Aves

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Re: Aves

Mensagem por Luis Santos em Qui Ago 23, 2018 5:03 pm

Caro ale.rs.

Excelente site para fazer uma temática de todo o mundo da temática aves.

Para tratamento cientifico seguem ainda:
http://www.oiseaux.net

Para Portugal:
http://www.avesdeportugal.info/avesdeportugal-alfab.html
https://avesdosazores.wordpress.com/aves-dos-acores/
http://www.atlasdasaves.netmadeira.com/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=80&lang=pt
Luis Santos

Mensagem por Glauber em Qui Ago 23, 2018 5:32 pm

Olá, Luís!

Ótimo site. Mas em relação às aves brasileiras, indico este site: https://www.wikiaves.com.br/

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por ale.rs em Sex Ago 24, 2018 4:47 pm

Que bacana essa lista de sites para consulta.
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Seg Ago 27, 2018 6:15 pm

Segue em anexo os primeiros envelopes empregues nesta temática.

Os envelopes circulados também entram muito bem nesta temática.
Para estes selos nem sonhava algum dia precisar deles para uma futura temática. Infelizmente não fiz circular qualquer selo desta temática em tempo útil.
Porem ainda tenho a esperança de fazer circular a serie Priolo CE3700 a CE3705 de 2008. Esta serie ainda pode circular de acordo com informação no catálogo Mundifil 2018.
Será importante faze-la circular para um endereço nos Açores.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Seg Ago 27, 2018 6:16 pm

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Ago 29, 2018 4:55 pm

Segue em anexo mais 2 folhas com o pássaro Priolo dos Açores.

Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Qui Ago 30, 2018 9:15 pm

Luis. Pelo que vejo teu interesse é apenas em selos de aves emitidos por Portugal, certo? Senão poderíamos ver o que conseguimos de selos brasileiros deste tema (eu ainda estou um pouco desatualizado das emissões atuais) e trocar correspondências.
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Sex Ago 31, 2018 4:26 am

Caro ale.rs

O meu método é sempre o mesmo. Um projecto de cada vez. Para esta temática e como comecei este ano. Em primeiro lugar tratar de todos os selos com a prata da casa. Ter todos os selos emitidos.
Como se tratam de animais, e neste caso aves. As aves como qualquer animal selvagem não reconhecem as fronteiras humanas. Então em modo geral as aves que existem em Portugal também existem em Espanha. Espanha será o país seguinte. E quando tiver todas as aves desenhadas desse país, irei verificar outros países da Europa. As aves migratórias em Portugal uns tempos estão na Europa, outros em África.
O outro critério que uso para os selos fora da UE, e em especial países de África irei ter o cuidado de criar uma linha temporal até 1979. De 1979 são riscados quaisquer selos e de qualquer país de África. Não que seja por algum preconceito, mas pelo facto dos países PALOP e outros do continente africano terem selos emitidos não pelos Correios, mas por outras empresas. Resumindo, são selos que não seguem o circuito postal e também não são vendidos nas Estações de Correio. Já tenho visto blocos com muitos selos. Moçambique editou recentemente um bloco com 30 selos no valor de 15€. Mais as Casas que fabricam estes selos, também imprimem o carimbo comemorativo. Resumindo, são um lixo de selos muito bonitos e vistosos.
É um conselho que dou. Comprem selos que tenham a certeza que circularam e foram vendidos nas Estações de Correio local. Em Portugal e por enquanto, ainda são os Correios (Ctt) que os controlam e lançam informação ao publico.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Sex Ago 31, 2018 6:05 am

Exemplo de "selos" emitidos em Moçambique.

Veja-se o seguinte comentário de Metical a respeito de nova serie a sair em breve:

E cito:
"Premissa: os correios já não imprimem e emitem selos por iniciativa própria mas, quando imprimidos em Maputo, são "encomendados" por entidades privadas para comemorar seus aniversários, eventos, etc. "Encomendar" significa sustentar os custos de produção. Há entidades que também ficaram com a inteira, ou quase, tiragem dos selos, evidentemente com um acordo prévio. Obviamente não surgem assim muitas oportunidades de emissões locais (os selos emitidos nos ultimos anos são pouquissimos). A franquia das cartas continua com os "cromos" da Lithuania e restos das emissões anteriores, incluindo aquela com taxas do antigo metical.

O que soube é que por detrás destes selos está a empresa chinesa que construiu a ponte, mas não sei quais são os termos do acordo e em que vai exactamente consistir a emissão. Pode sempre acontecer que os chineses reservem todos para eles. Nesse caso a taxa de 32 MT lhe seria conveniente porque é a taxa (a mais baixa) usada para a correspondência para o interior. Admira-me que não faças pelo menos um selo com taxa para cartas para o estrangeiro. Uma emissão de 30 selos contudo parece-me decididamente exagerada e inutil.
Soube também que correios e chineses ainda não chegaram a um acordo definitivo por causa de algumas exigências (não sei quais) destes ultimos.

Ainda não há data marcada para a inauguração da ponte. Fala-se de 25 de Setembro. E' provável que o lançamento dos selos seja na mesma data da inauguração.
Já aconteceu no passado que me falaram de novas emissões (Congresso da Frelimo, por exemplo) mas depois não aconteceu nada."

http://www.selos-postais.com/forum/index.php?topic=14231.0

O meu conselho:
Coleccionem selos, mas selos mesmo... Existe tanta coisa por aí boa e de confiança... Não comprem "lixo". Para quem gosta de coleccionar selos de todo o mundo, adquira um catálogo Ivert dos anos 70, ou consultem algum junto de um clube e ou associação de filatelistas. É muito fácil encontrar esses livros. Depois país a país vão construindo a vossa temática. Quantos mais critérios específicos tiverem. Menos selos serão necessários adquirir.

Eu para esta temática de aves, optei por ter selos unicamente desenhados. Ficam de fora todos os que são montagens de fotografia pelos designers modernos...

De resto o que interessam mesmo são os nossos próprios critérios.
Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Sex Ago 31, 2018 10:43 pm

Luis, penso que como colecionador amador (não participante de mostras e competições), se selos não oficiais vem em um pacote, não vou desprezá-los totalmente. Talvez faça uma página (quando começar a montar álbuns) com uma ou outra série deles fazendo referencia a não ser oficial. Já para adquirir algum material específico a pesquisa é mesmo necessária e os selos que não são selos não valem qualquer investimento.

Percebi isso com alguns selos adquiridos num pacote sobre automóveis recentemente (quando aproveitei o bônus de US$10,00 do ebay e encomendei dois pacotes sendo 200 de aves e 100 de automóveis). Alguns selos africanos tem o carimbo no mesmo lugar e tem goma, etc... Bem suspeitos. O tema automóveis me parece ser bem difícil por estar repleto deste tipo de emissões duvidosas.

Quanto a necessidade do catálogo é claro que o impresso é bem mais agradável e por ser original 100% confiável, mas constatei que o site https://colnect.com/br/stamps/catalog não tem numeração própria e faz sempre referência aos catálogos conhecidos, ou seja, se não está em nenhum dos catálogos que o site cita provavelmente nem apareça no catálogo virtual (ou, acho pouco provável, apareça sem número). Aí é uma questão de definir, se é o Ivert que é o confiável pesquisarei no colnect selos com referência deste catálogo. Assim espero, pois não tive tempo de pesquisar o site mais a fundo e por não ter um exemplar do catálogo não foi possível comparar. São impressões do pouco que vi no site, pelo menos a intenção de quem faz ou colabora parece ser séria.

Já o www.stampworld.com tem uma numeração própria e esquisita, uma sequencia de letras, geralmente. Quando, uns dias atrás o nosso amigo Gnobre abriu um tópico sobre um bloco emitido por um destes países e foi levantado o tema das emissões não oficiais, constatei que o bloco, que não era oficial, constava no Stampworld e não constava no Colnect. Dias depois procurando uma referência específica vi que o Stampworld tinha um filtro "emissões oficiais" ou algo assim, mas não tive tempo de explorar estas opções para ver se realmente filtra os pseudo-selos. O Stampworld parece ser bom para consultar o valor de mercado (ao menos de selos mais antigos e de países tradicionais) e situar um selo no tempo, mas como referência não serve para nada. O Colnect parece ser mais útil e mais completo de informações relevantes, embora como eu disse, não tenha tido tempo de conhecê-lo melhor.

Fico pensando no que ocorreu com os cartões telefônicos quando a telefonia foi privatizada. Claro que tempos depois o crescimento da telefonia celular praticamente matou os "orelhões", mas durante algum tempo os cartões telefônicos continuaram a ser utilizados e deixaram de ser emitidos aqueles com informações culturais para dar lugar a propagandas institucionais.
Penso que Correio privatizado não é correio, perde toda função cultural inclusive, e provavelmente acabariam com as iniciativas de filatelia. Me parece que as tais emissões personalizadas, que inclusive os correios daqui tem oferecido, se enquadram nesta preocupação que relataste.
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Sab Set 01, 2018 7:58 am

Caro ale.rs

Em minha opinião, não se trata de profissionalismo e ou amadorismo filatélico. Não se trata de competição e ou divulgação. Trata-se sim de selos, selos oficialmente emitidos pelos Correios. É isto que eu intendo por filatelia. Que eu intendo por coleccionar selos...

Eu pessoalmente devo informar a diferença entre boa filatelia e a má filatelia, dado que já ando na filatelia há 40 anos quando ainda tinha 9 anos. E comecei do nada, nunca recebi qualquer herança... Fui também um principiante, e considero-me amador, porque não participo em competições. Participo sim, em mostras filatélicas para divulgação.
Por vezes os principiantes são aliciados pela pacotaria, mais barata e em numero na casa das dezenas e ou centenas de selos. Há para todos os gostos e preferências pacotes de 100, 200, 500, 1000, ... todos diferentes desde 2€ aos 30€... É só escolher...

Cabe a mim e pela experiência que tenho, o dever de chamar a atenção dos principiantes ou amadores, que existe muito "lixo" dito filatélico no mercado. Especialmente na net...
Eu prefiro ter 20 selos oficialmente emitidos por 20€ que 2000 "selos" muito bonitos e vistosos não oficialmente emitidos pelo Correios pelos mesmos 20€.

Qualquer loja de filatelia no vosso país e de preferência bem aceite e divulgada pela confiança e pela honestidade junto dos filatelistas, facilmente e a pedido de um amador, junta todos os selos emitidos pelo vosso país usados ou em novos dum determinado tema. Ou ainda de outro país aquilo que tiver oficialmente emitido nesse país. É mais caro que uma pacotaria vulgar com algum "lixo" filatélico. Mas em compensação, o amador ou principiante sabe que o que tem é bom, e tem seguramente mais valor por isso. Ficará ainda mais caro se subirem a fasquia em relação aos selos novos com ou sem charneira, e ou usados com um carimbo em que se consegue ler a data e a localidade de onde foi batido.

Temos o dever de proteger quem se inicia neste hoby, não comer gato por lebre...
Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Sab Set 01, 2018 11:16 pm

Entendo perfeitamente, Luis.
Ainda não sei o que fazer com as "figurinhas" que porventura vierem em algum pacote do Ebay. Talvez desista do tema Automóveis, por excesso de selos destes países que permitem emissões não oficiais nos pacotes mais em conta. E numa próxima ocasião seria importante perguntar antes de comprar quais os países que mais aparecem no pacote ou checar se o vendedor toma cuidado com isso. Acho que quando se está no estágio inicial de um tema e compra pacotes é importante variar os vendedores para obter variedade.
Depois que se tem uma variedade grande para-se com os pacotes e começam as aquisições individuais, penso eu, a menos que exista capacidade de investimento e um propósito bem claro e delimitado. E tudo depende do valor disponível para investir. A partir do momento que começar a investir em series completas ou selos comprados individualmente talvez tenha mesmo que diminuir os temas. Fica financeiramente inviável ter várias coleções filatélicas recebendo investimento.

Neste contexto como vês as emissões sob encomenda que Correios, inclusive do Brasil, adicionam em seu Portfólio como produtos disponíveis? Algumas vezes a personalização acontece na vinheta (como a que consta na minha assinatura contendo o mascote do time), mas em alguns casos o próprio selo (com valor de franqueamento) é personalizado sob encomenda.
http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=7460
http://www.correios.com.br/a-a-z/selo-personalizado
https://www.filateliabrasileira.com.br/index.php?route=product/category&path=1_72_73
Até que ponto consideramos personalização como item filatélico? Penso que devemos desconsiderar o selo personalizado e considerar consideramos somente vinhetas que tem a ver com o tema do selo original (como o mascote no selo que homenageia o time). E quando a personalização é feita sob demanda de algum órgão público, uma autarquia ou empresa pública, como os próprios correios?
Como os catálogos estão vendo isso? Talvez o delimitador é o que um catálogo sério leva em conta. Um selo de propaganda de uma empresa não é muito merecedor de constar em uma coleção, penso eu. Por outro lado, no caso do Brasil não existem emissões de faz de conta, pois, pelo que entendi todas são feitas para circular, mesmo as com propaganda ou personalizações para nichos específicos.

Portugal já disponibiliza este tipo de serviço? Se sim, como é visto por aí?
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Dom Set 02, 2018 7:26 am

Caro ale.rs

Os serviços de Correio há muito que são variados. Todos os catálogos têm duas partes bem distintas. A 1ª parte para os selos emitidos para o serviço de Correio, que vão desde os clássicos aos correntes. E uma 2ª parte onde se encaixa os selos Porteados, multa, Correio Aéreo, encomendas, etiquetas, etc... E mais recentemente os personalizados, não catalogáveis.
Os Ctt de Portugal também tem o serviço de selo personalizado, em "Meu selo". A diferença é que este serviço é um exclusivo Ctt. Se eu quisesse mandaria fazer 3 ou 4 folhas 15€ cada +/- com a fotografia de todos os pássaros que habitam ou passam por Portugal, e montava uma temática. E de certeza que seria única. Não se pode dizer que seria uma raridade porque se trata de uma emissão particular....

O que fazer então?

Critérios, tudo se resume ao critério que se quer nas nossas colecções. Como estamos num tópico de temática aves. Darei o meu método:

Perguntas que se apresentam:
Que temática gostaria de fazer?
R: Aves.

Aves! De Portugal? De outro país? Dum Continente? Do mundo inteiro?
R: Aves de Portugal e Ex-Colónias emitidos pelos Correios de Portugal.

Que período irá tratar a temática aves? São todos os selos que têm um pássaro? São selos que identificam o pássaro?
R: O período desde sempre até aos nossos dias, referenciados em catálogo. Os selos têm que ter o pássaro bem identificado, destacado e desenhado sob uma perspectiva naturalista. A fotomontagem não entra.

A temática escolhida Aves é para visualização pessoal? É para divulgação? É para competição?
R: Esta temática de aves é para participar em mostras filatélicas para divulgação da filatelia, com o objectivo educacional, e de convidar quem queira coleccionar selos.

Os selos são usados ou novos?
R: Os selos são novos. Usados só circulados em carta e ou com carimbo especial, e FDC.

Como organizar a temática aves?
R: A 1ª parte identificar as aves que constam nos selos em Ordem, Família e espécie.
R: A 2ª parte será uma surpresa aqui para o forum, em tempo será respondida ...

O que entra para a temática de aves, para além dos selos emitidos pelos Ctt?
R: FDC especiais, um ou outro carimbo comemorativo, correio circulado, blocos, cadernetas, provas se encontrar, erros se encontrar...

Como e onde arranjar os selos e restante material?
R: Selos adquiridos nas próprias Estações de Correio, Comerciantes exemplos: http://www.filatelia.com.pt/ (Só para selos de Portugal e Ex-Colónias) Este comerciante é um dos mais prestigiados para os selos de Portugal.
https://www.isabelraposo-filateliacolecionismo.com/ (Selos de todo o mundo e temáticos) Este comerciante é excelente reunir conjuntos de selos temáticos a pedido. Também vende pacotaria.
https://www.delcampe.net/en_GB/collectables/ este site especifico de coleccionismo é excelente para adquirir peças circuladas.
E por ultimo em leilões de sala...

Como serão construídas as folhas?
R: Com a minha criatividade.

Quanto dinheiro é disposto gastar?
R: Não mais de 15€ por mês num espaço de 3, a 5 anos. Não há pressa!
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Set 02, 2018 11:48 am

Espero estar a contribuir para quem pretende iniciar uma coleção temática, saiba o que pode andar aí no mercado. Antes de adquirir selos, não tenham receio em pedir uma opinião junto de um coleccionador mais experiente, ou mesmo aqui no fórum. Para o caso de ter boas informações sobre selos estrangeiros. Para países que falem inglês, ou castelhano inscrevam-se em fóruns filatélicos desses países.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Seg Set 03, 2018 5:46 am

Recentemente adquiri uma carta muito interessante no delcamp.
Esta é a minha primeira carta circulada para esta temática.
Porte correcto.
O interessante é que o carimbo é da Madeira, tal como o selo com a ave.
Assim que a receber irei fazer a montagem da folha.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Set 05, 2018 6:37 pm

Segue em anexos mais um passarinho.
Também aqui se pode juntar um postal máximo em que o pássaro vem identificado no postal.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Sex Set 07, 2018 2:06 pm

Segue a forma como encontrei para introduzir um pouco de história postal.
Foi difícil mas lá encontrei uma carta com o carimbo do Funchal - Madeira, sobre selo da Madeira.
Informo ainda que se trata de um ensaio de folha. A folha ainda poderá ter modificações, mediante a analise que venha a recolher...

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Seg Set 10, 2018 5:44 pm

Caro Ale.rs

Em relação ao site que sugeriu para selos de todo o mundo, deixo aqui 2 exemplos em falta.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Seg Set 10, 2018 5:49 pm

Continuando. O ideal é adquirir um catálogo temático IVERT.
O 1º selo trata-se de uma Freira.
O 2º selo trata-se de um Priolo.

Em breve irei montar estes selos em conjunto com os blocos:

Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Ter Set 11, 2018 12:37 am

Luis Santos escreveu:Caro Ale.rs
Em relação ao site que sugeriu para selos de todo o mundo, deixo aqui 2 exemplos em falta.

Luis Santos escreveu:Continuando. O ideal é adquirir um catálogo temático IVERT.

É verdade, Luis, mas como diz o ditado, quem não tem cão caça como gato (sozinho, por conta própria) ou uma variante do mesmo ditado, quem não tem cão caça com gato (um pouco mais difícil adestrar o bichinho pra cumprir tarefas, mas pode ser que sirva).
Sites como estes são na maioria dos casos colaborativos e vão se atualizando aos poucos. Por ser um trabalho amador os critérios podem variar e precisam ser atentamente observados e podem haver lacunas na atualização, principalmente do que for mais recente. A tendência é que atualize, salvo se quem atualiza abandonar o serviço.
E o catálogo vai ter garantia de ser completo até seu respectivo ano. Depois tem que pesquisar ou comprar mais catálogo. Devido a renda x custo de vida no Brasil temos sempre um limite para investir.

Sacanagem isso que os correios tanto de Brasil quanto de Portugal inventaram da folhinha pequena. Assim para ter a parte decorativa muita gente compra mais selos do mesmo. Outra sacanagem é o valor. A maioria dos comemorativos hoje por aqui custam valores que dificilmente serão usados para circular. Estive na agência filatélica de Porto Alegre hoje e comprei alguns selos (bastante considerando o limite que pretendia), inclusive os mais recentes do nosso tema (por aqui que eu saiba os mais recentes são de 2017, mas lá não tinha todos, então teria que pesquisar as emissões anteriores para ter certeza). Estes felizmente possuíam o valor de uma carta normal, mas um deles vem na forma de folhinha para induzir comprar 5 vezes mais selos. http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/wbm2400901p01.aspx?cd_company=ErZW8Dm9i54=&cd_product=Bk/2uMApUAc=&cd_department=tCRyIXo8l90=&cd_subdepartment=fNWwEmn/dN4=
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Ter Set 11, 2018 2:48 pm

Caro ale.rs.

Em relação aos últimos selos que coloquei aqui, incluindo os blocos (folhinha pequena) são de 1986.
Tal como já disse por aqui não é a quantidade que faz a diferença. Por vezes com o preço de alguma quantidade mais vale adquirir uma serie completa em novos e usados e respectivos blocos. Aí no Brasil uma simples serie de pássaros completa não deverá ser muito cara. E há sempre a hipótese de adquirir em usados bem mais em conta. Já tem todos os selos com pássaros emitidos nos últimos 50 anos aí no Brasil?
Luis Santos

Mensagem por Glauber em Qua Set 12, 2018 12:28 am

Caros amigos Luis e Alexandre,

Apesar deste tópico não ser o espaço mais adequado para debatermos sobre os "selos-figurinhas", pois estamos diante de um tópico aberto pelo Luiz para mostrar sua coleção de aves, vale relembrar que este assunto (figurinhas, selos nocivos, condenados etc.) já fora bastante discutido aqui no fórum.

Em muitos casos, como relatou o Luis, alguns países "vendem" a empresas privadas e especializadas no assunto os direitos de escolha dos temas, fabricação e comercialização dos selos. Por isso, vemos milhões de selos de países africanos, p.e., com imagens de Michael Jackson, Pelé, Michael Jordan...
Quanto aos selos que já vem com o carimbo 'impresso', esses são chamados de CTO (Canceled To Order).

Mas, neste tópico, vamos apreciar as belas aves do Luis.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luis Santos em Qua Set 12, 2018 4:58 am

Caro Glauber

Estou plenamente de acordo.
Este tópico aberto pelo H Roberto, apenas devam ser colocadas as folhas e alguma informação útil sobre os trabalhos aqui postos. E para as aves qualquer um de nós poderá colocar aqui folhas da colecção e informação de trabalhos seus sobre esta temática. Mais, inclusive estudos bem mais aprofundados sobre a ave, seu habitat, avistamentos, alimentação, locais de nidificação, espécies ameaçadas, entre outros comportamentos...
Toda a informação sobre a forma mais adequada de aquisição de materiais e métodos deverá ser aberto um tópico apropriado para o efeito. Até porque todos os métodos são transversais a qualquer género de temática.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Set 12, 2018 10:22 am

Seguem algumas mini-folhas.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Set 12, 2018 10:26 am

Luis Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte