PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - 99 ANOS DO ARMISTÍCIO QUE PÔS FIM A GRANDE GUERRA EM 11 DE NOVEMBRO DE 1918!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - 99 ANOS DO ARMISTÍCIO QUE PÔS FIM A GRANDE GUERRA EM 11 DE NOVEMBRO DE 1918!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Nov 11 2017, 08:43

Compartilho com os colegas, "Assinatura do Armistício pôs Fim a 1ª Guerra Mundial".


                                              11 DE NOVEMBRO DE 1918,
                                  O ARMISTÍCIO E O FIM A 1ª GUERRA MUNDIAL.                                      

A "Grande Guerra", como ficou conhecida, foi uma consequência direta do assassinato, em Sarajevo, do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono Austro-húngaro. O detonador que levou o Império a declarar guerra ao reino da Sérvia e a desencadear uma engrenagem de alianças. Entre as causas da guerra, incluiem-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa. As partes organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados, com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo, e os Impérios Centrais, originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustro-Húngaro e Itália; numa reorganização de Alianças, a Itália colocou-se ao lado dos Aliados. Portugal participou na guerra ao lado dos Aliados, o que estava de acordo com as orientações da república, recentemente instaurada. No total, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados. A guerra causou quase 10 milhões de mortos e deixou 20 milhões de mutilados. Em março de 1918, a Rússia rendeu-se, a frente leste foi fechada e a Alemanha concentrou-se a oeste, sobre a frente franco-belga. A derrota parecia impossível. Só que três grandes ofensivas e a falta de controle no território conquistado, marcaram o revés de Berlim. O armistício de 11 de novembro de 1918, marcou para sempre a rendição da Alemanha e o fim da Primeira Guerra Mundial. O local da reunião, que durou três dias, manteve-se secreto: só algumas fotografias e desenhos atestam o encontro. Com a assinatura do armistício entre as delegações beligerantes, chegaram ao fim 4 anos e três meses de hostilidades. Participaram: o general Weygand, o marechal Foch, os almirantes britânicos Rosslyn Wemyss e G. Hope. O ministro de Estado alemão Matthias Erzberger, o general Detlof von Winterfeldt do Exército Imperial, o conde Alfred von Oberndorff dos Negócios Estrangeiros e o comandante Ernst Vanselow da Marinha Imperial.
O armistício entrou oficialmente em vigor às 11 horas – "a décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918".

A GRANDE GUERRA: 1914 - 1918.


O ARMISTÍCIO É ASSINADO EM 11 DE NOVEMBRO DE 1918.


(ESQ.) ALMIRANTE HOPE, MARECHAL FOCH E
ALMIRANTE ROSSLYN WEMISS.


KAISER GUILHERME II SE DESPEDE DE SUA COMITIVA NA FRONTEIRA
DA HOLANDA, 10/11/1918.


PINTURA QUE RETRATA A ASSINATURA DO ARMISTÍCIO EM 11/11/1918.


COMEMORAÇÕES DO FIM DA GRANDE GUERRA.


CELEBRAÇÃO EM TORONTO COM O FIM DA GRANDE GUERRA.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - 99 ANOS DO ARMISTÍCIO QUE PÔS FIM A GRANDE GUERRA EM 11 DE NOVEMBRO DE 1918!!!

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Nov 11 2017, 16:19

Minha contribuição:



"Le Carrefour de L'Armistice". Foto: E. Hutin. Cartão Postal. Compiègne, França, sine die. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (São Bento do Sul, SC).
_____

Compiègne é uma pequena cidade francesa, localizada na região de Picardia, próxima ao rio Oise [1]. Ela tornou-se célebre, pois, em sua floresta, foi assinado o armistício entre os Aliados e a Alemanha, em 11 de novembro de 1918 [2].
A respeito do Armistício de Compiègne, John Keegan explica que:
"Os termos do armistício [...] eram termos rigorosos. Requeriam a evacuação de todo o território ocupado, incluindo a Alsácia-Lorena, a evacuação militar das margens ocidentais do Reno, a entrega de uma enorme quantidade de equipamento militar e internamento de todos os submarinos e unidades principais da Frota de Alto-Mar; o repúdio dos tratados sob os quais os alemães ocuparam seus territórios conquistados no leste; o pagamento dos danos causados pela guerra; e, item crítico, a aceitação da continuação do bloqueio aliado, o que mais tarde levou a Alemanha a aceitar os termos de paz, ainda mais duros do que os do armistício, impostos pela conferência de Versalhes" [3].
A fotografia que ilustra o cartão postal publicado se refere à "clareira" ou "encruzilhada" do armistício, um memorial criado na floresta de Compiègne, onde foi assinado o armistício de 11 de novembro de 1918. O local também é conhecido como "Monument de L'Armistice", conforme sugere um carimbo de identificação aplicado sobre o verso do cartão postal.
Notas:
[1] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Compi%C3%A8gne
[2] - https://pt.wikipedia.org/…/Armist%C3%ADcio_de_Compi%C3%A8gne
[3] - KEEGAN, John. "História ilustrada da Primeira Guerra Mundial". Rio de Janeiro: Ediouro, 2004, p. 446 - 447 (História Ilustrada).
avatar
Wilson de Oliveira Neto

Idade : 38
Localização : São Bento do Sul, Santa Catarina
Data de inscrição : 14/10/2011

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum