Publicações da Revista Postais - Correios

Ir em baixo

Publicações da Revista Postais - Correios

Mensagem por tony.smmm@gmail.com em Ter Jan 09 2018, 20:33

Para quem não conhece, segue link da Revista Postais dos Correios. com algumas matérias bem interessantes.
https://www.correios.com.br/sobre-correios/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais-dos-correios/postais-revista-do-museu-nacional-dos-correios
As primeiras eram impressas, não sei se ainda o são.
tony.smmm@gmail.com

Re: Publicações da Revista Postais - Correios

Mensagem por Glauber em Ter Jan 09 2018, 22:56

Olá, amigo!
Eu tenho um desses exemplares (não sei o número da revista neste momento). Realmente é uma revista feita com muitos detalhes e requer bastante tempo para leitura, pois é muito volumosa.

Durante a exposição Colecionar 2017, onde ocorreram exposições filatélicas (Brasília 2017 e Brapex 2017), exposições numismática, de orquídeas, automóveis etc. a ECT estava distribuindo gratuitamente a quem as desejasse. Pelo que pude perceber, ainda são disponíveis em 'papel' e não apenas de forma virtual.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Jan 27 2018, 17:45

Infelizmente, pelo que fui informado no Museu Correios, quando da minha visita em julho de 2017, a revista não será mais publicada. Uma pena,
pois se trata de um excelente veículo de divulgação de pesquisas envolvendo filatelia e história postal. Convido os amigos para acessar o número lincado a seguir, no qual publiquei um artigo acadêmico: https://issuu.com/culturacorreios/docs/revista_postais_08
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por odilo em Dom Jan 28 2018, 01:23

Parabéns pelo artigo Wilson.
Realmente os selos quando retratam um momento atual tem muito mais valor que quando retratam um momento antigo ou muito distante no tempo. Nesses casos, sempre vem com um forte apelo ditado pelos que no momento detém o poder.
Dai a dificuldade de retratar a História do Brasil através dos Selos.
Até mais,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por tony.smmm@gmail.com em Dom Jan 28 2018, 13:47

Wilson, um bom artigo esclarecendo os relacionamento de selos e peças filatélicas a sua condição histórica. Uma pena mesmo caso não tenha continuidade a publicação, pois baixei todos e estou lendo aos poucos a medida que consigo um tempo e trata-se de matérias de qualidade e profundidade de estudo.
tony.smmm@gmail.com

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Jan 28 2018, 15:48

Estimados amigos.

Muito obrigado pelos cumprimentos. Esse artigo é muito especial, pois resultou de um ano de grupo de estudos com os bolsistas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de História em que leciono. Ele também faz parte das pesquisas que estou a desenvolver sobre os selos postais como fonte histórica,
tema este que já possui significativos estudiosos, tais como o amigo Diego Salcedo, que também faz parte de nosso fórum.

Quanto ao encerramento da publicação, eu fico muito preocupado, pois ela é um EXCELENTE veículo de divulgação de resultados de pesquisas que envolvem a comunicação postal em seus mais variados aspectos. Infelizmente, ela ainda não era uma publicação qualificada, isto é, com avaliação "qualis"
emitida pela CAPES, mas tinha tudo para ser em um futuro próximo. Estarei em contato com seus responsáveis para confirmar se, de fato, ela será encerra,
ou surgirá uma versão online, muito mais barata de manter, porém sem o charme do impresso.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: