Envelopes com MARCA DE TRIAGEM

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Envelopes com MARCA DE TRIAGEM

Mensagem por Eissler em Qua Fev 28 2018, 09:06

Abro o tópico Envelopes com MARCA DE TRIAGEM com o intuito de discutir sobre essas marcas que aparecem em envelopes (ou outros itens), principalmente do Brasil.

A motivação para a criação deste tópico surgiu após a postagem de um envelope em “Franquias Mecânicas Brasileiras” (p.2) com uma marca de triagem (letras BJ, em vermelho) feita pela máquina Transorma. O envelope é o seguinte:

A respeito dessa marca, RobertoPinto apresentou um link elucidativo a respeito da máquina:

https://postalmuseum.si.edu/collections/object-spotlight/transorma.html

Havia outro envelope postado naquele tópico (de franquias mecânicas brasileiras) com marcas de triagem – com as letras AZ em vermelho:

Assim sendo, a seguir, reproduzo outro post, citando Fritzen (boletim SETE (Selo & Arte), ano VI, número XXXII, 1999, da Associação Filatélica de Santa Catarina):

A TRANSORMA - Transportation and sorting by merchand and andriessem, foi uma máquina que utilizava um sistema mecânico, inventada na Holanda em 1927. Tivera sua instalação naquele mesmo ano, na Agência Postal de Rotterdamm. As cartas que passaram por esse sistema, são marcadas pelo operador com duas letras, maiúsculas, as quais são encaminhadas por uma espécie de esteira rolante, até os receptáculos que indicam o destino.
No Brasil foram usadas em 1940, em caráter experimental, no Rio de Janeiro, e posteriormente em São Paulo.

Então, se alguém tiver envelopes com marcas de triagem (máquina Transorma ou outra) e quiser debater o assunto, é só escrever neste tópico.
Eissler

Re: Envelopes com MARCA DE TRIAGEM

Mensagem por Gnobre em Qua Fev 28 2018, 10:02

Eissler, parabéns pelo interessante tópico.

Contribuo com esse envelope:

(sim, algum %$@#$ cortou o destinatário)

Cujo detalhe apresenta:

Agradeço a quem pude contribuir com mais informações sobre essas marcas.
Abraços,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qua Fev 28 2018, 10:08

Parece ser o CEP 01131?

E o "6" ?
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Mar 01 2018, 08:33

O número 6 é o número da mesa pela qual passou o envelope. Havia 20 mesas e apenas 10 números! Isso quer dizer que havia duas mesas com o número 6 (e, para diferenciá-los, o número aprecia "mais para cima" em uma e "mais para baixo" em outra, ou seja em posições diferentes).
Eissler

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 01 2018, 08:38

Eissler escreveu:O número 6 é o número da mesa pela qual passou o envelope. Havia 20 mesas e apenas 10 números! Isso quer dizer que havia duas mesas com o número 6 (e, para diferenciá-los, o número aprecia "mais para cima" em uma e "mais para baixo" em outra, ou seja em posições diferentes).
Grato pela informação Eissler.
E quanto ao CEP. É isso mesmo?
Se sim, você, ou algum colega, teria o código completo - todos os números. Existe algum dígito verificador ou de controle?
Abraços,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Mar 01 2018, 09:26

A tabela, a seguir, se encontra no artigo "Automatização Progressiva nos Correios Brasileiros" escrito por Wolfdietrich Wickert e publicado no boletim Brasil Filatélico nº196 (abr/jun 1981). Infelizmente, eu não tenho o artigo completo, pois foi publicado em várias partes (pelo menos 3).

Na introdução do artigo citado, o autor cita outros dois artigos sobre o tema. Ambos sobre a máquina TRANSORMA e escritos por Áureo G. Santos, um deles na revista COFI n.14 e outro no Brasil Filatélico n.164.
Eissler

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 01 2018, 17:15

Caro Eissler,

muito obrigado pelas informações. Agora vou correr atrás dessas fontes. Pode demorar um pouco (os Boletins não são de fácil acesso para mim, estou longe de tudo), mas uma hora consigo.

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 01 2018, 17:19

Dando continuidade, apresento esse outro tipo/padrão de marca de triagem, em envelope circulado em 1987:

Esse agora já não consigo nem arriscar entender o CEP indicado nas marcas de triagem ...

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Sab Mar 03 2018, 22:47

Esta marca de triagem também tem sua “chave do código” própria. Tem para a mesa (que são 15) e para os números (de 0 a 9).
Eissler

Mensagem por Eissler em Sab Mar 03 2018, 23:37

A marca de triagem que está no envelope a seguir apresenta uma particularidade: ao escrever 417 como sendo o “cep” da cidade de Geldern, o remetente provavelmente esqueceu um número!

Reparem que a máquina imprimiu, além do número da mesa, quatro números para o “cep”: 4170.

Eissler

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 04 2018, 03:37

Bom dia, Eissler,

o remetente näo esqueceu o último algarismo do PLZ (Postleitzahl, o CEP dos alemäes). Naqueles tempos onde os objetos postais näo passavam ainda por triagem por scanners, era comum omitirem-se os zeros tb à direita, presentes nas cidades maiores. Mais importante do que o zero era o número depois da cidade. No caso acima, o número 1 representaria a zona urbana (central) da cidade de Geldern.

Com a unificacäo alemä foi necessário mudar esse sistema numérico, de quatro pra cinco algarismos. Com isso, e com a utilizacäo dos scanners, tornou-se indispensável indicar todos os algarismos do PLZ. Em compensacäo, os números à direita da cidade desapareceram.

Lembro do chororô do pessoal que morava, p.ex. no centro de Munique. Eles, que por vezes escreviam o endereco abreviado até "8 M 1" (em vez de 8000 München 1), tiveram que decorar um número como 80331. Vida dura, né?

Wolfdietrich Wickert é nosso colega aqui na ArGe-Brasil. Vou ver se ele publicou algo sobre isso em alemäo tb. Se encontrar, posto aqui.
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 04 2018, 09:48

Atualizando: o pintor, filatelista e membro da ArGe-Brasilien Wolfdietrich Wickert faleceu em 16/7/1987 em Porto Alegre. Foi um trabalhador incansável em prol da filatelia brasileira, mesmo após sua morte surgiram artigos por ele assinados. Sua paixäo eram os inteiros postais e postagem automática.

O artigo de Áureo Santos (Transorma e Transormistas) publicado no Correio Filatélico no. 14 (abril de 1978) foi traduzido pro alemäo e publicado no boletim F.5 (agosto de 1979) da ArGe Brasilien.
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 04 2018, 12:01

Aproveitando a calma do domingo, vasculhei minha biblioteca e encontrei o Correio Filatélico no. 14, de abril de 1978. O artigo de Áureo Santos sobre a Transorma vai de pp 9-16:

Junto ao artigo havia uma folha colada, proveniente de publicacäo posterior, como um adendo:

Mas o Brasil Filatélico no. 164 vou ficar devendo...
Fabio Monteiro

Mensagem por Gnobre em Seg Mar 05 2018, 12:44

Fabio Monteiro escreveu:Aproveitando a calma do domingo, vasculhei minha biblioteca e encontrei o Correio Filatélico no. 14, de abril de 1978. O artigo de Áureo Santos sobre a Transorma vai de pp 9-16:
Mas o Brasil Filatélico no. 164 vou ficar devendo...

Muito, mas muito interessante. Obrigado por disponibilizar. Como a filatelia brasileira é rica em detalhes ....
Gnobre

Mensagem por Gabriel em Ter Mar 06 2018, 14:39

Amigos, recebi este envelope hoje, reparem nas marcas no rodapé direito... Curioso não?

vou postar uma imagem ampliada. Reparem que além das marcas pretas, também há marcas laranja florescente, bem clarinho. Seriam exemplos de marcas de triagem? Obrigado!

Gabriel

Mensagem por Gnobre em Ter Mar 06 2018, 22:46

Gabriel escreveu:
Amigos, recebi este envelope hoje, reparem nas marcas no rodapé direito... Curioso não?
vou postar uma imagem ampliada. Reparem que além das marcas pretas, também há marcas laranja florescente, bem clarinho. Seriam exemplos de marcas de triagem? Obrigado!

Caro Gabriel,
acredito que essas marcas pretas são de triagem sim, mas o que eu não estou entendendo é que parece que a palavra "BRAZIL" está acima das marcas fosforescentes, e não por baixo, o que me parece estranho.
Olhando pessoalmente para o envelope você concorda ou não com isso?
Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Qua Mar 07 2018, 01:43

Gabriel escreveu:

Talvez sejam marcas de triagem feitas nos EUA (com uma cor) e no Brasil (com outra cor).

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Qua Mar 07 2018, 06:55

Glauber escreveu:
Gabriel escreveu:

Talvez sejam marcas de triagem feitas nos EUA (com uma cor) e no Brasil (com outra cor).
Abraço,
Oi Glauber.
Sim, parece mesmo ser isso, grato.
Entretanto vendo a imagem fiquei com uma dúvida. Por isso perguntei para o Gabriel se o "Brazil" está acima ou abaixo da marca de triagem. Se estiver por baixo, essa hipótese segue forte, mas se estiver acima está hipótese furou ... Vamos aguardar o retorno do Gabriel. Enquanto isso vou dar uma olhadinha aqui comigo pois sei que tenho alguns envelopes desse jeito vindos dos EUA e talvez com eles possamos entender melhor, "só" tenho que acha-los antes rsrsrs
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Gabriel em Qua Mar 07 2018, 09:45

Gnobre escreveu:
Gabriel escreveu:

Caro Gabriel,
acredito que essas marcas pretas são de triagem sim, mas o que eu não estou entendendo é que parece que a palavra "BRAZIL" está acima das marcas fosforescentes, e não por baixo, o que me parece estranho.
Olhando pessoalmente para o envelope você concorda ou não com isso?
Um abraço,

Então meu amigo Gnobre, o "Brazil" está justamente acima da possível "marca de triagem" laranja florescente. É o curioso...

Além disso, pela foto não está nítido mas acho que dá pra ver e pessoalmente ainda é mais evidente que ao lado, assim como na marca de triagem preta, existe uma sequência numérica - também em laranja.

Estou aqui maquinando o que poderia ser isso... mas não faço ideia do que possa ser. Pensei uma possibilidade: uma triagem de envelope realizada pelo próprio comerciante antes de emitir a carta, talvez para controle pessoal, já que o envelope é personalizado, mas cá entre nós, não faz o menor sentido! Então permanece a incógnita...
Gabriel

Mensagem por Gnobre em Qua Mar 07 2018, 11:09

Caro Gabriel,
grato pelo retorno.
Entretanto, não está batendo esse "Brazil" acima da marca de triagem. Mas ocorre que as vezes essa triagem parece "sumir" em cima de outra marca.
Assim peço a gentileza de verificar com muito cuidado. Você teria uma lâmpada UV. Talvez essa confirmação exija uma trabalho "forense" mais refinado rsrsrs
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Gabriel em Qua Mar 07 2018, 11:13

Não tenho a lâmpada amigo... mas conheço alguém que provavelmente tenha. Neste caso, assim que conseguir um retorno posto aqui, mas é muito curioso viu! Pode ter acontecido isso mesmo... a marca ter se apagado... obrigado pelo aprendizado
Gabriel

Mensagem por Gnobre em Qua Mar 07 2018, 11:15

Achei essas marcas aqui em envelopes vindos dos EUA:

A última também tem a marca de triagem extra (está um pouco difícil de ver), provavelmente brasileira.

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 15 2018, 07:00

Envelope circulado para a Alemanha em 2005 com marcas de triagem:

Em detalhe:

Essas marcas são nossas ou deles?
Abraços,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Mar 15 2018, 10:53

Gnobre escreveu:Envelope circulado para a Alemanha em 2005 com marcas de triagem:

Em detalhe:

Essas marcas são nossas ou deles?
Abraços,

Eu acredito que essa marca de triagem foi feita aqui no Brasil, assim como esta, a seguir:

Eissler

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 15 2018, 14:04

Caro Eissler, pode ser que sim, seja do Brasil.

Em relação à que postou, agora, que li sobre o assunto, acho essas marcas transormas muito interessantes. Elas indicam a chave da responsável pela seleção.

Abraço,
Gnobre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: