Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Ir em baixo

Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 17 2017, 05:15

Na semana que começa, nós gaúchos comemoramos a Revolução Farroupilha (1835-1845), como sempre com muito orgulho e alguma pompa:



No meu tempo de escola, esta Semana Farroupilha fazia parte de um imaginário mitológico, onde republicanos revolucionários se insurgiram contra uma monarquia anacrônica e centralista, pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Depois de dez anos de lutas intermitentes, na mais longa revolta do Império, assinou-se um tratado de paz em Ponche Verde, onde os derrotados farroupilhas tiveram algumas honrosas concessões. E não se falou mais nisso de imediato, mesmo porque a próxima guerra já estava a caminho.

Só a partir do advento da República, em 1889, é que se começou a cultivar a mitologia farroupilha, como se o regime republicano instaurado por um golpe militar fosse a realização tardia do país sonhado pelos revoltosos de 1835. Hoje sabemos que não era bem assim, mas continuamos a comemorar a data.

Enfim: quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, o selo ou objeto postal mais antigo relacionado à Revolução Farroupilha? Atenção! O vínculo (pessoa, fato ou lugar) deve ser claro, nada de postar Dom Pedros ou Olhos-de-Boi, ok?  Bom domingo a todos!

Bonus track: Eduardo Bueno, o Peninha, explica a Revolução Farroupilha:
https://www.youtube.com/watch?v=wrdZ6x2X-PY
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 18 2017, 04:33

Eis a galeria farroupilha postada pelos participantes:

1935:    

entre 1906 e 1910:


1837:

A carta acima é do punho de Bento Gonçalves (1788-1847), o líder dos revolucionários e presidente da República Riograndense, e foi escrita na prisão do Forte da Laje no Rio de Janeiro, em 24 de janeiro de 1837. O problema é que não se trata de um objeto postal, a ser transportado por correio, mas de uma carta levada por portador particular, no caso o filho de Bento Gonçalves, como se verá mais abaixo.

Portanto, o brinde da semana vai para o segundo documento mais antigo, o BP emitido entre 1906 e 1910 e enviado por Antonio C. Pulsy, o novo membro do clube dos brindados, parabéns! Seu brinde deve sair assim que eu receber o endereço postal (via MP).

O bilhete do Antonio mostra “o primeiro brazão d’armas da República Rio-Grandense” e faz parte da “Colecção Brasiliana” de J.S. Lopes Neto, sobre a qual já postei:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9011-a-colleccao-brasiliana-de-j-simoes-lopes-neto

Aliás, quem se lembrasse do post poderia ter me enviado este BP, que lá se encontra,...



... e pelo menos ter empatado com o Antonio. Tomei tb a liberdade de postar o BP novo junto a seus três colegas.

A carta de Bento Gonçalves de 1837 encontra-se no Museu Farroupilha, Triunfo, RS, e é endereçada a Domingos José de Almeida e José Pinheiro de Ulhoa Cintra, respectivamente o Ministro do Interior e Fazenda e o Ministro da Justiça e dos Estrangeiros do governo farroupilha:

"Amº (amigo) Almeida, e Sintra
Lage 24 de Jan.ro de 1837.
Meu f.º (filho) portador desta vos dirá o estado de opreção em q~ (que) estou nesta hedionda masmorra nou (noute/noite) e dia. Mas as boas notícias que tenho tido me tem dado tanto prazer que suprem tudo, m.mo (mesmo) te (até) a falta de ar que há neste inferno. Vejão como tratão os malvados que tem caído em vosso poder, tendo lembrança o misero estado em q~ eu e meus comp.ros (companheiros) estamos. Todavia inda não perdi a esperança de aparecer nessa.
Aja união, e mais união, tudo se vencerá. Adeus am.os (amigos), não posso ser extenço m.a (minha) prisão não me dá lugar p. (para) mais.
Sou vosso am.o (amigo) obrigado
Bento Gos. (Gonsalves) da Silva"

(Fonte: Wikipedia Commons, R. A. Frantz / Tetraktys)
....
A Revolução Farroupilha, como se sabe, não foi uma revolta popular, mas uma crise originada na insatisfação de ricos estancieiros do Sul do país, inconformados com a alta tributação do seu charque nos mercados do centro. O próprio Bento Gonçalves tinha terras no Brasil (Camaquã) e no Uruguai, e quando morreu, em 1847, tinha escravos a constar do seu espólio.

Aliás, a questão dos escravos, pra mim, foi o mais vergonhoso de toda a revolução. O episódio do Massacre de Porongos (1844) não foi até agora reconhecido oficialmente, apesar da existência de uma carta assinada pelo então Barão de Caxias, cuja autenticidade foi comprovada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Ao que tudo indica, o massacre dos Lanceiros Negros em Porongos fazia parte de um acordo entre imperiais e farroupilhas para facilitar o tratado de paz que se seguiria. Pelo visto, não é nem do interesse da memória farroupilha nem dos herdeiros de Caxias tocar nesse assunto.

Mas vamos falar do melhor que houve nessa lambança toda: o amor entre Anita e Giuseppe Garibaldi (1807-1882). Sobre Anita já escreveu nossa colega Marlu Vascon:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9372-colecao-regulares-vultos-celebres#146573

É incrível que o Brasil só emitiu um primeiro selo (e ainda ordinário) em homenagem à “heroína de dois mundos”, catarinense e filha de açorianos pobres, em 1967, 35 anos depois da Itália:



Bonus tracks:
Vamos compensar isso com uma pequena galeria só para ela:

1839, no Uruguai:

ca. 1848, na Itália:
 
Prestes a morrer, nos braços de Garibaldi:


(Tela de Pietro Bouvier, 1864)

Muito recomendável é o verbete da Wikipédia italiana, com diversos detalhes biográficos que não constam na versão em português:
https://it.wikipedia.org/wiki/Anita_Garibaldi

Boa semana a todos!


Última edição por Fabio Monteiro em Sab Abr 07 2018, 15:33, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Set 20 2017, 06:21

Nosso colega Antonio Pulsy (cujo brinde já está a caminho) tb postou sobre a Revolucäo Farroupilha:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9430-brasil-rio-grande-do-sul-182-anos-da-revolucao-farroupilha-2017

Existe um documentário muito interessante sobre a paixäo de um alemäo (Wolfgang Ludwig Rau) por Anita:
https://www.youtube.com/watch?v=h5kqxXLM4Po

O selo italiano de Anita postado acima foi emitido em 1932, pelo cinquentenário da morte de Garibaldi, no apogeu do regime fascista. Na ocasiäo, foram transladados os restos mortais de Anita a Roma, e inaugurou-se um monumento para ela, montada a cavalo:


(Foto: Sergio d'Afflitto, Wikipedia Commons)

Tudo com muita pompa e discurso de Mussolini:
https://www.youtube.com/watch?v=iOuadwljLR0
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Abr 07 2018, 15:31

Em passagem por Porto Alegre, encontrei a carta de Caxias ao Cel. Francisco Pedro de Abreu, datada de 9/11/1844, e constante dos Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (Vol. 7, 1983, pp.30 -31):




Ao que tudo indica, o massacre dos Porongos de 14/11/1844 foi planejado entre o entäo Baräo (e futuro Duque) de Caxias e o líder farroupilha Gen. David Canabarro. Uma vergonha, entre tantas na nossa história. Mais detalhes aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Porongos
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Abr 07 2018, 15:47

avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 62
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CII – Revolução Farroupilha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum