Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Fev 04 2018, 05:04

Depois de procurar monarcas e cientistas que fizeram história, hoje buscaremos um artista nem tão famoso, mas que tem muito em comum com o visitante da semana passada, Claude Lévi-Strauss. Como este, nosso visitante de hoje passou um bom tempo no Brasil: quinze anos!

Nascido numa família vinculada à arte – seu pai e seu irmão eram arquitetos – teve seu aprendizado profissional com um primo, que era vinte anos mais velho. Apesar da época conturbada, fez uma carreira bastante proveitosa até os 47 anos, quando duas tragédias mudaram sua vida. A primeira foi o fim do regime político que o sustentava, a segunda foi a morte de seu único filho, aos 19 anos.

Pouco depois disso, ele desembarcava no Brasil, a convite do governo local. Foi o início de uma segunda carreira, que o tornou famoso até hoje. Não se sabe ao certo a razão por que voltou a seu país mais tarde, mas certamente a insegurança da situação política e econômica do Brasil pesou na sua decisão. Faleceu aos 80 anos em sua cidade natal.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal com ele relacionado? Bom domingo a todos!


Última edição por Fabio Monteiro em Seg Fev 05 2018, 06:19, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Fev 05 2018, 06:15

Parabéns aos quatro acertadores que descobriram o pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e postaram os seguintes objetos:
     



(Já repararam que o selo de 2016 foi claramente ”inspirado” no seu colega de 1968?)

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(6:51) FRITZEN: números 1 a 3
(7:39) lima34: números 4 a 6
(11:47) Gnobre: números 7 e 8
(13:14) eissler (bem vindo de volta ao fórum!): números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!

Assim como Lévi-Strauss (tema do QdD CXXI), Debret era francês, veio pro Brasil a trabalho e tinha também um claro enfoque antropo-sociológico, como se percebe ao folhearmos sua Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes (Paris, 1834-9).

A tragédia profissional que mudou a vida de Debret foi a derrota e queda de Napoleão Bonaparte, seu empregador principal, em 1815:



Com o fim da boquinha napoleônica, Debret aceitou o convite de D. João VI para participar de uma missão artística francesa de 40 integrantes, desembarcando no Rio de Janeiro em março de 1816. O objetivo principal da missão era a criação de uma Academia de Belas-Artes:



Fundada como Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios por decreto real de agosto de 1816, a Academia começou aos trancos e barrancos, só recebendo seu nome definitivo depois da Independência, em 1822.



Com a Independência, a segunda carreira artística de Debret deslanchou. Seus rivais dentro da missão francesa retornaram à Europa ou morreram, e ele tornou-se o pintor oficial da primeira corte imperial. Certamente porque D. Pedro I se via como um Napoleão dos trópicos. Nada mais lógico, portanto, do que contratar um pintor do Napoleão original. Debret, aliás, teria contribuído para idealizar a primeira bandeira imperial.

A partir daí surgiram as gravuras e pinturas que formariam os volumes da Viagem Pitoresca. Essas imagens foram feitas, na grande maioria, no Rio, com exceção de duas excursões: para Nova Friburgo e para Santa Catarina (1827). Essas imagens são um documento valiosíssimo, por mostrarem pela primeira vez a sociedade carioca numa perspectiva europeia, sem dispensar uma certa dose de humor:



Em 1831, com a abdicação de D. Pedro I e seu retorno a Portugal, o sessentão Debret logo percebeu que os ventos seguintes não lhe seriam mais tão favoráveis, e pediu uma licença por três anos. Foi-se para a França com suas pinturas e gravuras, e lá ficou até a morte. A Wikipédia francesa conta, infelizmente sem revelar suas fontes, que D. Pedro I e Debret teriam se encontrado por acaso em Paris mais tarde, e o ex-Imperador teria oferecido sua residência parisiense para o artista morar. Quem saberá sobre o que teriam conversado?

Ontem o dia esteve sempre frio, com neve e tudo mais. Hora de abrir um tinto forte:

 
Fotos: Frau Monteiro

Quando vi essa garrafa espanhola (DO Alicante) pra 3 euros no supermercado, pensei: um vinho sem ano de safra é programa aborígene, mas vamos tentar com um prato rústico, pois a uva monastrell (mourvèdre, para os franceses) faz um vinho heavy-metal, escuro e denso como um malbec, primitivo ou congêneres. E vejam só, ao enfrentar um pato assado ao forno num molho de frutas, legumes e ervas, acompanhado de bolinhos (klösse) de batatas e repolho roxo, o monastrell fez maravilhas! Vamos ver se ainda encontro outras garrafas dele, na semana que entra. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Imagens da Viagem Pitoresca e Histórica no original:
https://digital.bbm.usp.br/simple-search?location=%2F&query=debret&rpp=10&sort_by=score&order=desc

O volume I da Viagem Pitoresca e Histórica em slide-show:
https://www.youtube.com/watch?v=e9o04Du4214

O Brasil da Viagem Pitoresca e Histórica, segundo Valéria Piccoli (FAU-USP):
http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/atas/atas-IEHA-v3-186-194-valeria%20piccoli.pdf

Como Debret via a família real luso-brasileira, segundo Emilia Ferreira da Silva (UEFS):
http://www1.uefs.br/nep/labirintos/edicoes/02_2010/05_dossie_emilia_ferreira_da_silva.pdf


Última edição por Fabio Monteiro em Sex Fev 09 2018, 06:11, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Fev 08 2018, 04:59

Com o final 9 da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... vai o brinde da semana para um novo ganhador, o bom filho que à casa tornou: Eissler, parabéns! Mande seu endereco postal via MP, que o brinde sai em seguida, ok?
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Mensagem por Eissler em Sab Mar 17 2018, 10:35

Recebi o brinde da semana: excelente. Valeu, Fábio, por lembrar dos perfins, muito obrigado.

avatar
Eissler

Localização : Jaragua do Sul (SC)
Data de inscrição : 21/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXXII - Visitas ilustres: Jean-Baptiste Debret

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum