Avaliação de selos

Ir em baixo

Avaliação de selos

Mensagem por Lourenço em Sex Ago 11 2017, 09:30

Olá pessoal, sds!
Além do grande valor que temos nas coleções de selos como um hobby, também temos ai um valor financeiro, certo ? Minha dúvida é como chegar o mais próximo de um valor de mercado dos selos. Tenho como base o Stampworld que é o catálogo que consigo acessar mais fàcilmente e sem custo, e minha coleçao é basicamente de selos usados, em bom estado. Pelo que acompanho na internet os selos tem aproximadamente o valor de 20% de catálogo, é isso, estou correto, alguém por favor poderia me ajudar nisso ?
Valeu, abraço a todos e boas coleções !
Lourenço

Lourenço

Re: Avaliação de selos

Mensagem por odilo em Sex Ago 11 2017, 16:17

Boa tarde amigo Lourenço,
Embora a resposta seja pessoal, não vejo problema em compartilhar.

Eu também tenho usado o Stampworld, principalmente para trocas de selos de outros países.
Para compras e vendas também tenho usado como guia e nesta base de 30% a 20% do valor lá marcado. As vezes até menos, caso a peça tenha algum pequeno defeito e seja de alto valor. No caso de selos novos sem goma, o valor para venda, que pratico, é de 50% (± 10%) do valor do selo com goma. Para os selos do Brasil comemorativos é 30% do valor RHM.
No caso de lotes, onde os selos não foram classificados, a base R$ 0,20 por selo ou até menos, dependendo da quantidade.
Outras peças, como cartas com selos circuladas ou não, o lote é na base de R$ 1,00 por selo, independente se for FDC, comum circulada ou não e se tem ou não repetições. E mesmo assim não consegui vender nenhum lote neste último encontro aqui em Floripa.
No mercado tem muita oferta.
Veja em http://www.nordfrim.com/ e nas nossas filatélicas aqui no Brasil. Não é muito diferente.

Abraço.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Lourenço em Sex Ago 11 2017, 19:35

Olá Odilo tudo bom ? Resposta pessoal, mas de grande valia para mim, pois você está usando sua experiência da filatelia para me ajudar. Ok entendi, e pelo que tenho visto na internet realmente os valores giram por volta disso que me informou. Fico-lhe muito grato ! Valeu !

Lourenço

Mensagem por odilo em Sex Ago 11 2017, 22:01

Pois é Lourenço, as vezes ficamos em dúvida em oferecer uma peça com valor relativamente alto aqui no fórum.
Veja esta experiência e faça as contas ....
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9201-primeiro-leilao-holandes-do-odilo-inicio-10-7-17-transamazonica  

Eu tinha lá minhas dúvidas sobre que valor pedir por esta peça. Ela não é muito comum. O normal são os dois selos com a vinheta.
Assim que folgar um pouco vou retornar com outras peças que pode interessar a mais gente aqui no fórum.
Abraço.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Wagner Lopes em Seg Fev 26 2018, 11:16

Bom dia, alguém poderia me ajudar a saber se esta coleção tem algum valor?

Wagner Lopes

Mensagem por Gnobre em Seg Fev 26 2018, 11:45

Wagner Lopes escreveu:Bom dia, alguém poderia me ajudar a saber se esta coleção tem algum valor?

Olá Wagner.

Bem, desde que eu acidentalmente não tenha deixado passar nada, o custo do trabalho para se aproveitar/recuperar esses selos é maior que o valor da coleção. Só compensa fazer se for por prazer mesmo.

Se você quiser colecionar, tem em mãos uma ótima matéria prima para seu início e aprendizado. Desejo-lhe bom divertimento na sua organização (falo sério).

Agora, se você quiser vender, venda no estado em que se encontra pois não compensa arrumar. Em termos de valor, na minha opinião, qualquer proposta que conseguir nela já será lucro.

Outra opção é doar para alguém que goste, ou que venha a gostar, como um sobrinho zeloso e querido por exemplo. Filatelia é cultura e você ajudará esse seu sobrinho a se concentrar em algo intelectualmente valoroso para a sua formação.

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por odilo em Seg Fev 26 2018, 14:55

Pelo visto os selos devem estar colados neste álbum, certo?

odilo

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Ter Fev 27 2018, 23:19

Prezado Wagner,
O Gnobre tem toda razão. Além de serem selos muito comuns, boa parte deles está danificada, o que inviabiliza qualquer negócio. Considere a possibilidade de tornar-se também um colecionador. Vale a pena!
Abraços
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qua Fev 28 2018, 14:22

Olá Wagner, infelizmente não vi nada de valor, além de como foi comentado, muitos selos estão danificados ou provavelmente colados.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Christian Bernardi em Qua Fev 28 2018, 18:12

Boa noite a todos,

Olhando o material apresentado pelo amigo Wagner, infelizmente, não encontramos nenhum valor a ser determinado. Vejam que esses antigos "álbuns" e já tive alguns desses em que colam quase 90% da coleção isso se os selos não forem protegidos em Hawid's...e demais protetores.

O amigo Wagner poderá ler vários tópicos aqui no Fórum que ensinam sobre a conservação dos selos e sua forma de iniciação na Filatelia em geral!

Boa sorte amigo!

Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: