Bandeiras

Ir em baixo

Bandeiras

Mensagem por H Roberto em Sex Jan 12 2018, 07:54

Aqui dou início a mais uma temática sem grandes pretensões com material coletado em trocas e jornadas...acredito ser um
tema bem interessante visto a quantidade de países alguns já extintos.
DSC01590 by H Roberto, no Flickr" />
H Roberto

Re: Bandeiras

Mensagem por Gnobre em Sex Jan 12 2018, 08:55

Caro H Roberto,
Realmente meus parabéns pela interessante temática, as bandeiras de um país ou estado realmente dizem muito da sua história.
Se possível não esqueça de incluir também a bandeira do nosso gloriosos Brasil Império (RHM C-1058, por exemplo).
Se me permite, em relação à nossa bandeira atual, gostaria de fazer os seguintes complementos:
- as cores da nossa bandeira na verdade vieram das cores das casas reais da família de D. Pedro I, sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgo. Esse negócio de "azul do nosso céu", "verde das nossas matas" é um blá-blá-blá republicano negacionista da nossa verdadeira história;
- a frase original da bandeira republicana seria "Amor, Ordem e Progresso" (eliminaram a palavra "Amor"), proposta pelo infeliz filósofo francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".
Existe uma lei que, entre outros pontos, rege a forma da nossa bandeira (diga-se uma mais difíceis do mundo de ser corretamente confeccionada):

Parabéns novamente e um forte abraço,
Gnobre

Mensagem por H Roberto em Sex Jan 12 2018, 10:42

Olá Gnobre...realmente sobre o significado das cores li na pesquisa que são heranças da coroa portuguesa. Sobre a bandeira do Brasil  Império possuo guardado algum tempo aquela série Lubrapex 78 (5 bandeiras inclusive nossa atual). Como trata-se de uma pasta classificadora  de tamanho médio (24 x 20) vou fazer a página de abertura  com a nossa bandeira e refazer o texto. No lugar dela coloco outra que já tenho pronta...é fácil a remoção. Obrigado meu amigo...sugestões serão sempre bem vindas assim tem um porém.  Para colocar a nossa atual bandeira em 1º lugar terei de desmembrar o bloco por outro lado estarei invertendo a ordem cronológica scratch scratch Grande abraço.
H Roberto

Mensagem por Gnobre em Sex Jan 12 2018, 13:05

kkkkkk.
Se me permite, apenas uma modesta sugestão (visando não desmembrar o bloco Crying or Very sad ):
- como você quer colocar a bandeira do Brasil atual em primeiro lugar na sua coleção, crie uma página (ou até duas) só para bandeiras do Brasil em selos (existem inúmeras emissões dedicadas à bandeira do Brasil - por exemplo (relação não extensiva): RHM 692, 695, 695A, 689, C-619, C-209, 717, 698, C-3032, C-2677, A-31, A-34, A-37, série Condor (k-0 até k-15) e Varig (V-1 até V-15) - são muitas as emissões);
- coloque em uma outra página somente o bloco Lubrapex 1978 inteiro, com breves descritivos sobre todas as cinco bandeiras apresentadas nele.
Acho que vai ficar muito show .... cheers
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Sab Jan 13 2018, 12:10

Algumas imagens relacionadas:

Dá para fazer uma coleção só com elas kkkkkkkk
Gnobre

Mensagem por H Roberto em Sab Jan 13 2018, 12:49

Olá Gnobre...desejo tudo bem ai p vc e família e agradecer tua participação  no início desse trabalho. Possuo estas duas últimas séries (a última em duplicata). A 1ª acho linda demais para desmembrar visto o tema é apenas bandeiras. Também posso abrir uma exceção e fazer uma ressalva sobre os 4 símbolos nacionais. scratch scratch scratch não posso esquentar muito a cachola pois o calor aqui só pensar em tomar um sorvete ele já derrete sunny sunny
H Roberto

Mensagem por ElioR em Sab Jan 13 2018, 17:48

Olà Roberto!

O tema das bandeiras è realmente interessante e tem muitos selos bonitos deste tema!
gosto muito da modalidade em que montaste a pagina, estes ... " bloquinhos" sao lindos e podem permetir uma maior specializaçao.
Por exemplo, podes criar umas paginas particulares para algumas naçoes mais importantes com as bandeiras historicas ou as estaduais brasileiras.
Mas acho tambèm bastante facil e lindo achar um selo com bandeira por cada pais ... Vai ficar uma beleza !!
ElioR

Mensagem por H Roberto em Sab Jan 13 2018, 18:07

Olá Elio...obrigado de coração  pela participação e pela sugestão. Assim vou guardando as opiniões dos amigos.. estudando...matutando...quando vou dormir fico imaginando a melhor maneira de montar as páginas baseando-se nas sugestões. Como você e Gnobre comentaram as bandeiras fazem parte da história de seus países. Essa foi a 1ª página mas já vou tirar a bandeira do Brasil e colocar outra no lugar. Como você comentou estou pensando em fazer uma página exclusiva para o Brasil. Forte abraço.

Última edição por H Roberto em Sab Jan 13 2018, 19:57, editado 1 vez(es)
H Roberto

Mensagem por H Roberto em Sab Jan 13 2018, 18:27

Fui pegar um chuveiro agora e tive uma coisa ideia como dizia meu piá mais novo...preciso organizar por continente. Com o andar da carroça as melancias vão se acomodando Laughing Laughing
H Roberto

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 14 2018, 13:51

Olá meus amigos...como abertura do meu álbum sobre bandeiras esta será a 1ª página. Foge um pouco do tema verdade mas é uma linda quadra que não poderia deixar de fora e sugestões e críticas sempre bem vindas  cheers
Mesmo porque preciso organizar separando por continentes..uma página para as bandeiras da lubrapex 78.
DSC01619 by H Roberto, no Flickr" />
H Roberto

Mensagem por ElioR em Dom Jan 14 2018, 14:35

Wow Shocked
Esta quadra è verdadeiramente uma joia!!
Eu colocaria como primeira parte da coleçao aquela dedicada ao Brasil, com a bandeira nacional, as historicas do Lubrapex e as estaduais seguindo. Depois colocaria as varias outras naçoes em ordem cronologico de criaçao da bandeira e de continentes.
So uma minha sugestao Smile
ElioR

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 14 2018, 14:46

Amigo Elio...você desmembraria essa quadra????
H Roberto

Mensagem por Glauber em Dom Jan 14 2018, 15:03

A título de informação e complementando a primeira mensagem do amigo GNobre, interessante ver uma explicação sobre a bandeira do Brasil, com suas estrelas e respectivos estados federativos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/criancas/2001-nota_bandeira_do_brasil.shtml

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por ElioR em Dom Jan 14 2018, 15:13

H Roberto escreveu:Amigo Elio...você desmembraria essa quadra????

Nunca terei o coraçao de desmembrar Embarassed ... E' tao bonita assim ...
Sò poderia esperar de achar estes selos singulos como franquia nas cartas!
ElioR

Mensagem por Glauber em Dom Jan 14 2018, 15:31

Olá, HRoberto!
Pelo que entendi o Elio não sugeriu "abrir" a quadra de selos brasileiros. A sugestão dele é que você organize sua coleção, separando as bandeiras por países e que coloque a bandeira do Brasil numa seção especial, já que tem a possibilidade de conseguir diversos selos.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 14 2018, 16:31

ok...entendido...também achei seria um pecado desmembrar essa quadra..acho que não chegaria a tanto. Obrigado pelas sugestões.
H Roberto

Mensagem por ElioR em Dom Jan 14 2018, 17:32

Glauber escreveu:

Olá, HRoberto!
Pelo que entendi o Elio não sugeriu "abrir" a quadra de selos brasileiros. A sugestão dele é que você organize sua coleção, separando as bandeiras por países e que coloque a bandeira do Brasil numa seção especial, já que tem a possibilidade de conseguir diversos selos.

Abraço,

E' isso!

Meu Portugueis ainda nao è otimo!
Na seçao especial do Brasil podes colocar esta lindissima pagina, uma pagina para as bandeiras historicas, e outras paginas para as bandeiras estaduais. Depois nas outras paginas, às vàrias bandeiras das naçoes em ordem cronologico de apariçao por cada continente, ou em ordem alfabetico mas sempre por continente. Very Happy
Mas qualquer seja o ordem ou a colocaçao das paginas, a coleçao vai ficar com certeza bem linda!! Very Happy
ElioR

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 14 2018, 19:20

Buenas...agora vou usar e abusar da boa vontade dos amigos. Vejamos agora a opinião de vcs.
Esse é o 1º da série da lubrapex 78. Depois vem a Bandeira do Principado do Brasil (1644-1816)
Em 3º a Bandeira do Reino Unido (1816 - 1821)
Após a Bandeira do Brasil Império (1822 - 1889) e por último a nossa atual bandeira.
Seria necessário desmembrar essa série. O que vcs dizem??
[img]DSC01622 by H Roberto, no Flickr[/img]
H Roberto

Mensagem por ElioR em Seg Jan 15 2018, 17:01

Eu acho muito bom!
Podes fazer uma ou duas paginas sò com estas bandeiras historicas, claro que desmembrar esta serie ... ou achar os selos singulos Wink
ElioR

Mensagem por Gnobre em Seg Jan 15 2018, 17:26

Caro H Roberto,

Tenho o seguinte pensamento que compartilho: se o bloco ou folha ou peça filatélica qualquer está disponível nas agencias dos Correios, podes fazer o que quiser. Desmembrar, dividir, misturar, carimbar, colar, ou seja, o que "der na telha". Está tudo liberado!!

Mas depois que o item não mais se encontra nas agências dos Correios, eu pessoalmente acredito que não se deve nunca mais alterar a sua condição. Faça o melhor possível com o item como ele está, ou encontre algum já desmembrado.

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Seg Jan 15 2018, 17:30

Para você a imagem de mais uma série de bandeiras do Brasil estilizadas:

Gnobre

Mensagem por H Roberto em Ter Jan 16 2018, 10:48

Então ficamos assim
DSC01637 by H Roberto, no Flickr" />
[img]DSC01638 by H Roberto, no Flickr[/img]
H Roberto