Aves

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Aves

Mensagem por H Roberto em Qui Abr 05 2018, 17:35

Amigo Gabriel...sinceramente meu amigo fico sem palavras. Como disse tempos atrás a outro colega aqui no fórum: comentários assim são uma injeção de incentivo para sempre aprimorarmos e procurar fazer sempre o melhor possível...não descuidar na pesquisa e capricho. Bom...vamos lá e  ver se consigo te ajudar o que será para mim uma enorme satisfação. Dias atrás estive lendo o comentário do nosso amigo Glauber a outro colega parece-me que tencionava iniciar uma coleção sobre navegações. Ao iniciar uma coleção temática abre-se um leque à sua frente como se fosse ramificações...é uma tentação mas se você não focar-se no tema principal vai ficar complicado. Exemplo:
Iniciei um tema sobre aeronaves. Tempos depois me apareceram selos sobre mulheres aviadoras. Pronto...lá fui eu pesquisar sobre homens e mulheres na história da aviação. Procure fazer pesquisas em mais de um site e compare as informações.
É como mergulhar no oceano e vai-se descobrindo coisas novas. Se você pretende futuramente participar de exposições deve observar algumas regras caso contrário você faz sua coleção conforme tua preferência...como melhor lhe aprouver. Um recado: estude e pense bem antes de começar a montar o álbum. Faça páginas provisórias..olhe...analise onde pode melhorar...não tenha pressa. Estou reeditando meu álbum sobre reis e rainhas. Tivesse pensado bem logo no início não teria necessidade de estar refazendo. Bom meu amigo...acho que é isso. Se surgirem mais dúvidas por favor estou à disposição com grande prazer. Aqui no fórum existem outros colegas com bastante experiência em temáticas...vamos aguardar mais dicas. Talvez eu tenha esquecido algum detalhe.   Vou abrir um envelope com teu nome e sempre que aparecer algum passarinho voando por aqui vou guardar para você. Forte abraço.

Última edição por H Roberto em Qui Abr 05 2018, 21:38, editado 2 vez(es)
H Roberto

Mensagem por Glauber em Qui Abr 05 2018, 17:38

Luis Santos escreveu:Bom dia Roberto.
(...)
Para ajudar a pesquisar a passarada recorri a um site. Ao qual o forum não me dá permissão de mostrar.

Luís, fiquei com o pensamento "por que o fórum não te dá permissão de mostrar o site". Creio que pode, sim. Basta disponibilizar o link da página.

No mais, quero te dar os parabéns pela belíssima coleção. A folha da coleção que nos mostra, está um primor.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luis Santos em Sex Abr 06 2018, 06:07

Bom dia caro amigo Gabriel.

Antes de tudo faça-se sócio dum clube e ou associação de coleccionadores, de filatelia o mais perto possível de onde vive, caso ainda não o tenha feito... Não perca mais tempo.

Em relação a organização de uma qualquer colecção há vários pontos que devemos ter em conta:
1º O mais importante de todos. Consiste em que moldes e que destino queremos dar, ou fazer uma colecção. É para competir? É para divulgação em mostras filatélicas? É para sua própria exclusividade?
2º É muito útil conhecer e ver outros trabalhos realizados em mostras, forum ou em blogs, para se ter uma ideia. Não só pela criatividade como também, os métodos usados na montagem das folhas.
3º Após definir o objectivo da colecção, focar apenas nesse objectivo. Não dispersar para outro tipo de temas ou temáticas. Para tudo requer um tempo. Aqui corre-se o risco de ter muito e no final não se tem nada...
4º Quando se trata duma temática devemos dar especial atenção aos selos emitidos no seu país, depois partir para os países vizinhos. Para o caso de serem aves. Elas não habitam somente no Brasil. Elas migram. E os animais e as plantas não conhecem fronteiras...
5º Que tipo de selos devemos procurar. Selos novos? Ou selos usados? Evitar ter mistura na colecção.
6º Criar regras. Por forma a não fugir ao tema objecto.
7º Procurar valorizar a colecção com algumas cartas circuladas com porte correcto, selos com erros e provas, specimen...

Depois de responder a estas questões fica com o objectivo traçado. Traçar um índice em como vai tratar o assunto, por forma a ter uma orientação para o trabalho, que é sempre pessoal.

Cuidados a ter: Não adquirir selos que não foram emitidos para circular no circuito postal, e ainda as cinderelas. Sobretudo para toda a filatelia a partir de 1980 todo o cuidado é pouco. Há muito lixo desse por este mundo fora...

Sempre que tiver duvidas em selos que possam conter erros, certificar que não foram intencionalmente feitos. Consulte o forum e ou ainda o seu clube, e ou associação.

Eu pessoalmente não estou a fazer nenhuma temática com selos estrangeiros. Primeiro trato a prata da casa.... Para o caso de algum dia vir a fazer, irei estabelecer um intervalo de tempo, por exemplo 1950 a 1980 começando pelos países que fazem parte da Europa. No seu caso da América latina.

Boa sorte.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Sex Abr 06 2018, 06:53

Amigo Glauber.

Pois não sei porque este forum não me deixa colocar um link.
Tenta colocar o link que disponibilizei no forum selos e postais, para o tópico "A filatelia e as aves".

Obrigado pela tua opinião sobre essa série que tratei muito recentemente, como pudestes ter assistido na medida em que as fui montando.

Irei continuar aqui neste forum e neste tópico com a montagem das folhas para a restante passarada.

Em relação á tua temática a "Desertificação, o mundo em alerta - 2ª edição" está muito boa. E trata um assunto muito actual e real. Sobretudo quando se vive no país mais lindo do mundo.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Sex Abr 06 2018, 08:46

Segue em anexo o próximo selo a tratar:
Depois de o classificar através do link que tentei colocar no tópico deste forum:

Ordem:
Passeriformes
Família:
Corvidae
Genus:
Cyanopica
Científico:
Cyanopica cyanus

Luis Santos

Mensagem por Gabriel em Sex Abr 06 2018, 09:34

Amigo H Roberto, fico muito agradecido por sua disponibilidade sempre em auxiliar e compartilhar conhecimento! Também fico agradecido por ter um envelope meu em suas mãos; também destinarei um envelope para ti aqui, já tenho algumas coisas em repetição, então vou separando... Depois me envie, por MP, o que lhe interessa (novos ou usados). Muito obrigado pelas dicas! Realmente pude perceber que a paciência é a virtude do filatelista (parafraseando a célebre premissa "a paciência é a virtude do sábio"). Vou caminhando sem pressa e certamente um dia terei algo para expor.

Meu amigo Luis Santos, agradeço muito pelas dicas, em especial por sua preocupação em me transmitir a exatidão e a necessidade de formarem-se critérios rigorosos para a construção de uma coleção. Certamente fazem toda diferença na hora de organizar uma temática. tenho me tornado cada vez mais criterioso... quando a gente começa, "tudo serve", mas ao passar o tempo, vamos percebendo que não é bem assim... Agradeço muito pelo apoio!
Gabriel

Mensagem por Glauber em Sab Abr 07 2018, 13:09

Amigos, em relação ao site que Luís Santos utiliza como fonte de pesquisa para estudo e criação de suas folhas, o link está abaixo:

https://avibase.bsc-eoc.org/

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luis Santos em Sab Abr 07 2018, 19:27

Muito obrigado pela ajuda Glauber por postares o link.

Segue em anexo a folha acabada de ser montada.

Neste link chamo a atenção de que o mapa mundial para esta ave não incluiu o habitat em Portugal.
Esta ave é muito facilmente avistada nesta altura do ano do Alentejo ao Algarve.
Luis Santos

Mensagem por FBernardo em Sab Abr 07 2018, 20:00

Luis Santos escreveu:
Neste link chamo a atenção de que o mapa mundial para esta ave não incluiu o habitat em Portugal.

Não inclui a Península Ibérica?
FBernardo

http://emblogadafilatelica.blogspot.ch

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 08 2018, 07:47

Apenas para ficarem a conhecer a série completa.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 08 2018, 08:38

Segue em anexo os próximos selos a tratar:

ordem:
Accipitriformes
família:
Accipitridae
Genus:
Aquila
científico:
Aquila chrysaetos

e

Strigiformes
família:
Tytonidae
Genus:
Tyto
Científico:
Tyto alba

Luis Santos

Mensagem por Christian Bernardi em Dom Abr 08 2018, 09:02

Excelentes as coleções dos amigos H. Roberto e do Luis Santos! Parabéns!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por H Roberto em Dom Abr 08 2018, 10:32

Obrigado Christian.
H Roberto

Mensagem por Luis Santos em Seg Abr 09 2018, 07:08

Muito obrigado Christian.

Voltando ao assunto da ave Pega-azul.
Acrescento ainda a seguinte informação sobre a ave.
Depois de ter sido estudada com mais detalhe:

E cito:

"Whatever the precise taxonomic status of cooki the two species remain very similar, share similar breeding habits and similar vocalisations (although listening to both online the calls of cooki seem a little harsher and more grating). The Asian race also seems to be a little more catholic in its choice of habitats and climates too (coping with colder winters for example). Looking more closely at cooki it is interesting to consider why it has such a restricted range even in Iberia being found in southern Portugal and central and south-western Spain avoiding the Mediterranean coast and the extreme north. Recent studies indicate that the distribution is largely determined by their inability to tolerate colder climates or drier areas; something which is clearly reflected in the distribution map. This explains why during the Pleistocene, when glaciers ebbed and flowed over central Asia, the original pan-Eurasian distribution must have been sundered. The western birds retreating to a refugia in SW Europe found themselves trapped south of the Pyrenees where they evolved into cooki."

Resumindo actualmente a ave pode ter os seguintes nomes cientificos para a sub-espécie da Península Ibérica:
-Cyanopica cyanus cooki (a mais completa),
-Cyanopica cyanus,
-Cyanopica cooki

Ou ainda de Cyanopica cyanus pallas de acordo com um artigo do século XVIII, em Inglaterra.

Esta ave durante o Plistoceno terá evoluído até ao final da Era Glacial em dois pontos distintos do nosso planeta, a Península Ibérica e toda a zona asiática desde o Japão, China até à Coreia.

"Geographic range:

Cyanopica cyanus cyanus {cyanus or tristis}: E-central Asia
Cyanopica cyanus cyanus (pallescens): Middle and lower Amur River region
Cyanopica cyanus interposita: N China (Shaanxi)
Cyanopica cyanus kansuensis: W China (Gansu, Qinghai and nw Sichuan)
Cyanopica cyanus koreensis: Korea
Cyanopica cyanus stegmanni: Manchuria
Cyanopica cyanus swinhoei: E China (Liaoning to Fujian and Sichuan)
Cyanopica cyanus japonica: Japan (Honshu and Kyushu)
Cyanopica [cyanus or cooki]: Iberian Peninsula"

Em Portugal.
E cito:
"Pode ser vista em quase todas as zonas a sul do Tejo e na franja oriental a norte deste rio.

Trás-os-Montes – pode ser vista no Douro Internacional (especialmente no entorno de Barca d’Alva).

Beira interior - distribui-se ao longo da raia, sendo bastante comum no Tejo Internacional. Pode também ser vista em
Segura, na zona de Vilar Formoso e no concelho do Sabugal. Ocorre ainda nas imediações das albufeiras de Santa
Maria de Aguiar e da Marateca e na zona de Celorico da Beira.

Lisboa e Vale do Tejo – nesta região observa-se essencialmente a sul do rio Tejo; ocorre um pouco por toda a orla do
estuário, podendo ser vista nas zonas mais densamente florestadas, como Pancas, ou a Mata da Machada. Observa-se
igualmente na serra da Arrábida.

Alentejo – pode ser vista na zona de montados e pinhais do estuário do Sado, na zona da lagoa de Santo André, nas
regiões de Mourão, Moura, Barrancos e Mértola e nas zonas envolventes da barragem da Póvoa. Pode tambem observar-
se nas imediações do aterro sanitário de Beja. Está ausente de uma grande parte do distrito de Évora.

Algarve – trata-se de uma espécie comum no Algarve, tanto nas zonas de Barrocal, como junto ao litoral, especialmente
na parte central do Algarve (na Quinta do Lago, no Ludo, na foz do Almargem, nas lagoas do Garrão e das Dunas
Douradas e em Vilamoura, nas imediações de aglomerados urbanos. Também ocorre no barlavento, podendo ser vista
com facilidade na Boca do Rio, na ria de Alvor, no paul de Lagos, na Ponta da Piedade e na lagoa dos Salgados.
Observa-se ainda nas serras de Monchique e do Caldeirão, assim como no planalto do Rogil."

Esta informação será posta no verso da folha de Álbum.
Este método permite participar numa mostra virtual, por forma a complementar a informação.
Em minha opinião e com o objectivo de captar a atenção de todos e numa mostra em local público não devemos entrar muito em detalhe afogando o selo, e ou os selos numa prosa longa e maçuda por vezes ....
Desta forma consegue-se participar em dois tipos de mostra (física e virtual).
Luis Santos

Mensagem por H Roberto em Qui Abr 12 2018, 14:26

Aqui a seção das araras
DSC02466 by H Roberto, no Flickr" />

aqui a seção dos papagaios
[img]DSC02468 by H Roberto, no Flickr[/img]

aqui a seção dos beija-flores
DSC02469 by H Roberto, no Flickr" />
DSC02470 by H Roberto, no Flickr" />

aqui seção dos tucanos
DSC02471 by H Roberto, no Flickr" />

diversos
DSC02472 by H Roberto, no Flickr" />
DSC02473 by H Roberto, no Flickr" />
H Roberto

Mensagem por Luis Santos em Sab Abr 14 2018, 19:58

Acabadas de fazer.

Luis Santos

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Sab Abr 14 2018, 21:13

Belíssimas folhas, amigos. Parabéns! Very Happy
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Luis Santos em Sab Abr 14 2018, 21:55

Obrigado Edson.

Próximas aves.
Aqui irá começar os mais belas aves feitas pela filatelia dos Ctt Portugal.

ordem:
Charadriiformes
família:
Scolopacidae
Genus:
Calidris
científico:
Calidris alpina
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 15 2018, 07:23

A série completa.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 15 2018, 07:42

ordem:
Anseriformes
família:
Anatidae
Genus:
Netta
científico:
Netta rufina

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 15 2018, 07:51

ordem:
Phoenicopteriformes
família:
Phoenicopteridae
Genus:
Phoenicopterus
científico:
Phoenicopterus roseus

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Dom Abr 15 2018, 07:56

ordem:
Charadriiformes
família:
Recurvirostridae
Genus:
Himantopus
científico:
Himantopus himantopus

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Abr 18 2018, 19:00

Segue em anexo mais uma ave.

O autor do selo equivocou-se com o nome da ave - "Phoenicopterus ruber": Locally from Caribbean to ne Brazil; Galapagos Islands.
Esta sub-espécie vive na América do Sul e Caraíbas.

O nome cientifico para a sub-espécie em Portugal é:

Phoenicopterus roseus
"Uma das mais emblemáticas aves selvagens que ocorrem em Portugal, o flamingo pode hoje em dia ser
observado com relativa facilidade, mesmo às portas de Lisboa. O “lençol” rosado formado pelos grandes
bandos de flamingos que se alimentam num estuário constitui uma imagem única."

Aproveitei também para adicionar um outro selo que foi emitido em 1991. E aqui para este caso deixei a referencia filatélica.
O artista José Projecto, também participou na emissão cabeças de aves.
Essa serie irei dar outro tipo de atenção, que nos próximos meses espero divulgar aqui neste tópico.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qui Abr 19 2018, 19:18

Acabadinhas de fazer.

Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qui Abr 19 2018, 19:33

Próxima ave:

ordem:
Passeriformes
família:
Fringillidae