U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

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U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Ago 31 2017, 17:01

Nossos Big Brothers da América do Norte também deram o ar de suas graças no litoral tupiniquim, mais precisamente aqui:



Copacabana há cem anos, quem te viu e quem te vê! Acho que nem a Camboriú da década de 70 era tão desabitada. Os marujos americanos de 1919 também ficaram extasiados por lá, se bem que por outras razões:



O remetente John, certamente nenhum candidato ao Nobel de Literatura, escreve a seu amigo Irving em Camden, New Jersey, para contar dos big beers que andou bebendo nos bares cariocas. Êta vida dura! Mas voltemos à filatelia:

1. O bilhete é datado de 14 de março de 1919, com carimbo da Marinha americana do dia seguinte. Como não sei de nenhuma agência postal da U.S. Navy no Brasil daqueles tempos, imagino que eles tivessem uma espécie de correio a bordo. Confere?
2. O porte de 2 cents para um BP internacional em 1919 parece muito barato. A tarifa era essa mesma, ou os marujos tinham um descontinho?
3. O que significam as iniciais acima da indicação do ano 1919, no carimbo? “A” deve ser American, “M” pode ser Marines ou Military, e há uma terceira letra borrada, que pode ser muita coisa. Alguém por aí pode ajudar?


Última edição por Fabio Monteiro em Dom Set 10 2017, 07:04, editado 1 vez(es)
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Ago 31 2017, 20:04

Prezado,

poderia ser: American Military Infantry. (Infantaria Militar Americana).
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Set 01 2017, 04:48

Bom dia, Antonio, e obrigado pela ajuda. Nesse ínterim encontrei um site da Universal Ship Cancellation Society, que descreve um sistema pra classificar os carimbos da marinha americana, o Locy System:
http://www.uscs.org/cover-collecting/what-is-a-postmark/locy-system/

Andei revirando os exemplos, mas os mais próximos que encontrei foram estes, da chamada Variant z:
http://www.uscs.org/cover-collecting/what-is-a-postmark/locy-system/locy-variant-z-examples/

Há muitos exemplos de A.M. (= ante meridiam, pela manhä) entre os carimbos, mas nenhum com a misteriosa terceira letra do meu exemplo acima. Vou entrar em contato com essa turma do USCS pra amansar minha ignorância.
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Set 02 2017, 06:09

Procurando com mais calma, já descobri respostas para minhas perguntas de número 1 e 2:

1. Existiam correios a bordo em navios da marinha americana desde 1908, se a tripulacäo consistisse a partir de 125 homens, como se pode ler aqui (em inglês):
http://www.uscs.org/cover-collecting/what-are-covers/web-sites-of-interest-to-the-naval-cover-collector/general-order-no-74/

2. Em marco de 1919 o porte doméstico de um BP nos EUA eram 2 cents, como se pode ler aqui:
https://postalmuseum.si.edu/about/frequently-asked-questions/us-domestic-postcard-rates.html

Isso significa que os marujos americanos no exterior poderiam enviar sua correspondência de onde estivessem pagando as taxas domésticas, se utilizassem o correio a bordo.

O carimbo aplicado no BP acima corresponderia ao tipo 1z, segundo a classificacäo de Locy:
http://www.navalcovermuseum.org/wiki/index.php?title=Type_1_Examples

O tipo 1 teria as quatro barras estreitas à direita do círculo, a variante z omite o nome do navio.

Resta a pergunta 3: o que significaria a abreviatura acima do ano, no carimbo? Näo acredito se tratar de indicacäo de horário, pq o normal seria indicar p.ex. 1 A.M., em vez de A.M.1.

Um mistério adicional: sabe-se que houve uma missäo naval americana no Brasil em 1922, como descobri aqui:
http://www.revistanavigator.com.br/navig20/art/N20_art1.pdf

Mas por que näo se encontram registros, na net, sobre um navio da marinha americana com pelo menos 125 tripulantes no Rio já em 1919? Meu palpite: o navio, que näo revela seu nome nem nos carimbos do correio a bordo, quem sabe estivesse já preparando off the record a missäo acima referida. Nesse caso, nosso amigo John estaria em missäo quase secreta, escondido atrás dos canecöes de cerveja no boteco...

E por que houve essa missäo naval americana no Brasil? Meu palpite: porque a participacäo da Marinha Brasileira na Primeira Guerra näo foi das mais gloriosas, como se pode ler aqui:
http://www.naval.com.br/blog/2014/07/27/a-participacao-da-marinha-do-brasil-na-i-guerra-mundial/

A frota brasileira saíra do Rio com atraso considerável, devido a diversos problemas técnicos e de pessoal, perdeu mais de 464 homens pelo caminho devido à Gripe Espanhola, e só fundeou em Gibraltar em 10 de novembro de 1918. Na véspera do armistício.
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Set 02 2017, 07:28

Prezado,

ótima pesquisa e esclarecimentos ao misterioso BP americano...
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 10 2017, 06:06

Na semana passada recebi um e-mail de Steve Shay, secretário da Universal Ship Cancellation Society (USCS). Em resposta às minhas perguntas, ele acredita serem as iniciais A.M.? referentes à indicação do horário. Com isso, pressupõe que uma indicação do numeral após as letras A.M. seria tão normal quanto a indicação mais freqüente (numeral antes do A.M.).

Mr. Shay não soube dizer, a partir do carimbo, qual seria o navio da marinha americana que transportava nosso amigo cervejófilo John, uma vez que o tipo de carimbo utilizado era muito corrente em diversos vapores durante a Primeira Guerra.

O remédio foi seguir procurando na imprensa carioca da época. E vejam só o que encontrei no Correio da Manhã de 15 de março de 1919:



Bingo! O cargueiro USS Santa Clara pertencera à marinha americana entre setembro de 1918 e agosto de 1919, como se pode ler aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Santa_Clara_(ID-4523)

Sendo um navio cargueiro, seria pouco provável que tivesse algo a ver com a missão naval americana a partir de 1922, como supus mais acima. Resta uma última pergunta: que cargas d’água foi levar o Santa Clara ao Rio em março de 1919, além de proporcionar a John um agradável encontro com outros líquidos da indústria local?

Acho que esta pergunta vai ficar sem resposta por um bom tempo.
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Re: U.S. Navy Mail na Costa Brasileira

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