Começando: Qual a melhor opção? Comprar lotes, unidades, trocar?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Começando: Qual a melhor opção? Comprar lotes, unidades, trocar?

Mensagem por vitorlc em Sex Fev 02 2018, 15:53

Boa tarde, a todos!

Como já comentei no tópico de apresentação, estou começando agora e optei pelo tema religião: Igrejas e Templos / História da Religião.

Tendo isso em vista, a questão é a seguinte: Qual é a melhor opção para adquirir os selos?

Comecei literalmente do zero agora. Tenho apenas 4 selos relacionados ao meu tema, de 2017, que comprei nos Correios.

Assim sendo, não tenho nada para trocar. Precisaria comprar todos que preciso.

É melhor eu ir comprando de acordo com meus temas (Mercado Livre, ebay, etc), ou seria mais vantagem comprar lotes, separar os que me servem e o resto trocar / revender?

Obrigado!
vitorlc

Re: Começando: Qual a melhor opção? Comprar lotes, unidades, trocar?

Mensagem por H Roberto em Sex Fev 02 2018, 17:53

Olá Vitor...tenho lido mensagens de colegas aqui no fórum sobre ofertas fraudulentas no Mercado livre mas também já fiz compras
de colegas no mesmo mercado livre e quando houver oportunidade voltarei a fazer. Tudo depende de quem está fazendo a oferta...é complicado.
Também já fiz compras de lixas...máquina de fotografia. Favor me passe teu endereço por MP e vou ver o que tenho por aqui sobre teu tema.
Grande abraço.
H Roberto

Mensagem por Gnobre em Sex Fev 02 2018, 18:36

Parabéns pela determinação vitorlc,

Acho que no momento o melhor é adquirir mesmo, tanto lotes quanto peças isoladas, só não recomendo itens valiosos agora, fique nos mais simples para não ser eventualmente enganado e desembolsar boas quantias em alguma furada. Trocas somente quando tiver mais material ....

Entretanto eu recomendo algo muito, mas muito importante: estude sobre filatelia.

Filatelia é muito mais que ajuntamento de peças. Filatelia é uma ciência auxiliar da história, e para mim, um ramo da arqueologia. Para ser um filatelista avançado, mesmo um médio, precisa-se de anos de estudo, de uma sólida formação teórica e prática, e tudo ocorrerá de forma basicamente autodidata. Eu mesmo, com anos na área, hoje me considero no máximo um filatelista de nível de médio, e mesmo assim sendo muito camarada com minha autoavaliação. Cada dia é um aprendizado novo.

Espero ter ajudado. Um abraço,
Gnobre

Mensagem por vitorlc em Sex Fev 02 2018, 19:08

Obrigado, Roberto!

Compro bastante coisa pelo Mercado Livre, mas nunca comprei selos, por isso queria uma opinião. Vou ver se me arrisco com alguns mais baratos. E com certeza vou te passar meu endereço, ficaria muito grato caso tenha algo para mim!

Gnobre, obrigado!

Concordo com você. Até por isso mesmo eu escolhi a temática religiosa, já que faço um doutorado no assunto, e vejo esses selos no tema como documentos históricos da relação entre religião e sociedade. Agora começo também uma busca para entender da mesma forma a filatelia e aliar os 2 conhecimentos. Vou realmente começar aos poucos, na medida em que for entendendo melhor! Obrigado!
vitorlc

Mensagem por Vitor Carlos em Sex Fev 02 2018, 19:51

Para colecionar um tema específico, acho que é melhor comprar os selos individualmente. Existem lotes temáticos, mas geralmente vêm com alguns selos de países que praticam as chamadas emissões abusivas (aqui no forum mesmo tem alguns tópicos sobre isso). Como o Gnobre escreveu, é melhor deixar para tentar fazer trocas quando tiver mais material, pois geralmente os colecionadores fazem muitas restrições para trocas.
Vitor Carlos

Mensagem por vitorlc em Sex Fev 02 2018, 21:46

Ótimo, Vitor!

Vou fazendo isso mesmo aos poucos então. É se por acaso acumular alguns extras, vou trocando.

Obrigado!

Enviado pelo Topic'it
vitorlc

Mensagem por FRITZEN em Ter Fev 06 2018, 16:57

A primeira coisa a fazer é um PLANO ... o roteiro de sua coleção.

A partir de então, adquirir peças filatélicas de acordo com o que vai expor. Há bons comerciantes no Brasil e exterior, e muitos leilões. Claro que e-bay e Delcampe ajudam também (eu particularmente acho o Mercado Livre arriscado, pois há muito material falso, e preços absurdos). Mas vai com calma, pois uma coleção é feita aos poucos.
FRITZEN

Mensagem por vitorlc em Ter Fev 06 2018, 17:36

FRITZEN escreveu:A primeira coisa a fazer é um PLANO ... o roteiro de sua coleção.

A partir de então, adquirir peças filatélicas de acordo com o que vai expor. Há bons comerciantes no  Brasil e exterior, e muitos leilões. Claro que e-bay e Delcampe ajudam também (eu particularmente acho o Mercado Livre arriscado, pois há muito material falso, e preços absurdos). Mas vai com calma, pois uma coleção é feita aos poucos.

Agora fiquei com um pé atrás... No Mercado Livre tem alguns itens com o tema igrejas em preços que não achei absurdos. São itens comuns, então não vejo porque de ser falsificado. Para selos raros, admito que seja necessária muita atenção mesmo. Mas nos comuns, será?
vitorlc

Mensagem por vitorlc em Ter Fev 06 2018, 21:28

Vou dar uma olhada pra me informar. Obrigado!

Enviado pelo Topic'it
vitorlc

Recomeçando do Zero..

Mensagem por Jasminor em Qui Maio 03 2018, 11:27

Bom dia Colegas Filatelistas, parei de colecionar em 95 após ter minha coleção roubada, Evil or Very Mad mas bola para frente, não conhecia o fórum e gostei muito, achei um selo perdido e o bichim filatelicus me picou de novo, se algum dos companheiros tiver repetidos e a fim de doar agradeço pois moro no interior e dificil achar material. grato pela atenção e parabéns pelo tópico. Estarei sempre por aqui a partir de hj. Valeu pessoal, abraços filatelicos para todos. lol!
Jasminor

https://www.facebook.com/jasminor.santos

Mensagem por Gabriel em Qui Maio 03 2018, 14:34

No início da minha coleção (que ainda estou vivendo) comprei vários lotes, nunca com a intenção de integrá-los na minha coleção.. eu sabia que 99,9% deles talvez não se enquadrariam nas minhas temáticas, mas sempre comprei para ter material de troca... é a filosofia que vi aqui muitas vezes: o lixo de uns é o tesouro de outros!

não me arrependo de ter adquirido lotes nacionais e universais, regulares, comemorativos... hoje tenho bem uns 500 selos que estão guardados esperando os destinatários certos... e isso têm me ajudado muito a participar das trocas mensais e tudo mais.. mesmo que ainda bem "amador", mas venho contando com a paciência dos colegas aqui do fórum
Gabriel

Mensagem por vitorlc em Qui Maio 03 2018, 14:48

Gabriel escreveu:No início da minha coleção (que ainda estou vivendo) comprei vários lotes, nunca com a intenção de integrá-los na minha coleção.. eu sabia que 99,9% deles talvez não se enquadrariam nas minhas temáticas, mas sempre comprei para ter material de troca... é a filosofia que vi aqui muitas vezes: o lixo de uns é o tesouro de outros!

não me arrependo de ter adquirido lotes nacionais e universais, regulares, comemorativos... hoje tenho bem uns 500 selos que estão guardados esperando os destinatários certos... e isso têm me ajudado muito a participar das trocas mensais e tudo mais.. mesmo que ainda bem "amador", mas venho contando com a paciência dos colegas aqui do fórum

Legal, Gabriel!

Dá umas dicas aí de onde você comprou os lotes. Quero comprar também!
vitorlc

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qui Maio 03 2018, 15:38

Olá Vitor.
Eu quando comecei a planejar uma coleção sobre bicicletas, comprei lotes e daí com os selos em mãos, estou montando um roteiro.
Procure em algumas filatélicas, vendem lotes sobre temas e também o IECBL, tem preços ótimos.
Se precisar de ajuda, posso pesquisar e te passar algumas ofertas.
Abraços.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por vitorlc em Qui Maio 03 2018, 16:04

Marcelo Zampa Filgueiras escreveu:Olá Vitor.
Eu quando comecei a planejar uma coleção sobre bicicletas, comprei lotes e daí com os selos em mãos, estou montando um roteiro.
Procure em algumas filatélicas, vendem lotes sobre temas e também o IECBL, tem preços ótimos.
Se precisar de ajuda, posso pesquisar e te passar algumas ofertas.
Abraços.

Realmente, tinha visto algo sobre o IECBL e tem mesmo uns preços muito bons.

Vou ver se faço uma compra neste mês!
vitorlc

Mensagem por ronaldkirst em Sex Maio 04 2018, 08:45

Outra opção, tanto para lotes como para compras específicas, são leilões pela internet. Tem de tudo, desde itens baratinhos até itens de alto valor. Mas, nesse caso, eu prefiro entrar em algum leilão que tenha vários itens do meu interesse, para diluir o valor do frete no custo dos itens arrematados. É fácil participar. O leilão é anunciado com antecedência, e podes colocar os lances antecipadamente, pela internet. Depois, acompanha e confere se ganhou ou não. Tem a opção de ficar acompanhando on line e subir o lance caso seja coberto. Já comprei alguns lotes com preços atrativos em leilões - e já fiz algumas bobagens, também. Ao me empolgar e não admitir ter um lance coberto, acabei pagando bem mais caro do que pretendia, para não perder o item. A gente vai aprendendo...

Veja leiloesbr.com.br

Abs,
ronaldkirst

Mensagem por ronaldkirst em Sex Maio 04 2018, 08:57

Outra coisa que percebi é que uma boa forma de adquirir selos é simplesmente contar para os amigos e parentes que estamos colecionando selos. É um hobby que muitas pessoas tinham na infância, e abandonaram.

Já ganhei muitos itens (selos, envelopes, e até um FDC autografado pela artista que desenhou o selo), de graça, de pessoas que simplesmente me deram suas 'coleções'. Geralmente, são somente ajuntamentos de selos. Para elas, não tem valor algum, para nós podem ser tesouros ou material para trocas.

A maior parte das pessoas fica feliz em dar um bom destino para os itens. Para elas, é muito mais legal ver alguém empolgado com teus selos, do que mantê-los mofando em alguma caixa. Alguns ficam desconfiados, achando que suas coleções "valem dinheiro", mas ao pesquisar um pouco, percebem que dificilmente tem algo de alto valor monetário ali. Além disso, para quem não está no meio, são itens sem liquidez (difíceis de vender).

Abs,

ronaldkirst

Mensagem por vitorlc em Sex Maio 04 2018, 09:04

Vou dar uma olhada nos leilões, Ronald, obrigado!

E sobre ganhar coleções, foi justamente isso que aconteceu comigo. Quando fiz essa postagem aqui no forum estava começando, e na semana seguinte comentei com um amigo que tinha começado, e ele me deu a coleção dele. Os que troquei com vc vieram de lá! hehehe

Abraço!
vitorlc

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Maio 04 2018, 09:10

Tenho um primo que comentou com um senhor que colecionava selos, ele pediu para ir a casa dele para ajudar a limpar uma estante. Resultado: 15 anos de coleções anuais dos Correios, todas muito bem protegidas.
E por incrível que pareça, acredito que o senhor que doou ficou mais satisfeito pois ele não sabia o que fazer, comprou para o filho que nunca se interessou.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por vitorlc em Sex Maio 04 2018, 09:18

Marcelo Zampa Filgueiras escreveu:Tenho um primo que comentou com um senhor que colecionava selos, ele pediu para ir a casa dele para ajudar a limpar uma estante. Resultado: 15 anos de coleções anuais dos Correios, todas muito bem protegidas.
E por incrível que pareça, acredito que o senhor que doou ficou mais satisfeito pois ele não sabia o que fazer, comprou para o filho que nunca se interessou.

Pois é, e eu que agora descobri que tem uma coleção do meu irmão que ainda está em algum armário da nossa antiga casa. Estou animado, mas com medo de estar tudo danificado, pois deve estar lá a uns 30 anos!
vitorlc

Mensagem por Gabriel em Sex Maio 04 2018, 09:24

vitorlc escreveu:
Gabriel escreveu:No início da minha coleção (que ainda estou vivendo) comprei vários lotes, nunca com a intenção de integrá-los na minha coleção.. eu sabia que 99,9% deles talvez não se enquadrariam nas minhas temáticas, mas sempre comprei para ter material de troca... é a filosofia que vi aqui muitas vezes: o lixo de uns é o tesouro de outros!

Legal, Gabriel!

Dá umas dicas aí de onde você comprou os lotes. Quero comprar também!

Além dos que já foram citados... temos o Gonzaga Selos (colega aqui do fórum), temos a Filatélica Olho de Boi, temos a Filatelia 77.

Já adquiri de todos e são todos excelentes. Recomendo que conheça o site deles!!!
Gabriel

Mensagem por vitorlc em Sex Maio 04 2018, 09:46

A Olho de Boi realmente está com preços atrativos em pacotes, inclusive temáticos... Com certeza vou pedir algum!

Obrigado mesmo, Gabriel!
vitorlc

Mensagem por odilo em Sex Maio 04 2018, 16:18

Olá amigos e colegas de hobby.
Estes relatos de como fizeram para atrair selos corresponde ao que esta no livro The Sectet - O Segredo. Quando li este livro de Rhonda Byrne lá por 2008, me chamou a atenção a Lei da Atração. Quantas vezes vocês devem ter se surpreendidos em receber uma ligação de telefone de alguém com quem estavam pensando e desejando falar? Comigo isto acontecia e acontece ainda hoje.
Então, o desejo de ter mais selos fez com que pessoas ao seu redor captassem a mensagem e os selos apareceram. Simples assim?
Como podemos dar uma força na Lei da Atração para atrair mais selos?
Fazendo o que vocês fizeram. Divulgar aos familiares, amigos e colegas de trabalho que estão se dedicando a colecionar selos. O gerente e o pessoal da agência dos correios, que frequentas, sabe que tu colecionas selos? Aos poucos as pessoas vão também comentar com seus amigos e assim as doações chegam.
Se frequentam uma associação ou club de colecionismo, lá certamente vai ser um polo de atração para as pessoas com desejo de vender ou doar seus acervos aparecerem.
Desejo sucesso.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Luis Santos em Seg Ago 20 2018, 08:00

Caro Vitoric.

Muitos parabens pelo projecto e escolha do tema. Embora muito largo. O ideal é separá-lo em sub-temas. Monumentos religiosos, Santos, Festas religiosas, Natal, Quaresma, Ordens, Papas, Crusadas, inquisição, publicações literárias, outras religiões, santuários, etc.. Isto foi só o que me veio a cabeça.

Alguns conselhos:
Elabore um índice que será a base para o desenvolvimento do sub-tema. Só sobre o Natal encontra centenas de selos por este mundo fora.
Cuidado com as "cinderelas". Estes selos "lixo" abundam no mercado, e começaram a aparecer com alguma abundância a partir de 1990. Escolha selos que circularam realmente e foram mandados executar pelos respectivos Correios.
Procure comprar todos os selos que ainda podem circular no seu país com esse tema ou sub-tema.
Se pretender competir, terá que alargar a bolsa e procurar provas e ensaios dos mesmos em leilões filatélicos.
Comece primeiro pelos selos do seu país antes de procurar outros. Não queira ter todos os selos do mundo com esse motivo, não vai a lado nenhum... Gasta dinheiro que poderá servir para adquirir peças bem mais valiosas e ou bem mais importantes para o desenvolvimento do projecto.

Eu elaborava estes sub-temas com um período de tempo. Por exemplo entre 1960 e 1980, ou periodo do cruseiro, crusado, político, etc..
É obra para muito gasto e enorme quantidade.

Boa sorte.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Ter Ago 21 2018, 05:51

Segue em anexo bom material para a sua temática para os selos de Portugal 1895 - 1967.
Tirando a primeira serie de S. António 1895 todos os outros são muito acessíveis em usado ou novo.

Luis Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: