INGLATERRA - 2ª GUERRA MUNDIAL: CAÇA A MÁQUINA ENIGMA - 1942!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

INGLATERRA - 2ª GUERRA MUNDIAL: CAÇA A MÁQUINA ENIGMA - 1942!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Out 30 2017, 14:29

Compartilho com os colegas, "Destróier HMS Petard e a Caça a Máquina Enigma - 1942".


                                                   DESTRÓIER HMS PETARD E A
                                                     CAÇA A MÁQUINA ENIGMA.

"HMS Petard" era um destróier da Real Marinha Britânica que prestou serviço, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era um dos três navios dos oito originais que sobreviveram à guerra em condições úteis. Originalmente, foi nomeado HMS Persistent Petard e foi lançado ao mar em março de 1941. HMS Petard teve a distinção de afundar um submarino de cada Aliado do Eixo: o alemão U-559, o italiano Uarsciek e o japonês I-27. Membros da tripulação do navio recuperaram do submarino alemão U-559, os livros de códigos da máquina Enigma, embora ao custo da vida de seu primeiro tenente e um marinheiro, ambos se afogaram, quando o U-boat afundou.
Por volta das 05:00 do dia 30 de outubro de 1942, o U-boat-559 foi visto por um hidroavião, modelo Sunderland da Real Força Aérea, 201º Esquadrão, estando a 70 milhas ao norte do delta do Nilo. O destróeir HMS Hero foi alertado via rádio para interceptá-lo, enquanto os destróieres HMS Petard, Pakenham, Dulverton e Hurworth partiram de Port Said, no Egito. As 12:34, a aeronave modelo Wellesley de patrulha do 47º Esquadrão, avistou o periscópio do U-boat-559 que estava submerso e atacou com cargas de profundidade. O grupo de destróires perseguiu o U-boat-559 durante 16 horas, atacando-o com cargas de profundidade. Após o anoitecer, o U-boat-559, com um casco de pressão rachado e incapaz de manter a compensação do nível e quatro tripulantes mortos, devido as explosões e inundações, foi forçado a vir para a superfície. O submarino emergiu próximo do destróier Petard, que imediatamente abriu fogo com seu canhão Oerlikon de 20 mm. A tripulação alemã, apressadamente, abandou o submarino pulando no mar, sem ter tempo de destruir seus livros de códigos e a máquina Enigma e, também, não conseguiu abrir todas as válvulas para deixar a água do mar inundar o submarino. Três marinheiros da Marinha Real, tenente Anthony Fasson, Able Seaman Colin Grazier e o assistente de cantina, Tommy Brown, foram com um barco baleeiro e embarcaram no submarino abandonado. Eles recuperaram o livro de configuração da chave Enigma do U-boat com todas as configurações atuais para a rede Enigma U-boat. Dois tripulantes alemães, resgatados do mar, assistiram este material ser carregado no baleeiro do Petard. Grazier e Fasson que estavam dentro do U-boat a procura da Enigma, ao tentarem sair do submarino se afogaram, devido a rapidez com que a água inundou o submarino e este afundou.
Em relatório para a Marinha, Tommy Brown foi questionado sobre as condições no U-boat, ele respondeu:

"As luzes estavam apagadas - o primeiro tenente levava uma lanterna. A água não era muito alta, mas aumentava gradualmente o tempo todo. Quando subi a última vez, tinha cerca de dois metros de profundidade. Havia um buraco na parte da frente da torre de comando, através da qual, a água estava entrando em grande volume".
Ele continuou:

"Eu vi Grazier e o Primeiro Tenente no fundo do submarino. Eu gritei "melhor voces virem", duas vezes, após isso, o submarino começou a afundar muito rapidamente. Consegui saltar e fui pego pelo barco baleeiro que nos trouxe".
HMS Petard deixou a área em direção a Haifa, sinalizando aos outros navios que os documentos foram capturados. Os livros de códigos que eles recuperaram foram imensamente valiosos para o Projeto Ultra em Bletchley Park, na Inglaterra. Apenas seis semanas após esta ação, muitas mensagens dos U-boat estavam sendo lidas. O material capturado, permitiu-lhes ler os ciclos, durante várias semanas, e quebrar o código da Enigma dos U-boat da Marinha alemã, a partir de então. Um relatório do Almirantado sobre o afundamento, afirmou: "A batalha foi em grande parte conquistada pela persistência".
Grazier e Fasson foram homenageados com a "Cruz de Jorge" (George Cross), Brown recebeu a "Medalha de Jorge" (The George Medal). A "Cruz da Vitória" foi considerada para Brown, mas esta não condizia com as normas para sua premiação, pelo motivo de que sua bravura não era "diante do inimigo". Outra consideração, pode ter sido que, uma "Cruz da Vitória", teria atraído a atenção indesejada da inteligência alemã para a captura de um U-boat. Também descobriu-se que Brown tinha mentido sobre sua idade para se alistar, tinha apenas 16 anos, tornando-o, assim, o condecorado mais jovem a receber a "Medalha Rei George". Brown voltou para North Shields, sua cidade natal, morrendo em 1945, ao tentar resgatar sua irmã mais nova de um incêndio na casa da família.

FDC DESTRÓIER HMS PETARD E A CAÇA A MÁQUINA ENIGMA.


HMS PETARD EM 1943.


HIDROAVIÃO SUNDERLAND RAF.


SUBMARINO ALEMÃO U-BOAT - 559.


TRIPULANTES DO SUBMARINO U-BOAT - 559 EM BASE ALEMÃ
NO MEDITERRÂNEO.


MÁQUINA ENIGMA (ABAIXO NA ESQ.) INSTALADA NUM U-BOAT E OPERADOR DE RÁDIO.


CRUZ DE GEORGE (GEORGE CROSS).


MEDALHA DE GEORGE (THE GEORGE MEDAL).
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: INGLATERRA - 2ª GUERRA MUNDIAL: CAÇA A MÁQUINA ENIGMA - 1942!!!

Mensagem por israpaulo em Ter Out 31 2017, 05:11

Sempre um prazer ler seus artigos amigo...Ja pensou em escrever um livro?
avatar
israpaulo

Idade : 46
Localização : Israel
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: INGLATERRA - 2ª GUERRA MUNDIAL: CAÇA A MÁQUINA ENIGMA - 1942!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Out 31 2017, 05:54

Prezado,

quem dera...fico satisfeito em pesquisar e escrever, e quando possível, ilustrar com material filatélico...
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: INGLATERRA - 2ª GUERRA MUNDIAL: CAÇA A MÁQUINA ENIGMA - 1942!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum