Dimensões das letras das filigranas

Ir em baixo

Dimensões das letras das filigranas

Mensagem por walkar em Seg Jan 01 2018, 14:45

Alguém sabe de um estudo ou tem informações das dimensões das letras das filigranas?

Estou na odisséia de catalogar selos da Série Vovó. Tenho um caso de um selo que tem as letras da palavra "BRASIL" na filigrana que é provavelmente a "O" ou a "P" (acrósticos). O RHM só dá as dimensões das letras da P e Q. O selo pode ser o 324 ou o 332, dependendo da filigrana (a cor pode ser diferente também, neste caso: ocre ou laranja, mas não tenho referência da cor para comparar). Tive outras situações em que saber o tamanho (altura, largura) das letras da filigrana teria sido fantástico, mas não consigo achar nada no Google. Consegui tabelas neste fórum que estão me ajudando MUITO para catalogar a série vovó, mas aí tem essas situações em que a filigrana pode ser de dois tipos, e que talvez fosse possível saber qual a certa com as dimensões.

Qualquer ajuda será muito bem-vinda!

Walter

Última edição por walkar em Seg Jan 01 2018, 19:40, editado 1 vez(es)
walkar

Re: Dimensões das letras das filigranas

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jan 01 2018, 15:51

Oi Walter,

segundo o catálogo Scott, a filigrana "O" é o Wmk 256, com letras de 8 mm de altura (um dado importante que falta no RHM), enquanto a filigrana "P" é o Wmk 264, de letras com 7 mm de altura.

Como näo é nada fácil distinguir 7 de 8 mm a olho pelado, eu aconselharia colocar diversos exemplares de cada filigrana na benzina para poder comparar melhor as alturas das letras.

Outro detalhe que pode ajudar é a forma da letra A (em BRASIL). Na filigrana O/256 ela tem o topo mais achatado que forma um trapézio, enquanto que na filigrana P/264 o topo é pontudo e forma um triângulo quase equilátero. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por walkar em Seg Jan 01 2018, 17:08

Oi Fabio, muito obrigado pela informação. Seguirei sua sugestão.

Vale a pena investir no catálogo Scott? Tem mais informações sobre as filigranas do que o RHM (o único catálogo que tenho/uso)? Vale a pena ter outros (e.g. Yvert)? Coleciono só selos Brasil.

Grato, Walter
walkar

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jan 01 2018, 18:21

Oi Walter, sempre é bom saber os números de catálogos estrangeiros (Scott, Michel, Yvert) dos selos brasileiros que procuramos, porque muitas vezes aparece uma oferta num Ebay desses e vc nem tem tempo de descobrir se o selo à venda interessa ou näo.

Nosso colega de fórum Ulli Schierz fez, por isso, um pequeno manual para consulta rápida onde os quatro catálogos podem ser consultados em referência cruzada, até as emissöes de 2015. Detalhes aqui:
http://www.arge-brasilien.de/Publikationen/

No pé da página, sob o número 586, está a descricäo completa.

Mas eu tb comprei este daqui:
https://www.ebay.com/itm/Brazil-2018-Scott-Catalogue-Pages-525-630/361976737262?hash=item54477eadee:g:yQIAAOSwls5Y7QHT

Sai bem mais barato que o catálogo completo, é claro, e quebra o galho por um bom tempo. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: