SELO NOVO, MAS COM CARIMBO DE PRIMEIRO DIA APLICADO, AINDA VALE PARA FRANQUEAR UM ENVELOPE ?

Ir em baixo

SELO NOVO, MAS COM CARIMBO DE PRIMEIRO DIA APLICADO, AINDA VALE PARA FRANQUEAR UM ENVELOPE ?

Mensagem por Gnobre em Ter Dez 05 2017, 20:43

Essa é uma dúvida que me surgiu, pois já ouvi as duas versões (respostas Sim e Não).

Se alguém souber a resposta, e se possível tiver uma referência para endossar, agradecerei imensamente.

Muito Obrigado,

ps.: Na verdade eu sempre achei que poderia, ou a resposta SIM, mas em uma discussão agorinha com um colega, que firmemente disse que NÃO, decidi trazer essa discussão à comunidade. Acho que poderá ser um tópico interessante. Grato a todos,
Gnobre

Re: SELO NOVO, MAS COM CARIMBO DE PRIMEIRO DIA APLICADO, AINDA VALE PARA FRANQUEAR UM ENVELOPE ?

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qua Dez 06 2017, 21:17

Ouvi dizer que tais envelopes são apenas para efeito de colecionismo, porem , uma resposta mais correta, somente em uma agencia de correios. Algumas agencias contam com consultoria a filatelistas!
Silvio Luiz Troiano

http://troianosinformation.blogspot.com

Re: SELO NOVO, MAS COM CARIMBO DE PRIMEIRO DIA APLICADO, AINDA VALE PARA FRANQUEAR UM ENVELOPE ?

Mensagem por Glauber em Qui Dez 07 2017, 00:17

A resposta é........... SIM, mas se o(s) selo(s) for na moeda atual (Real). Qualquer selo obliterado apenas com carimbo comemorativo pode ainda circular normalmente, pois o carimbo comemorativo não inutiliza o selo.
Se um selo estiver sobre um envelope (tipo FDC ou EPD), este envelope pode circular sem problema.

Caso algum funcionário 'refugue' o envelope/a carta, entre em contato com o gerente da agência e/ou com outro funcionário que compreenda o assunto.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Qui Dez 07 2017, 06:42

Glauber, muito obrigado pelos comentários. Também concordo.

Para corroborar, veja abaixo informações retiradas do site dos correios:
(http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=339)

Nesse descritivo está escrito, clara e objetivamente:

Carimbo de Expedição:
... destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.

Carimbo de Primeiro Dia de Circulação:
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, ...

Carimbo Comemorativo:
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades

Assim somente o Carimbo de Expedição oblitera um selo para fins de expedição. Os demais não.

Entretanto, qual é efetivamente a base legal disso ? Qual o decreto, portaria, ou código legal que normatiza ou regula isso ?
O fato de estar escrito no site dos Correios é interessante, mas por si só não tem nenhum valor legal (pode a informação até mesmo estar incompleta ou errada).

Agradeço quem puder ajudar com essa informação !!!

Grato a todos,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qui Dez 07 2017, 14:45

Conversando com um filatelista profissional experiente, ele me confirmou expressamente que o carimbo de 1º dia não oblitera os selos para fins de expedição.

Agora somente resta descobrir qual a base legal disso (ele também não sabe) ...

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 16:47

Bom saber amigo, obrigado, tambem fico melhor informado
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Psique10 em Qui Dez 07 2017, 16:49

Eu não sei dizer com certeza, mas por via das dúvidas não arriscaria portear cartas com selos já carimbados. Isso é correr 1 risco desnecessário.
Psique10

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 16:51

Alem de que o selo pode vir a ser valorizado #Psique10
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Gnobre em Qui Dez 07 2017, 16:56

Colegas,

O objetivo meu não é enviar esses selos, é que estou estudando uns envelopes circulados e preciso dessa informação para concluir minha pesquisa.

Além disso, descobrindo a base legal, não há nenhum risco.

Vamos então descobrir qual é ?

Grato a todos.
Gnobre

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 17:06

me parece que o critério mais correto é o do selo em relação a moeda corrente. O selo foi produzido e pago para "colecionador", porem não utilizado. No período dos militares, quando houve troca do "valor" do cruzeiro os selos poderiam ser reutilizado, porem seu valor alterado! por hora essa é a única informação que tenho, claro que os selos em questão não eram carimbados. Como os selos de primeiro dia, com carimbo, são especiais, creio que entram nessa regra da moeda corrente, apenas terão que obedecer a tarifa vigente!
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 17:18

Os selos eram levados tão a sério quanto dinheiro! Eu presenciei selos sendo cortados com estilete para não ultrapassar o valor da tarifa, assim como o dinheiro não era trocado, mas carimbado com novo valor e , naquela época, falsificar selos era crime como falsificar dinheiro!
Hoje cada governo que sobe ao poder muda leis com as tais APCs. Creio que a legislação é a mesma, mas , volto a insistir, como selo de primeiro dia é comprado e guardado, pode ser sim utilizado, pois o carimbo é alegórico e não formal!
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Gnobre em Qui Dez 07 2017, 17:45

Obrigado Troiano,

Eu concordo com você .... mas cadê a respectiva legislação ?

Veja bem, saber é muito bom, mas nesse caso não resolve. Precisamos da regulamentação formal ...
Gnobre

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 18:39

Creio que de alguma forma incorporaram na atual legislação e os anos 80 foram muito conturbados com emendas constitucionais até 1988 quando aprovaram a atual constituição
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 18:43

Normalmente , que regia isso era o Ministério da Fazenda, mas com a criação do Banco Central ligado a casa da Moeda, ninguém quase tocou nesse assunto. talvez uma busca por legislação Postal possa ajudar.
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Qui Dez 07 2017, 18:44

Talvez no tema licitação dos Correios possa haver uma resposta
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Gnobre em Seg Dez 18 2017, 20:02

Não descobri a legislação formal, mas pesquisei e encontrei inúmeras peças que me tiraram muitas de minhas dúvidas, e por enquanto me dou por satisfeito. Em relação à legislação, um dia nós nos trombaremos por ai. Grato a todos,

Gnobre

Mensagem por odilo em Seg Abr 09 2018, 06:29

Olá amigos e amigas.
Retorno a este tópico para mostrar como foi comemorado o Dia do Filatelista (05/03/2018) aqui na AFSC em uma reunião no dia 10 de março passado. Tivemos a presença da diretoria filatélica da regional de Florianópolis através do Sr. Gabriel e assistente. Eles nos brindaram com comes e bebes além de trazerem muitos carimbos comemorativos de 2017. Assim, quem estava presente, pode aproveitar e obter quantos envelopes de primeiro dia quisesse.
Já que este é o tema deste tópico.
Vejam algumas fotos ....

Última edição por odilo em Seg Abr 09 2018, 07:02, editado 1 vez(es) (Razão : Atualizar)

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gnobre em Ter Abr 10 2018, 06:47

odilo escreveu:Olá amigos e amigas.
...
Assim, quem estava presente, pode aproveitar e obter quantos envelopes de primeiro dia quisesse.
...

Olá odilo, grato por disponibilizar.
Isso comprova que os carimbos de 1º dia podem ser, de favor, aplicados fora do período.
De minha parte estou bem com isso, mas é bom saber.
Um abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por odilo em Ter Abr 10 2018, 08:36

Então, estes envelopes e cartelas de souvenir que obliteramos com carimbos comemorativos podemos depois usar para enviar cartas aos amigos.
Elas vão receber um carimbo datador, o que vai comprovar que circularam.
Abraço

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Abr 10 2018, 18:03

Por coincidência recebi hoje uma remessa do Canadá, franqueada com uma quadra em FDC com carimbo comemorativo datado de 5 de setembro de 1990, além de outros dois selos regulares, que imagino serem mais recentes:

O correio canadense näo viu problema algum em utilizar-se o FDC quase 28 anos depois de carimbado. Pena que näo veio nenhum carimbo datador atual. Mas tb já enviei daqui para o exterior selos com carimbos especiais numa boa, que apesar da obliteracäo valeram ainda pro porte.
Fabio Monteiro

Mensagem por Luis Santos em Qua Ago 22 2018, 05:51

Caro Gnobre.

Aqui em Portugal também temos envelopes de 1º Dia. Qualquer envelope deste tipo vendido numa Estação de Correio poderá usá-lo para circular. Independentemente do carimbo ter mais de 2 anos.

Dum modo particular esses envelopes FDC serviram para fomentar outro tipo de coleccionismo. Negócio para os Correios.

Eu sou adepto do FDC com carimbo normal duma Estação qualquer de Correio, e de preferência circula-lo com o porte correcto. Mas como deixei de coleccionar selos a partir de 2000 e de ter fechado a minha colecção em 1985. Não procuro arranjar FDC actuais.
Luis Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: