Quiz de Domingo CXXIII – Visitas ilustres: Alexander von Humboldt

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXXIII – Visitas ilustres: Alexander von Humboldt

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Fev 11 2018, 05:13

A visita de que falamos hoje simplesmente não aconteceu. O ilustre visitante bem que queria vir ao Brasil, mas o governador da província por onde ele ingressaria no país não o permitiu. Uma pena, porque o visitante foi um dos maiores cientistas do século, tendo percorrido alguns continentes e brilhado em diversas áreas de conhecimento.

Faleceu no ano em que completaria o 90º aniversário, famoso e condecoradíssimo. Ironia histórica: mesmo o Brasil, que não permitiu sua entrada, concedeu-lhe depois uma comenda.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, uma imagem de selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!


Última edição por Fabio Monteiro em Seg Fev 12 2018, 06:33, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXIII – Visitas ilustres: Alexander von Humboldt

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Fev 12 2018, 06:27

Parabéns aos quatro acertadores que descobriram o (agora preciso tomar fôlego) biogeógrafo, naturalista, explorador, físico, químico, mineralogista, botânico, vulcanólogo, geólogo, zoólogo, climatologista, oceanógrafo, astrônomo, etnólogo, enfim, o Homo universalis Alexander von Humboldt (1769-1859) e postaram os seguintes objetos:














               
Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(7:30) lima34: números 1 a 3
(8:39) Vitor Carlos: números 4 a 6
(10:18) Gnobre: números 7 e 8
(18:48) FRITZEN: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!



AvH desembarcou na Venezuela em julho de 1799, antes de completar 30 anos. Apesar da pouca idade, ele já tinha freqüentado diversas universidades (Frankfurt/Oder, Göttingen, Hamburgo, Freiberga), feito pesquisas científicas na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália e França, terminado uma carreira de engenheiro de minas no serviço público e realizado diversas palestras em Paris. Sua viagem à América, aliás, poderia ter ocorrido ainda mais cedo, não fossem as guerras napoleônicas a atrasarem o projeto.

Em maio de 1800, a expedição de AvH encontrava-se em San Carlos do Rio Negro, Venezuela, e pretendia adentrar o território brasileiro, o que não lhe foi permitido. O governador da província do Grão-Pará,  Francisco Mauricio de Sousa Coutinho, tinha ordens para prendê-lo e extraditá-lo, caso AvH entrasse na colônia portuguesa. A expedição mudou sua rota, rumando para o Caribe, Cuba, e retornando à Colômbia, Equador (onde AvH escalou os quase 6300 m do Monte Chimborazo, em 1802) e Peru. De lá, iniciou a longa viagem de regresso, passando por Guayaquil, América Central, México, novamente Cuba e EUA, antes de voltar à Europa, chegando em Bordéus em agosto de 1804.

A expedição a as publicações posteriores consagraram AvH como um dos grandes cientistas do século. E ele faria uma segunda expedição, desta vez à Rússia, em 1829, com 60 anos nos costados. Um dos seus vários admiradores foi Charles Darwin, que chegou a enviar uma cópia de seu Diário da viagem com o Beagle a AvH. Que, por sua vez, era um admirador dos poemas botânicos do avô de Darwin...  

De onde veio tanta vitalidade e dedicação? AvH dá uma pista para a resposta, ao declarar: “Cada um tem o dever de buscar o lugar na vida de onde ele melhor puder servir à sua geração”. É isso aí.

Ontem também fiz uma pequena expedição à América do Sul, mais precisamente ao Chile:
   

Fotos: Frau Monteiro

Os pinots noirs de lá são em geral meio adocicados e alcoólicos demais, e com acidez muito baixa pro meu pobre palato. Mas este até que se deu bem, ao acompanhar um fricassê de pato selvagem com arroz da Camargue. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Website de AvH
http://www.avhumboldt.de/?cat=45

Lista de animais, plantas, topônimos, corpos celestes, navios, prêmios, escolas etc que levam o nome de AvH (em alemão)
https://de.wikipedia.org/wiki/Liste_Humboldt_als_Namensstifter

Dica de um livro muito divertido sobre AvH que fez sucesso na Alemanha, mas que passou meio despercebido no Brasil:
https://www.estantevirtual.com.br/livros/daniel-kehlmann/a-medida-do-mundo/1743702875?q=Daniel+Kehlmann&b_order=preco_mais_frete&f=1

E o trailer do filme baseado no livro:
https://www.youtube.com/watch?v=His5Xl9pgwE
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXIII – Visitas ilustres: Alexander von Humboldt

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Fev 15 2018, 20:16

Agora saiu finalmente a extracäo da federal, e com o final 4 do primeiro prêmio...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal

... vai o brinde da semana pro Vitor Carlos, parabéns! sai amanhä daqui.
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXIII – Visitas ilustres: Alexander von Humboldt

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum