Apresentação

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Apresentação

Mensagem por Gabriel em Seg Jan 29 2018, 10:30

Bom dia! Me chamo Gabriel e estou me iniciando na filatelia agora. Sempre colecionei coisas... tenho moedas, cartões, cédulas e outras pequenas coisas, mas somente agora me foi despertado o interesse pela filatelia, através de um episódio de uma minissérie que assisti. Ainda não tenho muitos selos (tenho apenas 5 unidades de 2 modelos diferentes advindos do Paquistão) e procuro lugares para adquirir selos e um classificador. Procuro também adquirir conhecimento a respeito dos selos e sua história. Tenho principal interesse por selos brasileiros históricos e temáticos e conto com o apoio de vocês para conseguir iniciar minha coleção.
Gabriel

Re: Apresentação

Mensagem por odilo em Seg Jan 29 2018, 10:48

Olá Gabriel.
Bem vindo Fórum SB.
Quem sabe vais ter a sorte de receber um acervo de herança.
É só divulgar para os familiares e amigos que estas juntando selos para colecionar.
Sucesso

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Roberto Pinto em Seg Jan 29 2018, 10:53

Seja bem vindo Gabriel, fico feliz com mais um companheiro de Goiás.
Roberto Pinto

Mensagem por Gnobre em Seg Jan 29 2018, 11:11

Seja bem vindo Gabriel.

Eu pessoalmente gosto dos selos, mas o que me mantêm ativo na filatelia são as histórias que os selos contam, e por isso sou aficionado por história postal. Comece a guardar os envelopes que receber (mesmo os mais simples) - sem retirar os eventuais selos - e a estudar sobre os mesmos. Muita "coisa" interessante vai surgir.

Como primeiríssima sugestão de leitura, vá ao site da AFSC e baixe seus boletins que estão disponíveis ( http://www.afsc.org.br/boletins/boletim.html ).

Além disso, aqui no fórum também tem muito, mas muito material interessante para leitura, tanto para iniciantes, como para não iniciantes.

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Seg Jan 29 2018, 11:26

Olá, Gabriel!

Bem vindo ao SB!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Espero que possamos nos ajudar sempre e criarmos uma grande amizade.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gabriel em Seg Jan 29 2018, 12:00

Muito obrigado!!! Espero aprender muito com vocês!

Enviado pelo Topic'it
Gabriel

Mensagem por H Roberto em Seg Jan 29 2018, 12:51

Olá Gabriel...seja bem vindo.  Grande prazer mais um companheiro.
Todos os meses o fórum promove sorteio entre nós...são 3 prêmios por mês. Veja lá no tópico "Assuntos diversos" - Eventos - sorteios.
Basta se candidatar....ainda há nºs disponíveis para janeiro. O sorteio é pela última loteria federal do mês. cheers
H Roberto

Mensagem por Gabriel em Seg Jan 29 2018, 13:08

Muito obrigado! Vou procurar saber... Gostei da proposta!

Enviado pelo Topic'it
Gabriel

Mensagem por FRITZEN em Seg Jan 29 2018, 13:54

bem vindo ... pode formular as dúvidas e na medida do possível vamos respondendo
FRITZEN

Mensagem por zod100 em Seg Jan 29 2018, 21:28

Bem vindo ao forum.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Seg Jan 29 2018, 23:26

Seja Bem vindo, Gabriel. É muito bom contar com sua presença no nosso Fórum.
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Gabriel em Ter Jan 30 2018, 08:04

Muito obrigado amigos! Se houver mais alguem de goiás, peço que entre em contato comigo pois tenho interesse em adquirir selos.

Enviado pelo Topic'it
Gabriel

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Ter Jan 30 2018, 09:48

Olá Gabriel, seja muito bem vindo ao SB.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por YgorChrispin em Ter Jan 30 2018, 11:03

Gabriel, seja bem vindo!!

Por curiosidade, qual seriado você viu que abordou os selos?

Abraços!

YgorChrispin

Mensagem por Gabriel em Ter Jan 30 2018, 14:51

Obrigado à todos pelas felicitações!

Respondendo ao YgorChrispin, não é bem um seriado... é uma série de curtas dirigidos por um diretor Polonês chamado Krzysztof Kieslowski. O nome da série é "O Decálogo", fazendo "aplicações" modernas ao decálogo bíblico. O episódio citado por mim é o Décimo - "Não cobiçarás as coisas alheias".

Sem spoilers (caso queria procurar para conhecer melhor) trata-se de dois homens que, após a morte do pai, herdaram uma coleção de selos que, aparentemente era raríssima e extremamente valiosa. A trama do curta (superficialmente falando) narra a busca por um selo perdido (A rainha vermelha), um único exemplar que completaria a coleção (junto à rainha azul e a amarela). O objetivo deles, inicialmente era vender tudo e apurar uma boa grana, mas com o desenrolar da trama acabam descobrindo uma série de coisas sobre a coleção do pai.

Me chamou muito a atenção a forma como os selos são apresentados (sempre como algo de estimação, muito além do valor pecuniário que podem chegar a valer) e por isso resolvi me estreitar mais na filatelia. Apesar de não ser esse o objetivo do diretor ao produzir essa obra, me senti atraído pela filatelia, pois como já falei, coleciono outras coisas também.
Gabriel

Mensagem por Psique10 em Ter Jan 30 2018, 18:58

Seja muito bem vindo ao SB Gabriel cheers cheers cheers .

José Augusto

Coleção: império brasileiro, comemorativos do Brasil, Comemorativos e semi-postais da Alemanha DDR;
Temáticas: Copas do Mundo, Xadrez, Educação, Santos e Construções medievais.
Psique10

Mensagem por Carlos Salgado em Qui Fev 01 2018, 18:54

Seja bem vindo
Carlos Salgado

Mensagem por ronaldkirst em Qui Fev 01 2018, 20:57

Bem vindo! A filatelia é fascinante, tomara que mantenhas o hobby.
Para adquirir selos, em geral as feiras de antiguidades e as lojas que comercializam moedas antigas também têm selos. Pela internet, existem diversas lojas, eu gosto muito da Filatelia77 e da Filatélica Olho de Boi. Mas existem muitas outras - inclusive vários foristas tem selos para vender e/ou trocar por outros itens de coleção.

Siga participando do fórum, e as oportunidades de aprendizado, trocas de material, etc, certamente virão.

Eu comecei com uma pequena coleção que herdei do meu avô, aos 15 anos de idade. Hoje tenho milhares de itens, e o interesse só aumenta...

Abraço!

ronaldkirst

Mensagem por ronaldkirst em Qui Fev 01 2018, 21:03

Dica: existe uma plataforma de colecionáveis na internet, chamada Colnect, que pode te ajudar muito a conhecer o que existe por aí.

www.colnect.com

É de graça, vale a pena.

Outro catálogo virtual gratuito é o Stampworld.

www.stampworld.com

Sds,
ronaldkirst

Mensagem por Gabriel em Sex Fev 02 2018, 10:55

Obrigado pelas felicitações! Já conhecia o stampworld, mas esses outros endereços ainda não conhecia. Obrigado pelas dicas! gostei bastante do colnect... Desejo permanecer bastante ativo por aqui, me verão bastante a partir de agora kkk tenho muito a aprender!
Gabriel

Mensagem por Gnobre em Ter Fev 06 2018, 19:53

Olá Gabriel,
foi você que estava pensando em colecionar temática de vultos célebres ou similar?

Se sim veja essa exposição sobre:

http://www.sppaulista.com.br/2017/03/06/exposicaopalestra-ilustres-desconhecidos/

Essa é uma apresentação muito interessante em termos didáticos para o tema. Bom divertimento.
Gnobre

Mensagem por Gabriel em Qua Fev 07 2018, 00:09

Amigo Gnobre, acertou na mosca! É justamente essa a temática que estou sonhando. É uma coleção extensa, bem vemos, mas imagine a complexidade e o compêndio histórico que podemos reunir! Fiquei por horas admirando essa coleção do link e, inclusive, favoritei. Fiquei muito animado com esse link, principalmente pq é de um cara já premiado por essa temática
Gabriel

Mensagem por YgorChrispin em Qua Fev 07 2018, 04:29

Gabriel,
No canal do YouTube da SPP você encontra a palestra na íntegra.

Abraços

YgorChrispin

Mensagem por Gabriel em Seg Mar 05 2018, 17:47

Gabriel escreveu:Obrigado à todos pelas felicitações!

Respondendo ao YgorChrispin, não é bem um seriado... é uma série de curtas dirigidos por um diretor Polonês chamado Krzysztof Kieslowski. O nome da série é "O Decálogo", fazendo "aplicações" modernas ao decálogo bíblico. O episódio citado por mim é o Décimo - "Não cobiçarás as coisas alheias".

Sem spoilers (caso queria procurar para conhecer melhor) trata-se de dois homens que, após a morte do pai, herdaram uma coleção de selos que, aparentemente era raríssima e extremamente valiosa. A trama do curta (superficialmente falando) narra a busca por um selo perdido (A rainha vermelha), um único exemplar que completaria a coleção (junto à rainha azul e a amarela). O objetivo deles, inicialmente era vender tudo e apurar uma boa grana, mas com o desenrolar da trama acabam descobrindo uma série de coisas sobre a coleção do pai.

Me chamou muito a atenção a forma como os selos são apresentados (sempre como algo de estimação, muito além do valor pecuniário que podem chegar a valer) e por isso resolvi me estreitar mais na filatelia. Apesar de não ser esse o objetivo do diretor ao produzir essa obra, me senti atraído pela filatelia, pois como já falei, coleciono outras coisas também.

Apenas uma curiosidade.. consegui descobrir quais eram os famosos e raros selos a que os rapazes buscavam no filme.

Trata-se da seguinte série:

Pesquisei bem pouco sobre esses selos mas descobri o seguinte:

São selos da imprensa, aplicados aos jornais austríacos do ano de 1851. Foram cunhados, muito provavelmente dia 1º de janeiro de 1851 e tinham prazo de validade até o dia 31 de maio de 1864. Quanto ao valor facial deles, não encontrei informações muito sólidas, apenas que o Azul valia algo em torno de 0,6 Kreuzer, o Amarelo algo em torno de 6 Kreuzers, e o Vermelho, 30 Kreuzers.

No catálogo Yvert, podem ser encontrados sob o número AT-J1, J2 e J4.

A face do selo apresenta o deus Mercúrio, o selo foi impresso em Tipografia e sem picote.

O Azul é o mais comum, tendo sido emitidos cerca de 135,790,000 exemplares. Já os demais, são um pouco mais raros, sendo o amarelo tendo 720,000 exemplares e o vermelho apenas 240,000 exemplares.

No site do Colnect podemos ver 2 alertas para os selos Amarelo e Vermelho, demonstrando que são raríssimos, e inclusive, um relato de que várias reimpressões foram emitidas entre 1866 e 1904. Assim, vejam, não se trata de falsificação, mas sim reimpressão oficial do mesmo selo.

No Ebay encontrei o azul cotado em algo entre R$ 350,00 e R$ 500,00; O amarelo algo em torno de R$ 600,00 e R$ 9.000,00 (que diferença não?) e o vermelho em algo em torno de R$ 7.000,00.

Já as reimpressões, todas giram em torno de R$ 80 e R$ 100,00.

Foi o que pude apurar...
Gabriel

Mensagem por odilo em Seg Mar 05 2018, 21:35

Parabéns Gabriel pela pesquisa.
Mais um filatelista que esta nascendo justo no dia 5 de março, nosso dia.

Procure pelo filme : Nove rainhas.
Bom divertimento.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: