Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Dez 17 2017, 05:29

Hoje o QdD deve ser bem mais fácil do que o anterior, pois o brasileiro que buscamos está presente em muitíssimas cidades do país. No entanto, poucos conhecem os detalhes de sua biografia, bem mais interessantes do que o apelido que o eternizou.

Nasceu de família nobre e rica e teve a melhor educação possível na época. Pelos 20 anos, continuou seus estudos na Europa, fazendo três cursos na mesma universidade. Foi um aluno tão bom, que pouco depois de encerrar o segundo curso pôde ingressar na Academia de Ciências do país. Em seguida, recebeu uma bolsa para estudar noutras universidades do continente, numa viagem que durou mais de dez anos.

Ao voltar à alma mater, o trabalho já o esperava: ocupou um cargo docente especialmente criado para ele e continuou suas pesquisas, assumindo também funções públicas. Mas ao cabo de quase vinte anos, largou tudo e voltou ao Brasil, onde começaria, já cinquentão, a carreira política que o tornaria famoso.

Nesta segunda carreira, participou de todos os acontecimentos nacionais mais importantes, sempre no olho do ciclone. Mas também sofreu com a volubilidade dos governantes, indo parar na cadeia e banido ao exílio. Depois de quase seis anos de ausência, regressou ao Brasil.

Após o segundo regresso, iniciaria uma terceira carreira, também conturbada por reviravoltas políticas, e dali a uns quatro anos foi novamente preso. Faleceu antes de completar 75 anos, não tão rico quanto ao nascer, mas com uma biblioteca de seis mil livros. Estas pedras lembram seu nome:


Foto: Didier Descouens
 
Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!


Última edição por Fabio Monteiro em Seg Dez 18 2017, 05:59, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Dez 18 2017, 05:57

Parabéns aos acertadores que descobriram José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o dito Patriarca da Independência do Brasil, possivelmente o brasileiro mais culto de seu tempo, e postaram os seguintes objetos:
 







     
Eis os acertadores, com seus respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(6:30) lima34: números 1 e 2
(7:47) rafaelkonzen: números 3 e 4
(8:55) FRITZEN: números 5 e 6
(11:34) Edson Benedito dos Santos: números 7 e 8
(12:37) Gnobre: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!



É interessante comparar como algumas wikipédias o apresentam: em português, ele era naturalista, estadista e poeta, nesta ordem! Em espanhol, depois dos atributos em português, era também político. Em inglês, estadista, naturalista, professor e poeta. Em francês, um naturalista, estadista e maçom. E em alemão, um mineralogista e estadista! Essas variações são, por um lado, uma prova das múltiplas aptidões de JB; por outro, um sinal de que sua imagem ainda não foi fixada em definitivo.

Seja como for, a sua biografia é impressionante, cheia de detalhes surpreendentes. Ou vcs sabiam que JB descobriu, entre outros minerais, a petalita em 1800 na Suécia,...


(Foto: Eurico Zimbres)

... foi Intendente-Geral das Minas e Metais do Reino de Portugal, comandante do exército português na Guerra Peninsular (quando D. João VI fugiu ao Brasil às pressas com quase toda a corte), introduziu a palavra tecnologia na língua portuguesa, escreveu um tratado sobre a pesca e utilização do óleo de baleia, era leitor de Rousseau e Voltaire, traduziu Virgílio e Píndaro, fundou o jornal O Tamoyo, atuou contra a escravidão (consta que não usava o trabalho escravo em suas propriedades) e foi ainda tutor de D. Pedro II, entre tantas outras atividades?

As pedras mostradas acima são a melanita e a andradita. A primeira é uma variante negra da segunda, que foi descoberta por JB na Noruega. O nome original era alocroita, mudado para andradita em 1868 por James D. Dana, em homenagem a JB.

Viveu seus últimos dias recluso na Ilha de Paquetá, e imagino que sua biblioteca era bem maior do que todas as outras da ilha juntas, naquele tempo. Que fim levaram esses tantos livros? Boa semana a todos!

Bonus track:

Obra completa de JB:
http://www.obrabonifacio.com.br/
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por odilo em Seg Dez 18 2017, 06:33

Parabéns aos acertadores e boa sorte.

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 76
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Dez 20 2017, 20:48

A Deusa da Fortuna deu o seu veredito:

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal

E com o final 5 do primeiro prêmio da federal vai o brinde desta semana novamente para o Fritzen, que sortudo! Parabéns, sai daqui na sexta-feira, antes do Papai Noel chegar.

Estava pensando no José Bonifácio, que depois de uma carreira política no Brasil morreu com menos dinheiro do que antes dela. Só isso já merece muuuito respeito, se compararmos com seus colegas de hoje...
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por FRITZEN em Ter Jan 23 2018, 07:42

Chegou ontem ...

agradeço ao Fabio ... muito boa a lembrança


curioso de que os Correios não são tão eficientes como no passado ... injustificavel a demora






avatar
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Jan 23 2018, 18:09

Oi Fritzen, legal que o brinde chegou bem!

Quanto às demoras e à ineficiência atual dos correios brasileiros, que hoje para entregar uma carta registrada internacional precisam com freqüência de mais tempo de que há 100 anos, já escrevi minha opiniäo aqui:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8972p25-triste-situacao-dos-correios#149697
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXV – José Bonifácio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum