Como preservar álbuns e classificadores?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Como preservar álbuns e classificadores?

Mensagem por Arthur Nascimento em Seg 19 Mar 2018, 09:09

Odilo
O SECAR só e bom para emergências mas quando o de cálcio se hidrata ele desprende um pouco de calor- ( Calor de hidratação)e a secagem precisa ser MUITO rápida!
O maior problema é que o SECAR não é recuperável.

A sílica gel além de recuperável tem indicador colorido o que nos dá noção melhor.

também concordo que selos saídos de ambiente úmido DEVEM ser expostos a baixa umidade FORA de seus protetores sob perna de ativação da goma (novos) . Aí o estrago é sério!
Arthur Nascimento

Mensagem por odilo em Seg 19 Mar 2018, 21:46

Olá amigos e amigas,
Amanha será o início do outono para nós aqui no hemisfério sul. Durante os próximos três meses vamos ter entradas de frentes frias e assim, com sorte, teremos vento sul com umidade relativa abaixo de 60% e temperaturas em torno de 20ºC.
Assim vamos ficar de olho nas condições do tempo, pois teremos a oportunidade de "ventilar" nossos selos.
Quem for fazer isto, seria interessante compartilhar aqui como fez e como os selos se comportaram, quem sabe até com fotos.
Abraço

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gabriel em Ter 20 Mar 2018, 08:20

jcirne escreveu:
O mesmo se aplica ao papel de impressora por exemplo.
Fazer as nossas folhas na impressora para colocar os selos requer um cuidado com a escolha do papel que se usa.
Deve ser um papel sem químicos branqueadores, com PH neutro, enfim algo que supostamente as marcas da especialidade usam.

Amigo, mesmo que os selos estejam dentro de protetores ainda é preciso observar essas propriedades?
Gabriel

Mensagem por odilo em Ter 20 Mar 2018, 22:49

Olá Gabriel,
Não sei o que o Jorge vai responder .....

Mas pela minha experiência que é muito parecida com a do Jorge, posso adiantar que o problema é que as folhas do álbum vão pegar fungos e começar a enferrujar (aparecem manchas amarelas). Logo isto vai passar também para os selos. Claro que num ambiente com temperatura entre 18ºC e 22ºC e UR entre 48% e 52% vai levar muito mais tempo para isto acontecer.
Mas a medida que se aumenta a temperatura e a umidade a degradação do papel aumenta. Com temperaturas acima de 25ºC e UR acima de 75% , depois de quatro anos poderemos nos deparar com grandes perdas.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por jcirne em Qua 21 Mar 2018, 08:17

Gabriel escreveu:
jcirne escreveu:
O mesmo se aplica ao papel de impressora por exemplo.
Fazer as nossas folhas na impressora para colocar os selos requer um cuidado com a escolha do papel que se usa.
Deve ser um papel sem químicos branqueadores, com PH neutro, enfim algo que supostamente as marcas da especialidade usam.

Amigo, mesmo que os selos estejam dentro de protetores ainda é preciso observar essas propriedades?

Sim!
Os protetores evitam que a degradação seja mais rápida, mas normalmente cortamos esses protetores rente ao selo e os mesmos são abertos em 3 lados... logo, os químicos ofensivos e/ou a acidez da folha acabam por chegar ao selo.
falando genericamente, o plástico é bom para isolar a humidade mas não tenho a certeza que o faça com outros químicos, o PH, etc...

odilo escreveu:Olá Gabriel,
Não sei o que o Jorge vai responder .....

Mas pela minha experiência que é muito parecida com a do Jorge, posso adiantar que o problema é que as folhas do álbum vão pegar fungos e começar a enferrujar (aparecem manchas amarelas). Logo isto vai passar também para os selos. Claro que num ambiente com temperatura entre 18ºC e 22ºC e UR entre 48% e 52% vai levar muito mais tempo para isto acontecer.
Mas a medida que se aumenta a temperatura e a umidade a degradação do papel aumenta. Com temperaturas acima de 25ºC e UR acima de 75% , depois de quatro anos poderemos nos deparar com grandes perdas.

Exato Odilo!
Eu tinha as minhas folhas, feitas por mim no computador e impressas na minha impressora, com protetores colocados a guardar os selos.
Depois ainda tinha a bolsa plástica onde metia a folha da colecção. Bonitinho... Very Happy
Passados nem 2 anos, tinha manchas amareladas a aparecer em alguns selos...

Mudei de bolsas plásticas primeiro e melhorou. Mas ainda tive problemas com algumas das folhas que usei na altura para imprimir.
Ainda mudei para folhas melhores e julgo que então tudo ficou bem, só que depressa desisti desse sistema.
Hoje em dia tenho classificadores e álbuns que compro com os cuidados necessários, e claro, as condições controladas de humidade e temperatura.
jcirne

Mensagem por Gabriel em Qua 21 Mar 2018, 14:27

Exato Odilo! escreveu:Eu tinha as minhas folhas, feitas por mim no computador e impressas na minha impressora, com protetores colocados a guardar os selos.
Depois ainda tinha a bolsa plástica onde metia a folha da colecção. Bonitinho... Very Happy
Passados nem 2 anos, tinha manchas amareladas a aparecer em alguns selos...

Mudei de bolsas plásticas primeiro e melhorou. Mas ainda tive problemas com algumas das folhas que usei na altura para imprimir.
Ainda mudei para folhas melhores e julgo que então tudo ficou bem, só que depressa desisti desse sistema.
Hoje em dia tenho classificadores e álbuns que compro com os cuidados necessários, e claro, as condições controladas de humidade e temperatura.

Para quem não tem condições de comprar um álbum especial ou um classificador adequado, o que recomenda?
Gabriel

Mensagem por JOSE RENATO em Qua 21 Mar 2018, 15:09

A melhor forma de preservar seus classificadores e seus selos é MANUSEAR esse material toda semana, abrir cada página, deixar ventilar.

A pior forma de uso é MANUSEAR de tempos em tempos...

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por odilo em Qui 22 Mar 2018, 00:12

Boa noite amigos,
Quanto a MANUSEAR toda semana para preservar o material, penso ser relativo.
O mais importante me parece ser usar papel e outros materiais livres de ácidos e manter as condições de temperatura e umidade o mais constante possível e nos valores já citados. Evitar também o máximo possível de exposição a luz.
Os chamados papeis alcalinos devem ser preferidos.
Até mais.

odilo

Mensagem por jcirne em Qui 22 Mar 2018, 14:43

Gabriel escreveu:Para quem não tem condições de comprar um álbum especial ou um classificador adequado, o que recomenda?

O amigo Odilo já disse tudo... Wink

Mas resume-se a (desculpem, não sei explicar melhor que isto):
Folhas de papel - procurar papeis com PH neutro e sem químicos para dar brilho.
Bolsas plásticas - procurar bolsas plásticas quimicamente inertes e sem o tal PVC.

Pessoalmente até acho desnecessário as bolsas plásticas, pois com folhas de papel um pouco mais grossas e com furos, podemos guardar em capas simples.
jcirne

Mensagem por Gabriel em Qui 22 Mar 2018, 15:15

jcirne escreveu:
Gabriel escreveu:Para quem não tem condições de comprar um álbum especial ou um classificador adequado, o que recomenda?

O amigo Odilo já disse tudo... Wink

Mas resume-se a (desculpem, não sei explicar melhor que isto):
Folhas de papel - procurar papeis com PH neutro e sem químicos para dar brilho.
Bolsas plásticas - procurar bolsas plásticas quimicamente inertes e sem o tal PVC.

Pessoalmente até acho desnecessário as bolsas plásticas, pois com folhas de papel um pouco mais grossas e com furos, podemos guardar em capas simples.

Agora já não me restam dúvidas! Obrigado amigos!
Gabriel

Mensagem por RomeuNatale em Qui 22 Mar 2018, 16:57

Eu mesmo confecciono os meu álbuns e classificadores com papéis "acid free". Isso é primordial. E guardo todos os selos com saquinhos de "sílica gel" por causa da umidade.Meus álbuns ficam em caixas de papelão com os saquinhos de sílica gel. Os selos das décadas de 1920 a 1960 são os que mais requerem cuidados, por causa da goma muito forte e ácida.
RomeuNatale

Mensagem por Arthur Nascimento em Dom 25 Mar 2018, 06:50

Realmente, desconfio desses protetores plasticos com cheiro. Isso se deve aos plastificantes ( aditivos) que com o tempo migram para a superficie . Alguns sao ate perigosos ( a longo prazo) para a saude (ftalatos)
Se ainda tivesse trabalhando em.laboratório faria esse teste e divulgaria.
Arthur Nascimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: