Ajuda: Taxa Devida - Diferenciar Filigrana "O" - Formato Menor

Ir em baixo

Ajuda: Taxa Devida - Diferenciar Filigrana "O" - Formato Menor

Mensagem por walkar em Seg Mar 05 2018, 22:47

Caríssimos, tenho vários selos de Taxa Devida e estou classificando-os. Estou com dificuldade para diferenciar os X-76/X-77 dos X-90/X-91. O RHM diz que os X-90/X-91 tem a filigrana "O" de formato menor. O Scott até diz que tem a Filigrana "O" de 6mm (Wmk 268) ou de 8mm (Wmk 256). Claro que quando meço as letras na filigrana, dá 7mm... Sad Neste caso, 7mm é qual das duas? Alguma outra dica para diferenciar estas filigranas/selos?

Grato, Walter

P.S. Usei como consulta o RHM de 2016 (pág 244).
walkar

Re: Ajuda: Taxa Devida - Diferenciar Filigrana "O" - Formato Menor

Mensagem por walkar em Sex Mar 09 2018, 09:25

Puxa, será que não tem nenhuma boa alma que possa ajudar com essa pergunta? Ou será que é tão difícil mesmo? Rs... Se alguém tiver idéias, agradeço.

Abraços, Walter
walkar

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Mar 09 2018, 09:44

Oi Walter,

esse problema me interessa tb, mas näo tenho selos taxa em número suficiente com a filigrana O para fazer uma comparacäo representativa. Sei que existem pelo menos três tipos diferentes desse filigrana. Os dois primeiros estäo na série Vovó entre 1939 e 1940 (aqui já é bastante complicado diferenciá-los, pois säo muito parecidos); o terceiro (com letras bem menores, que parecem mais espacadas) na Netinha, a partir de 1942. Entäo a filigrana menor O nas taxas, que surgiu só em 1948/9 (segundo meu velho RHM de 1985), seria antes do tamanho das Netinhas, como imagino.

O remédio é colocar tudo na benzina e escolher selos-modelo onde a diferenca é clara, para servir de referência.
Fabio Monteiro

Mensagem por walkar em Sex Mar 09 2018, 10:19

Oi Fabio, é complicado, né?... Pois não tenho muitos selos de Taxa para fazer a comparação. Sei que nas minhas andanças já achei a O com 6, 7 e 8mm de altura. Essa de 7mm é que está complicando a vida...
walkar

Mensagem por RomeuNatale em Seg Mar 12 2018, 18:54

Walter, a filigrana "O" realmente é bem complicada. Ela se apresenta em variações entre 6mm e 7mm. Deveria haver uma classificação para essa diferença, mas infelizmente não há.

Nos meus estudos sobre filigranas, encontrei muitas variações que não são catalogadas. E trema! Inclusive no tipo das letras. Por isso a importância do nosso Fórum, onde podemos nos ajudar, mostrando tudo o que descobrimos e que nunca foi mostrado em outro lugar. Assim que os estudos das filigranas estiverem prontos, eu posto no Fórum. Já temos um tópico sobre o assunto que talvez possa ajudar.
RomeuNatale

Mensagem por walkar em Seg Mar 12 2018, 22:05

Romeu, obrigado pelos comentários. De fato já reparei essas variações do tamanho das letras entre 6-7mm, e do tipo de letras. Pelo menos não estou ficando louco! Se tiver alguma forma de lhe ajudar no estudo das filigranas, estou à disposição! Estou curioso de ver seu estudo!!
walkar

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: