Quiz de Domingo CVI - Mata Hari

Ir em baixo

Quiz de Domingo CVI - Mata Hari

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Out 15 2017, 04:56

A mulher que hoje vamos procurar tem uma biografia tão misteriosa quanto espetacular. Sobre ela já foram escritos mais de 250 livros e rodados pelo menos 12 filmes. Mesmo assim, há muitos detalhes biográficos seus ainda desconhecidos, e também muitas informações falsas correram desde então.

Ela nasceu nesta cidade, como a filha mais velha de um fabricante de chapéus que gostava de especular na bolsa de valores:

Numa dessas negociatas, o pai ganhou tanto dinheiro que a família foi morar num palácio. Mas poucos anos mais tarde, após uma especulação desastrosa, o pai faliu, a família mudou-se para um pequeno apartamento, o casamento também logo acabou, e a mãe faleceu em seguida.

A garota foi morar com um tio, depois tentou, sem sucesso, uma carreira como educadora infantil. Aos 19 anos, casou-se com um oficial 20 anos mais velho, reumático e diabético. O casal teve dois filhos, mudou-se para uma colônia distante e logo começou a brigar.

Na colônia, a jovem mãe aprendeu a arte que marcaria sua carreira, mas uma tragédia mudou sua vida: o filho mais velho morreu aos três anos, possivelmente envenenado. O casal regressou à Europa três anos depois, seu casamento foi também por água abaixo, e ela começou uma carreira internacional marcada por escândalos e lendas. Teve uma morte violenta aos 41 anos, quando já estava em pleno declínio. As circunstâncias de sua morte ainda não foram esclarecidas, pois seu dossiê até hoje não foi liberado ao público.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasilia, a imagem de um selo ou objeto postal referente a ela? Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Qui Out 19 2017, 04:42, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo CVI - Mata Hari

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Out 16 2017, 04:02

Parabéns aos acertadores que descobriram a dançarina, espiã e, digamos, cortesã Mata Hari, ou melhor, Margaretha Geertruida Zelle (1876-1917) e postaram os seguintes objetos:

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde, na próxima extração da loteria federal:

(6:12) FRITZEN: números 1 e 2 (o horário de verão cobra o seu tributo...)
(8:22) rafaelkonzen: números 3 e 4
(8:40) Antonio C. Pulsy: números 5 e 6
(10:26) lima34: números 7 e 8
(10:37) Edson Benedito dos Santos: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!

(Foto: picture alliance)

Ontem fez exatos 100 anos que Mata Hari foi fuzilada em Vincennes, mas até hoje não se sabe se os crimes de espionagem por ela cometidos durante a Primeira Guerra eram graves o suficiente para a pena de morte. Isso porque o governo francês ainda não liberou seu dossiê, o que se espera em breve. Mas o fato de ter-se mantido seu processo em segredo por tanto tempo é antes um indício de que as coisas não correram de forma regular.

De qualquer forma, sua vida e carreira formaram a lenda que ela própria ajudou a criar. Por exemplo, dizia de si mesma:  „Nasci na cidade sagrada de Jaffnapatam. Meu pai era um brâmane muito respeitado; minha mãe, uma dançarina do templo, que morreu aos 14 anos, quando nasci. Fui criada por sacerdotes templários. Eles me sagraram em homenagem a Shiva, e me introduziram nos mistérios do amor e da adoração divina”. Na verdade, ela nascera na cidade holandesa de Leeuwarden, e era morena porque sua mãe tinha origem javanesa.

Certo é que Mata Hari era magistral na encenação da ilusão que o público (não só masculino) da época buscava avidamente. A lenda é sempre mais interessante do que a vida real, e ao se ver a lista de atrizes que a interpretaram no cinema (Greta Garbo, Jeanne Moreau, Sylvia Kristel, entre outras), pode-se dizer que a carreira de Mata Hari ainda não terminou. Boa semana a todos!  

Bonus tracks:

Greta Garbo, no filme Mata Hari, de 1931:
https://www.youtube.com/watch?v=UdY62XIMqL4

Como se pronuncia Leeuwarden:
https://www.youtube.com/watch?v=jDLRBKA_2_E
Fabio Monteiro

Mensagem por FRITZEN em Seg Out 16 2017, 05:54

Sim ... horário de verão

achei que essa semana teriam muitos participantes, com recorde de participação, pois já tinha uma postagem aqui no Fórum:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9494-franca-1-guerra-mundial-a-sensual-espia-mata-hari-1917

a resposta dessa semana estava bem explicita, inclusive com imagens disponiveis (que eu não utilizei). Importante acompanhar as postagens.

Fabio ... obrigado por manter a brincadeira dominical ... sempre divertido reavivar os conhecimentos ou descobrir coisas novas.
FRITZEN

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Out 19 2017, 04:45

Gente, chamem o Antonio pra jogar no bicho por mim, pois com seu final 6 desta semana ele ganhou de novo o brinde, conforme a apuracäo da federal de ontem:

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

Parabéns! O brinde sai daqui amanhä.

Fritzen: eu vi o post do Antonio em cima da hora, mas resolvi postar o quiz desse jeito mesmo assim, pra ver o que acontecia. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Out 19 2017, 06:21

Prezados,

com tanta sorte assim, vou fazer uma "fezinha" na mega sena, vai que cola!!!!!
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: