Belo carimbo falso (?) do Rio Grande do Sul

Ir em baixo

Belo carimbo falso (?) do Rio Grande do Sul

Mensagem por Julio Mantovani em Ter Jan 02 2018, 21:40

Boa noite a todos!

Fiquei em duvida se abrir este topico aqui ou na parte de falsos.

Gostaria de mostrar esta peça provavelmente montada e, perguntar se alguem ja tinha visto por ai.

Rio Grande do Sul? Nesta epoca? Talvez impossivel? Porem ja na decada de 1850 o Guia do Correio do Brasil lista a provincia do Rio Grande do Sul, alem de o proprio carimbo de Rio Pardo mostrar a escrita "Pro Rio Grande Sul", PA 1549 (SN 1843).

Excesso de tinta nas bordas das letras? Bom... um carimbo de Araraquara, citado e defendido por Henrique B. Ferreira no seu livro sobre os carimbos utilizados sobre os olhos de boi, tem as mesmas caracteristicas.
Segundo o autor, Comelli dizia ser falso tal carimbo de Araraquara (carimbo de borracha), porem o autor afirma ser possivel um carimbo metalico produzir este efeito se for batido sobre algo macio ou sobre um monte de cartas ou papeis...

Assim da ate para começar a defender este carimbo, nao?  Very Happy  Rolling Eyes

Mas olhando embaixo do carimbo, ignorando o 30 reis vertical (por enquanto), o que acham dos exemplares de inclinados?
Um bonito par do 30r tipo 1... e um 90r (tipo 2a?)

Tudo falso? nada falso? o sujeito teve coragem de fazer isto com tais selinhos?

Um abraço!

" />
Julio Mantovani

Re: Belo carimbo falso (?) do Rio Grande do Sul

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Jan 03 2018, 09:48

Bom dia, Julio, e obrigado por postar o fragmento. Ele tem um cheirinho bem forte de falsificacäo, pelos seguintes indícios:

- o carimbo até agora desconhecido. Paulo Ayres apresenta um carimbo "Rio Grande do Sul" (P.A. 1435), mas com as palavras em linha e uma cercadura incompleta.

- a cor viva do carimbo. Em geral, a tinta vermelha aplicada na época tende a oxidar ao longo dos 150 anos que se passaram desde entäo, assumindo uma tonalidade que vai do tijolo ao marrom.

- a presenca de um arco misterioso abaixo à esquerda, possívelmente  um outro carimbo, em cor diferente.

- a utilizacäo de dois tipos diferentes de 30 reis (inclinado e vertical). Uma agência de correio (presumivelmente a de Porto Alegre) näo teria tido problemas em colocar três exemplares iguais de 30 reis (p.ex uma tira de três verticais), que dariam menos trabalho de cortar a tesoura do que a combinacäo acima. E uma agência maior poderia completar os 180 reis de porte com menos selos.

- e finalmente, a disposicäo em linha quase reta dos quatro selos, e ainda bem apertadinhos. Nos objetos postais que se conhecem dessa época, os selos ficam mais soltos, mais separados do que alinhados, quase "dancando" sobre o envelope. Abs do fabio.
Fabio Monteiro

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 03 2018, 10:38

O ideal seria ver se o selo já foi carimbado.Se eram novos, o falsificador foi ousado,pois essas peças tem uma cotação alta. Se é q se trata de uma fraude.
amaury luiz possidente

Mensagem por Julio Mantovani em Qua Jan 03 2018, 10:51

Boa dia, Fabio e Amaury.

O cheirinho è bem forte mesmo! Very Happy Very Happy

A minha preocupaçao é com os inclinados. Nao consegui ver marcas de outros carimbos, por enquanto. Entao seriam novos. Sera que valeu (ou valeria) a pena fazer isto com selos deste tipo? Neste caso estamos falando de varias UF's destruidas por um carimbo que alguem pensou que poderia enganar a todos e valer mais do que os proprios selos... simplesmente.
Ousadia è pouco! Very Happy

Julio Mantovani

Mensagem por Julio Mantovani em Qua Jan 03 2018, 12:30

verso:

" />
Julio Mantovani

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 03 2018, 13:03

Esse é conhecido
amaury luiz possidente

Mensagem por Marcos Paulo em Qui Jan 04 2018, 09:13

Peça a estudar , mas creio ser verdadeiro  mesmo não sendo muito comum este tipo de porte , ainda mais com duas emissões diferentes. Em relação a cor da tinta vermelha do carimbo esta cor foi usada com alguma frequência principalmente a partir de 1844 , quando chegou ao Brasil em um embarque uma lata contendo 20 lbs de tinta vermelha. Seria um fragmento de 1850 no qual se utilizou os inclinados que restavam aproveitando para somar o porte. E existem muitos carimbos ainda não catalogados.

Última edição por Marcos Paulo em Qui Jan 04 2018, 11:13, editado 2 vez(es)
Marcos Paulo

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Jan 04 2018, 10:45

Fabio Monteiro escreveu:Bom dia, Julio, e obrigado por postar o fragmento. Ele tem um cheirinho bem forte de falsificacäo, pelos seguintes indícios:

- o carimbo até agora desconhecido. Paulo Ayres apresenta um carimbo "Rio Grande do Sul" (P.A. 1435), mas com as palavras em linha e uma cercadura incompleta.

- a cor viva do carimbo. Em geral, a tinta vermelha aplicada na época tende a oxidar ao longo dos 150 anos que se passaram desde entäo, assumindo uma tonalidade que vai do tijolo ao marrom.

- a presenca de um arco misterioso abaixo à esquerda, possívelmente  um outro carimbo, em cor diferente.

- a utilizacäo de dois tipos diferentes de 30 reis (inclinado e vertical). Uma agência de correio (presumivelmente a de Porto Alegre) näo teria tido problemas em colocar três exemplares iguais de 30 reis (p.ex uma tira de três verticais), que dariam menos trabalho de cortar a tesoura do que a combinacäo acima. E uma agência maior poderia completar os 180 reis de porte com menos selos.

- e finalmente, a disposicäo em linha quase reta dos quatro selos, e ainda bem apertadinhos. Nos objetos postais que se conhecem dessa época, os selos ficam mais soltos, mais separados do que alinhados, quase "dancando" sobre o envelope. Abs do fabio.

Também concordo que a coisa mais estranha é a utilização de dois selos diferentes de 30 réis. Não faz muito sentido....

Mas não arrisco dizer que seja falso!!!!

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Julio Mantovani em Qui Jan 04 2018, 12:27

Bom dia, caros.
Obrigado a todos pelos comentarios!

Quanto ao porte, 180 réis é provavel e possivel, tanto por mar quanto por terra. Se nao fossem os inclinados, o porte seria de 30 réis...
Sobre a franquia mista e o alinhamento dos selos, tambem acho possivel. Somente um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Visto que qualquer pessoa poderia colar os selos no envelope / carta (ou o que for), este foi somente mais caprichoso. Talvez fossem sobras ja cortadas das folhas, como tambem observou o Marcos Paulo.
Quanto ao carimbo na outra cor (preta), poderia ter sido aplicado na chegada?
Varias possibilidades... impossivel de determinar estas coisas. Entao a grande questao é o carimbo.

Me lembrei do carimbo de Araraquara citado no livro dos carimbos sobre olhos de boi, mas estou muito longe do meu livro.
Por gentileza, caros, voces conseguem arrumar esta imagem? so para ver se pode ajudar em algo.

Por enquanto nao arrisco dizer se é falso ou verdadeiro. Vamos estudando.

Um abraço.

Julio
Julio Mantovani

Mensagem por Julio Mantovani em Qui Jan 04 2018, 13:06

Procurando no catalogo do leilao dos inclinados da Spink achei exemplos de selos colados juntinhos ou mais cuidadosamente.

" />
Julio Mantovani

Mensagem por Julio Mantovani em Qui Jan 04 2018, 13:15

Me chamou a atençao o carimbo de Diamantina. O efeito causado em certas partes da cercadura do carimbo me parece similar. O que acham?
Està no seguinte documento disponivel no catalogo:

" />

obs.: estou de ferias... hehehhe cheers
Julio Mantovani

Mensagem por Marcos Paulo em Qui Jan 04 2018, 13:46

Julio Mantovani escreveu:Me chamou a atençao o carimbo de Diamantina. O efeito causado em certas partes da cercadura do carimbo me parece similar. O que acham?
Està no seguinte documento disponivel no catalogo:

" />

obs.: estou de ferias... hehehhe cheers

Júlio , esta peça me chama muita atenção , pois podemos ver um manúscrito "SP" que seria Serviço Público , no qual deveria ser isento de porte.

Mas creio ser verdadeira a peça , colocaram os selos por algum motivo , "eis a questão" !!!

Obs = O 10 Réis ao meu ver sempre foram usados para complemento de porte , e não para Jornais.
Marcos Paulo

Mensagem por Julio Mantovani em Qui Jan 04 2018, 14:53

Certo, Marcos Paulo... Mas talvez pudesse ser I.P. ao inves de S.P.
Poderia ser? confused
Julio Mantovani

Mensagem por Marcos Paulo em Qui Jan 04 2018, 15:04

No documento está escrito por ordem do Juiz e tem um nome de um subdelegado.
Marcos Paulo

Mensagem por Julio Mantovani em Qui Jan 04 2018, 15:13

Ou seriam relativos ao meio porte para autos e processos judiciarios...
(art. 74 do capitulo III - dos actos do poder executivo de 1829)
Julio Mantovani

Mensagem por Marcos Paulo em Qui Jan 04 2018, 15:26

Julio Mantovani escreveu:Ou seriam relativos ao meio porte para autos e processos judiciarios...

Júlio , o porte pode ser algo referente alguma lei e artigo como dito , a peça tem a certificação da Moorhouse.

Não sei se a peça foi vendida , estava sendo ofertada entre US$12,000 - US$15,000
Marcos Paulo

Mensagem por Julio Mantovani em Sex Jan 05 2018, 08:55

Eu tambem nao vi se foi vendida.
Julio Mantovani

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Jan 05 2018, 09:42

Marcos Paulo escreveu:
Julio Mantovani escreveu:Ou seriam relativos ao meio porte para autos e processos judiciarios...

Júlio , o porte pode ser algo referente alguma lei e artigo como dito , a peça tem a certificação da Moorhouse.

Não sei se a peça foi vendida , estava sendo ofertada entre US$12,000 - US$15,000

Esse Moorhouse assina até papel higiênico se vc pagar, igual uns certificadores que temos no Brazil......

JOSE RENATO

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 05 2018, 13:04

JOSE RENATO escreveu:
Marcos Paulo escreveu:

Esse Moorhouse assina até papel higiênico se vc pagar, igual uns certificadores que temos no Brazil......

Essa Moorhouse se não me engano não existe mais !!!

Mas quais seriam estes certificadores daqui do Brasil ?
Marcos Paulo

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Jan 05 2018, 19:57

Marcos Paulo escreveu:
JOSE RENATO escreveu:
Marcos Paulo escreveu:

Essa Moorhouse se não me engano não existe mais !!!

Mas quais seriam estes certificadores daqui do Brasil ?

Vc sabe muito bem!!!!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

JOSE RENATO

Mensagem por tony.smmm@gmail.com em Ter Jan 09 2018, 20:05

Minha opinião com relação ao Carimbo RS, além de todas as considerações feitas por todos, vale reiterar que temos um carimbo de borracha e estes somente passaram a ser utilizados no final do século XIX. No Museu dos Correios existe um acervo com centenas de carimbos do Brasil Império (de metal). Os carimbos eram de cobre inicialmente e depois de outros metais, inclusive alguns poucos mudos. Este é um tipo comum de fraude com utilização de carimbos de borracha. A história relacionada ao Comelli no início de se aplicar um carimbo de metal sobre um monte de cartas e dar este efeito, não acredito nesta teoria para o resultado desta peça, dado o formato liso que eram as bases dos carimbos de metais, ao menos deveria borrar. Faked postmark.
tony.smmm@gmail.com

Mensagem por Julio Mantovani em Sex Jan 12 2018, 07:21

Obrigado pela opiniao! cheers
Julio Mantovani

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: