Iniciação

Ir em baixo

Iniciação

Mensagem por vischreiber em Ter Ago 08 2017, 20:14

Boa noite amigos!

Se vocês pudessem dar uma única dica para um filatelista iniciante, qual seria ela?

Re: Iniciação

Mensagem por Marcus/RJ em Ter Ago 08 2017, 20:46

Escolha bem o tema / país antes de começar.

Boa noite!
Marcus/RJ

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Ago 08 2017, 21:05

Prezada,

a meu ver, o iniciante não tendo noção daquilo que quer colecionar, fica perdido por ter tantas opções de selos a disposição, sendo assim, eu perguntaria ao iniciante: "O que te atrai mais nos selos? São as cores, o motivo da impressão (cães; gatos; aviões; carros; etc), após a resposta, diria "comece a colecionar conforme a tua escolha, então, pois esta é a tua preferência." Creio que assim fazendo, tomará gosto pela filatelia, pois iniciará fazendo aquilo que gosta, uma vez que foi "ele" que escolheu o "tema" do que colecionar e não uma imposição de alguém".
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por H Roberto em Ter Ago 08 2017, 21:17

Concordo com os colegas aí acima. Pelo que já li até hoje existem dois ramos na filatelia.
As coleções clássicas (selos regulares) onde são estudas as filigranas...denteação etc etc..penso que exige muita paciência e dedicação conforme normas e regulamentos.
As coleções temáticas você escolhe um tema ao qual vai se dedicar e monta teu álbum à seu gosto sem se preocupar com regulamentos...apenas peço opiniões e sugestões dos demais colegas quando dou início numa nova temática.
H Roberto

Mensagem por andreioc em Qua Ago 09 2017, 07:12

Eu diria para um iniciante para escolher um tema ou uma área especifica e tentar colecionar somente a área escolhida caso contrário pode terminar com uma quantidade muito grande de selos (especialmente se for um colecionar toda a vida). E se for para escolher entre qualidade ou quantidade o melhor seria escolher qualidade.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por odilo em Qua Ago 09 2017, 23:18

Também diria para procurar uma Associação ou Club Filatélico para frequentar. Quanto a escolher um tema, que seja do gosto dele e procurar na internet exemplos destas coleções.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Diogo em Dom Jun 03 2018, 01:14

Estou começando uma coleçao de selos do Brasil, com selos novos e os antigos aceito com carimbo, que pretendo substituir gradativamente. Gostaria muito de receber algumas doações, por mais simgelas que fossem. Desde já, muito obrigado.
Diogo

Mensagem por Gnobre em Dom Jun 03 2018, 10:30

Busque se sempre divertir, mas com comprometimento e respeito.
Gnobre

Mensagem por Helder em Dom Jun 03 2018, 10:39

Eu diria para escolher um país e começar a partir de um ano específico, não desde a primeira emissão daquele país. Além disso, procurar outros colecionadores daquele país seria uma boa.

Acho que a escolha de uma temática, logo de inicio, pode ser bastante confuso como por exemplo: "tem uma série de 5 selos onde apenas 1 é da minha temática. devo manter somente o selo ou a série toda?"
É claro que a decisão é do colecionador, mas para um iniciante isso pode ser confuso, ao meu ver.
Helder

http://menrva.xyz

Mensagem por Glauber em Dom Jun 03 2018, 12:33

Minha sugestão é que o iniciante coloque parâmetros (selos novos, usados ou os dois? Quais países e/ou temas? etc.) além de 'estudar e aprender com os mais velhos/experientes'.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luis Santos em Sex Ago 17 2018, 12:38

Para quem ainda não tem selos:

Regras nº1:
Não pensar que se vai enriquecer e ou valorizar a colecção somente em termos de mercado;
Regra nº 2:
Não pensar em fazer uma colecção com selos oferecidos, pensando em lucro fácil;
Regra nº 3:
Os valores de mercado referidos nos catálogos são em grande maioria exagerados e muito acima do valor praticado pelos comerciantes.
Regra nº 4:
Os selos mais baratos são aqueles que se encontram a venda nos postos de Correio ao preço facial.
Regra nº 5:
Adquirir selos e outras peças em leilões filatélicos especializados.
Regra nº 6:
Fazer parte dum clube e ou associação de filatelistas.

Para quem seguir a regra nº 2 não é um filatelista, é um oportunista...
-/-- -/--
Como se pode iniciar uma colecção de selos?
De uma forma geral comprando os selos que são emitidos anualmente pelos Correios em duplicado. Uma serie em nova e outra para fazer circular por carta e de preferência com o porte correcto. Não é necessário colocar toda a serie num envelope, pode sempre fazer circular selo a selo e se necessário juntar outro para complemento de porte.
Arranjar um catálogo ao fim de 2 ou 3 anos por forma a ordenar os selos que se comprou. Ano após ano a colecção vai crescendo. Desta forma estará a fazer história postal uns anos mais tarde após a retirada do selo de circulação pelos Correios.
Como se deve organizar uma colecção de selos?
Para os selos novos basta adquirir uma resma de papel cartolina A4 de cor branca. De seguida e com o recurso de um catálogo coloca todas as referencias do selo ou serie na folha A4 e desenha um rectângulo por forma a colocar o selo(s) nesse(s) espaço(s) com uma tira Hawid. Tudo isto pode ser feito com um computador e uma impressora.
Para os envelopes circulados, deverá ter 2 ou 3 tipos de formato (para blocos) e colocá-los numa folha idêntica A4. Aqui e porque as tiras hawid são caras, deve recortar os cantos do rectângulo da folha A4 e entalar os cantos do envelope nesses cortes. Mais barato não há....
O arquivamento poderá ser em pastas de 2 ou 4 argolas de preferência 4 argolas. As folhas com os selos e envelopes dentro de micas plásticas com furação.
Que critérios deverei adoptar numa colecção de selos?
Em medida que vai crescendo o bichinho da filatelia, vão aparecendo ideias e projectos para alargar a colecção. Podendo ir com a simples aquisição de selos anteriores ao ano que começou, um período de tempo, uma temática sobre animais, plantas, transportes, centenários, obras públicas, etc.. Ou ainda mais arrojado e dependendo da carteira Aérofilatelia, Correio ferroviário, Correio marítimo, uma serie base avançada com provas erros, ensaios, etc...
Não é bom colocar selos novos e usados misturados. Ou se faz em usados (mais barato) ou em novo (mais caro).
Que dinheiro estarei disposto a gastar do orçamento particular com a colecção?
É aqui que o iniciado vai estabelecer o principal critério. Lembrem-se ninguém consegue ter todos os selos que saíram. Há sempre uma variante e ou erro que fica por adquirir.

Querer ter todos os selos do país e do mundo leva que no final tenhamos apenas um ajuntamento de selos...
1º finaliza-se um projecto de cada vez, leve o tempo que levar...

Boa sorte!
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Ter Ago 21 2018, 07:05

Segue um exemplo de cada uma para aerofilatelia, outra para temática e outra para filatelia tradicional:

Luis Santos

Mensagem por odilo em Ter Ago 21 2018, 11:37

Olá Luis Santos,
Concordo e reforço tuas dicas, conselho e sugestões.
Alguns países que já não existem mais ou tiveram poucos selos emitidos até se consegue ter os selos tipo. Dai para frente se vai adicionando variedades e envelopes ou inteiros postais.
Quando resolvi fazer uma coleção de selos de Portugal foi mais por ter encontrado muito material e ao tentar catalogar e organizar surgiu a ideia de completar até 1950 e depois até 1980. Mas então joguei tudo para o ar e resolvi dividir a coleção por temas.
Assim que hoje estou mais tranquilo, pois não estou preocupado em ter todos os selos emitidos, mas sim um bom número que represente o país. Diria até que é uma coleção representativa do país.
Aliás, se formos ver os álbuns comerciais antigos de 1910 até 1930, eram assim montados. Com o detalhe que eram cronológicos e não por temas ou assunto. Isso surgiu depois de 1970. Os selos de maior valor não entravam nas folhas normais e tudo era preso com charneira.
Feliz coleção.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por ale.rs em Qua Ago 22 2018, 16:30

A primeira dica que daria é acessar http://selosdobrasil.forumeiros.com, se registrar e se apresentar. Só em receber as respostas de boas vindas dos colegas a motivação aumenta.
Depois disso duas coisas precisam ser feitas. A primeira é listar os interesses para definir tema(s), país(es) ou qualquer que seja o objetivo e motivação da coleção (ou das coleções se for mais de um país ou tema). Mas no começo pode-se fazer a lista e partir para o próximo passo que é ler e se informar a respeito, voltando à lista depois que tiver mais informações para repensar e definir o país ou tema.
No que se refere aos assuntos a serem estudados no começo, acho que cuidados para correta conservação são um dos mais importantes, que evita ter problemas futuros. Eu na adolescência não me importava em usar sempre pinça, por exemplo, e certamente este hábito (ou falta do hábito correto) contribuiu para, depois de deixar 20 anos a coleção guardada, ao mexer recentemente encontrar parte da coleção em mau estado.
Materiais adequados também são importantes. Para começar não precisa ser material caro, mas precisa ser bom. Um classificador Wallis nacional (barato, pode ser o segunda escolha, comprado no ML) ou das marcas alemãs (bom custo x benefício para quem compra de vendedores internacionais recomendados como Nordfrim e Prophila) e uma pinça nem que seja de plástico (ideal de aço inox, evitar outros metais sem se informar se são de fato inertes quimicamente para que não enferruje ou solte resíduos). Mas é importante também conhecer que materiais pode vir a precisar caso deseje com o tempo montar a coleção de forma mais adequada (impressora tintas e papel de qualidade para imprimir um álbum propriamente dito e protetores de selos).
Dos classificadores Wallis o melhor custo x benefício está nos Bahia e Brasília que são A4 com 24 e 32 páginas respectivamente.
Entre os catálogos, considerando começar com um gratuito online a melhor opção é o https://colnect.com/br/stamps/catalog porque classifica os selos conforme os catálogos mais recomendados. O https://www.stampworld.com/ é mais prático, mas admite emissões irregulares (mal vistas em exposições) e não constam variedades. Somente do Brasil tem o http://www.catalogocdd.com.br/ que eu não conheço muito, mas parece sério e bem feito.
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Qui Ago 23 2018, 10:25

Caro Odilo.

O maravilhoso na filatelia, é que com alguma criatividade e um objectivo claro, conseguimos fazer algo de interessante e até cultural...
Na minha temática "As aves e a Filatelia sob uma perspectiva naturalista" em selos portugueses onde tenho vindo a desenvolver em especial aqui http://www.selos-postais.com/forum/index.php?topic=14079.0. Assim como, em http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9665-aves. Mostra como se pode evoluir um tema simples e agradável aos olhos e pouco aborrecido até... Uma das coisas que pude reparar, é que as pessoas que visitam as mostras filatélicas não gostam de perder tempo com o bla bla escrito. O bla bla é excelente para um artigo numa revista filatélica. Numa revista até podemos abordar os habitats, dieta, nidificação, avistamentos, etc..
O objectivo também é claro, apenas selos portugueses. quando este estiver concluído e bem estudado, quem sabe abordar o país vizinho, uma vez que os animais não conhecem as fronteiras humanas.
Tal como já disse aqui, eu fechei a minha colecção tradicional em 1985. Daí para a frente só passarada... Hoje e caso os Correios venham a emitir uma serie com aves desenhadas e identificadas no selo ou num postal máximo, lá vou eu às compras...
Aqui em Portugal imagine, para quem quer ter todos os selos emitidos no ano em selos, blocos, cadernetas e etiquetas é necessário gastar bem mais de 200€. Sem contar com envelopes FDC e Postais máximos. Por esta razão as temáticas servem de recurso a poupar algum dinheiro. Assim e para o caso de vir a sair uma serie de aves compro 3 x a mesma serie e blocos. Uma para fazer FDC com carimbo normal dos Correios e porte correcto, outra para ter em nova, outra para fazer circular no ultimo dia autorizado pelos Ctt. Desta forma contribuo para ter alguma história postal no futuro...
Luis Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: