Quiz de Domingo XCV - Fake Stories: Ossian e Macpherson

Ir em baixo

Quiz de Domingo XCV - Fake Stories: Ossian e Macpherson

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 30 2017, 05:14

Minha recente experiência com um carimbo falsificado do Império ( http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9242-carimbo-triunfo-em-par-de-verticais ) levou-me a pensar sobre falsificações, um tema mais atual do que nunca, não só entre filatelistas.

Antigamente se dizia que, na guerra, a primeira vítima é a verdade. Pelo visto, estamos em guerra permanente, pois somos bombardeados, dia a dia, com notícias falsas, vindas muitas vezes de fontes cuja autoridade nunca se discutira, no país e no mundo. É um paradoxo constatar que, na era da comunicação e da informação imediata, os novos meios são utilizados também para propagar a mentira, a fim de vender o peixe de quem a difunde. E essa mentira é aceita e propagada adiante pelos que nela querem acreditar, por diversas razões.

Aqui chegamos a um ponto importante: para que a falsificação ou mentira funcione, é preciso haver quem seja predisposto a acreditar nela. Foi o caso de uma falsificação que já tem mais de 250 anos, mas seus frutos ainda hoje nos ocupam e emocionam.

Tudo começou quando um editor pediu a um professor para publicar uma seleção dos poemas antigos que este dizia conhecer. O professor não teve dúvidas: escreveu os poemas de próprio punho, baseado em histórias que escutara e lera, e publicou-os sob um nome mítico.

Foi um sucesso mundial: o público adorou, e entusiamados elogios vieram imediatamente, de escritores, artistas e políticos. Uma febre espalhou-se pela Europa e Américas, muitas obras de arte surgiram, inspiradas pelo livro. Ao mesmo tempo, alguns críticos apontaram diversas irregularidades no texto, que aos poucos foram estudadas. E hoje a falsificação é indiscutível.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, uma imagem de selo ou inteiro postal baseado nessa falsificação tão frutífera? Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Qua Ago 02 2017, 10:25, editado 2 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo XCV - Fake Stories: Ossian e Macpherson

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jul 31 2017, 11:42

Pessoal, desculpem a demora em postar, mas estou num hospital sem acesso à internet para os pacientes. Fui parar aqui depois de um treco que tive ontem durante uma pescaria. As férias já começam bem...

Mas vamos lá: parabéns aos três acertadores que descobriram a falsificação da saga de Ossian, feita pelo professor James Macpherson (1736-1796) a partir de 1760. Vou postar os selos enviados assim que chegar em casa.

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(5:50) Fritzen: números 1 a 4
(7:41) andreioc: números 5 a 7
(16:25) lima34: números 8 a 0

Até lá, boa sorte a todos! E depois escrevo mais.

Última edição por Fabio Monteiro em Qua Ago 02 2017, 08:43, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro

Mensagem por andreioc em Seg Jul 31 2017, 13:22

OI Fabio, puxa, estimo melhoras. Espero que não seja nada grave. Abço
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por odilo em Seg Jul 31 2017, 13:49

Parabéns aos acertadores. Não cheguei nem perto desta vez.

Boas melhoras amigo Fabio, espero que não tenha sido nada muito grave.
Abraço,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Seg Jul 31 2017, 13:59

Quando abri o quiz pela manhã e vi que não tinha postado ainda a relação dos acertadores, fiquei preocupado. Imaginei que algo pudesse ter acontecido. Espero realmente que se recupere logo. Saúde!
Parabéns aos acertadores!
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Jul 31 2017, 14:02

Prezado,

melhoras e que tenha sido apenas um pequeno susto...
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por lima34 em Seg Jul 31 2017, 17:47

Prezado Fabio, espero que esteja melhor. Abraços.

lima34

Mensagem por carol c em Seg Jul 31 2017, 19:27

Mas férias de novo? Estimo melhoras e que qualquer problema ocorrido fique apenas como uma história de pescador.
carol c

Mensagem por Glauber em Seg Jul 31 2017, 22:35

Olá, a todos!
Parabéns aos acertadores desta semana.

Fábio, que tenha uma rápida e ótima melhora.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Ago 02 2017, 08:41

Bom dia pessoal, e obrigado pelas tantas manifestações de preocupação e carinho de vocês. Comigo está tudo em ordem, já estou de volta em casa, a incomodar a patroa.

Aqui, conforme anunciado, os selos postados pelos três acertadores:

Em 1760 foi publicado em Edimburgo, na Escócia, o livro Fragments of ancient poetry, com a tradução inglesa de poesia antiga em língua gaélica, a cargo de James Macpherson (1736-1796). Eram supostamente poemas do bardo e herói Ossian, filho do mítico Fingal, que tratavam da natureza e de feitos heróicos. Um segundo livro, Fingal, surgiu em 1762, e um terceiro, Temora, em 1763.

Foi o início de uma carreira literária surpreendente. A febre de Ossian e sua turma espalhou-se, rápida, por toda a Europa. Até o final do século 18 foram publicadas mais de 40 traduções, completas ou não, pelo continente. A lista dos intelectuais que se empolgaram com os versos rústicos e arcaicos daquele mundo distante é longa e impressionante: Goethe, Diderot, Cesarotti, Mendelssohn, só pra citar alguns. Ossian foi por alguns comparado a Homero ou Virgílio.

Carta de Ossian, em Iowa/USA, 1900.

Mas houve também quem duvidasse, desde o início, da autenticidade da poesia. O mais prominente (e divertido) entre os céticos era o crítico inglês Samuel Johnson (1709-1784), famigerado pelos seus maus bofes. Perguntado se aqueles poemas tão belos poderiam ter sido escritos por um escritor moderno, Johnson respondeu: "sim, por muitos homens, muitas mulheres e muitas crianças!"

A longa briga postal subsequente entre Macpherson e Johnson tem momentos hilários, como este escrito por Johnson:

“I have received your foolish and impudent letter. Any violence offered me I shall do my best to repel; and what I cannot do for myself, the law shall do for me. I hope, I shall never be deterred for detecting what I think a cheat, by the menaces of a ruffian.
What would you have me retract? I thought your book an imposture; I think it an imposture still. For this opinion I have given my reasons to the public, which I here dare you to refute. Your rage I defy. Your abilities, since your Homer, are not so formidable; and what I hear of your morals, inclines me to pay regard not to what you shall say, but you shall prove. You may print this if you will.”

Hoje os dois brigões, Macpherson e Johnson, estão enterrados próximos um do outro, na Abadia de Westminster. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Um pequeno texto sobre Ossian/Macpherson (em inglês)
http://hoaxes.org/archive/permalink/james_macpherson_and_the_ossianic_controversy

A bela abertura orquestral As Ilhas Hébridas, de Felix Mendelssohn-Bartholdy, inspirada numa visita do compositor à pátria de Ossian:
https://www.youtube.com/watch?v=MdQyN7MYSN8
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Ago 03 2017, 02:59

E o final 7 da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... traz o brinde da semana para o Andrei, parabéns! Sai ainda hoje daqui.
Fabio Monteiro

Mensagem por andreioc em Qui Ago 03 2017, 11:11

Que legal, eu sempre fico confiante quando fico com os numeros 6 ou 7. Desta vez deu certo ! Obrigado Fabio !
andreioc

Mensagem por carol c em Qui Ago 03 2017, 20:08

Quanto mais acompanho os quiz mais descubro que minha cultura geral é bem restrita.
sempre há aqui uma ótima oportunidade de aprendizado.
Parabéns aos acertadores e ao Andrei pelo sorteio.
carol c

Mensagem por andreioc em Sex Out 20 2017, 22:16

OI Fabio, depois de mais de 3 meses fora de casa retornei nesta semana e na pilha de cartas estava a sua com os selos deste Quiz. Mais uma vez muito obrigado pela gentileza e pela motivação (conhecimento e filatelia). Um abraço !
andreioc

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: