterior meio difícil, o de hoje deve ser bem mais fácil. Primeiro, porque ele dá seqüência à galeria de femmes fatales que visitaram o Brasil. Depois, porque a dama carismática que hoje vamos descobrir era, ao mesmo tempo, uma seguidora e uma rival de Sarah Bernhardt.

Então vamos lá. Nascida numa família artística, subiu ao palco pela primeira vez aos quatro anos. Sua vida privada e profissional seguiu o mesmo caminho da de Sarah Bernhardt (a quem assistiu em cena): turnês, escândalos amorosos e estrondoso sucesso. Mas sua maneira de atuar era exatamente o contrário da rival: ela desenvolveu um estilo próprio de trabalho, que se tornaria sua marca.

Veio duas vezes ao Brasil, sempre a trabalho. Aos 50 anos, no auge da sua fama, resolveu pôr fim à sua carreira profissional. Porém dificuldades financeiras trouxeram-na de volta ao palco, doze anos mais tarde. Foi recebida com flores e standing ovations por seu público. Mas sua saúde não aguentou a retomada artistica: uma pneumonia levou-a aos 65 anos, dum quarto de hotel, durante uma turnê no exterior.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Seg Mar 12 2018, 06:26, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo CXXVII – Visitas ilustres: Eleonora Duse

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 12 2018, 06:23

Parabéns aos quatro acertadores que descobriram a atriz e diva italiana Eleonora Duse (1858-1924) e postaram os seguintes objetos:

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(5:21) luzazul: números 1 a 3
(6:44) FRITZEN: números 4 a 6
(7:20) Antonio C. Pulsy: números 7 e 8
(7:55) lima34: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!

Jovem ou não, sempre expressiva

A simples leitura dos dados biográficos de ED já dá uma ideia da vida atribulada que teve. Perdeu um filho aos 21 anos, quase morreu ao nascimento da filha Enrichetta, aos 24, seu casamento afundou e teve diversos affairs; entre outros, com Arrigo Boito e Gabriele D’Annunzio. Sua maneira de atuar, ao contrário de Sarah Bernhardt, era mais econômica e concentrada, o que influenciou de imediato a geração seguinte de atores.

A primeira turnê de ED ao Brasil foi ainda no império, segundo conta o Jornal do Commercio de 23 de junho de 1885:

Na ocasião foi apresentada a peça Theodora de Victorien Sardou no “Theatro S. Pedro de Alcântara”. Já a segunda viagem foi somente em 1907. Aqui o anúncio do Jornal do Brasil/RJ:

Para a apresentação no Theatro Lyrico, a Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico chegou mesmo a oferecer Bonds de luxo para transportar o público da diva. Outros tempos, aqueles...

ED nasceu na Lombardia, mas como não encontrei nenhum branco de lá na minha adega  Embarassed , tive que me virar com a diva do Piemonte, um de meus brancos italianos favoritos: um Roero da uva Arneis, de 2013:

Fotos: Frau Monteiro

Os amigos espanhóis e portugueses costumam abrir tintos pra acompanhar bacalhau, quem já bebeu p.ex. um Rioja ou Douro sabe que essa combinação funciona muito bem. Mas o meu Gadus morrhua era fresco, não seco ou salgado! E ainda estava num berço de folhas de Mangold, uma espécie de acelga daqui, acompanhado por um molho de raiz forte e endro, além de arroz basmati. Um pecado de tão bom!

O produtor colocou um adágio em piemontèis no rótulo: Ogni uss a l’ha so tanbuss. Traduzido literalmente: toda porta tem seu batedor (daí o batedor de porta no rótulo, com argola e tudo). O que dá margem a diversas interpretações: toda família tem suas peculiaridades, cada casa tem seu segredo. Ou ainda (cá entre nós), todo mundo tem culpa no cartório. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

ED no Brasil:
http://www.brasilcult.pro.br/teatro/painel08.htm

O único filme com ED: Cenere (Cinzas), de 1916, sobre um livro de Grazia Deledda (1871-1936) :
https://www.youtube.com/watch?v=op1X6P7e1BE

A viagem de ED pelo mundo, uma exposição de 2011 (em italiano).
https://www.youtube.com/watch?v=YmCwpMqtfgY
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Mar 14 2018, 19:50

E com o final 2 do primeiro prêmio da loteria federal de hoje...

https://loteriadacaixa.net.br/resultado-da-loteria-federal

... vai o brinde da semana pra luzazul, parabéns! Sai daqui na sexta-feira.
Fabio Monteiro

Mensagem por luzazul em Qui Mar 22 2018, 14:51

Olá Fabio

Hoje recebi sua carta. Muito obrigada pelos selos e pela postagem (um selo alemão que eu estava procurando para minha coleção).

Um abraço.
luzazul

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: