Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Ir em baixo

Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 09 2017, 10:22

Assim como o positivismo (vide QdD XCI), o espiritismo originou-se na França e logo fez muito sucesso em terras tupiniquins. Mas bem ao contrário daquele, o espiritismo vive em busca da metafísica e da transcendência. Não é estranho que duas correntes antagônicas funcionassem tão bem ao mesmo tempo no mesmo lugar?

 

 
 
Seja como for, o Brasil já emitiu 4 selos com Allan Kardec, ou melhor, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), que formulou as bases do espiritismo a partir de 1855, depois de uma série de experiências mediúnicas (entre outras, com mesas girantes). Para comparar: Martinho Lutero recebeu faz pouco seu segundo selo brasileiro, e a França até agora não emitiu selo algum com Allan Kardec.

Há dois detalhes curiosos na biografia de Kardec. Primeiro, ele era ardente fã do positivismo, e utilizava ideias positivistas na sua atividade literária como pedagogo profissional. Segundo, ele publicava seus livros de pedagogia sob seu nome real, enquanto os livros espíritas eram assinados pelo seu alter ego.

A rápida e forte disseminação do kardecismo no Brasil a partir da segunda metade do século 19 é um fenômeno sociológico que está longe de ser completamente explicado. Enfrentando a oposição da igreja católica e dos positivistas da jovem República (cujo artigo 157 do primeiro Código Penal previa multa e cadeia para os espíritas), o Brasil é hoje, disparado, o maior país espírita do mundo, com quase 4 milhões de praticantes (censo IBGE 2010), e um número de “simpatizantes” avaliado em 20 milhões.

Mas não há primeiro sem segundo. Quem vai me enviar por MP até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo postal do segundo maior país espírita, pelo número de associações? Bom domingo a todos!  

Bonus track:
Site espírita francês do Institut Amélie Boudet (última atualização em 2010!), cujo nome vem da viúva de Kardec:
http://www.institutamelieboudet.fr/
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por rafaelkonzen em Dom Jul 09 2017, 13:36

Fábio, bloqueia o tópico.
😁
avatar
rafaelkonzen

Idade : 42
Localização : Novo Hamburgo - RS
Data de inscrição : 03/04/2010

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 09 2017, 14:07

Obrigado por lembrar, Rafael.
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jul 10 2017, 10:18

A galeria filatélica desta vez enviada pelos participantes é uma das mais heterogêneas da história do QdD:


       
Entretanto, parece evidente que a maioria apostou em Cuba como o segundo maior país espírita do mundo, em número de associações registradas. E estão certos: segundo a Professora de Direito e palestrante espírita carioca Ana Claudia Felgueiras, Cuba tinha em 2015 535 sociedades espíritas registradas junto ao governo, fora  “algumas outras em processo de credenciamento”. A mesma autora relata aproximadamente 62 centros espíritas nos EUA e 38 em Portugal. Mesmo se os números não sejam exatos, a relação é clara, e Cuba leva a medalha de prata.

Eis, portanto, os cinco acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(7:05) rafaelkonzen: números 1 e 2
(8:11) lima34: números 3 e 4
(9:51) Edson Benedito dos Santos: números 5 e 6
(16:53) carol c: números 7 e 8
(20:19) Claudio Carletti: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!

Mesmo depois de quase 60 anos de doutrinação marxista (ou quem sabe até em reação a isso?), a vocação espírita de Cuba voltou com toda a força. Lá se registra o mesmo fenômeno observado no Brasil: o espiritismo não se distancia da religião predominante, mas procura infiltrar-se nela, bem como em outras religiões ou semelhantes, como a umbanda e até a maçonaria. Em Cuba existe o Santerismo, que seria uma mistura de Santería (o candomblé deles) e o espiritsmo.

Enquanto isso, no Brasil temos outros dois selos vinculados ao espiritismo, conforme bem lembrou um participante. Um de 1969 com o pioneiro da imprensa espírita nacional Teles de Menezes, e outro de 2010, a comemorar o centenário do nascimento do médium Chico Xavier:


 
Ou seja, temos ao todo pelo menos seis selos espíritas, sendo que dois deles foram emitidos em 1969! Nada mau para uma religião que representa 2 % da população do país (censo IBGE de 2010). O que significa que este segmento da população é muito influente, conforme indicam outros dados do mesmo recenseamento. As capitais brasileiras com maior proporção de espíritas são Florianópolis (7,3 %), Porto Alegre (7,1 %), Rio de Janeiro (5,9 %) e São Paulo (4,7 %). Quanto mais europeu e escolarizado, maior a tendência ao espiritismo no Brasil. O espiritismo é, portanto e apesar de devagar-quase-parando na França e resto da Europa, uma importante opção religiosa da elite cultural nacional.

Um participante enviou um selo com o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935), que era um médium declarado, tendo escrito alguns poemas mediúnicos. Pessoa tinha uma forte tendência mística e esotérica, o que claramente influenciou sua obra e está longe de ser exaustivamente estudado. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Carta de Fernando Pessoa de 1916 sobre sua mediunidade:
http://arquivopessoa.net/textos/531
As previsões de Chico Xavier para 2019:
https://www.youtube.com/watch?v=B_gM9Xm8cIA
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por andreioc em Seg Jul 10 2017, 14:40

Muito legal e instrutivo como sempre Fabio ! Parabens pelo post.

Para participar do post eu li um artigo na revista Superinteressante (agosto/2002). Em um dos trechos existe uma explicação do comentário que voce fez sobre a relação entre escolarização e espiritismo, a seguir:

"Por causa de suas origens declaradamente científicas e pelo discurso que prega a racionalidade, o Espiritismo vem atraindo médicos – céticos diplomados e profissionais – nas últimas décadas. Fundada em 1968, a Associação dos Médicos Espíritas do Brasil (Amebrasil) reúne cerca de 1 200 médicos que estudam e tentam transpor para a prática diária da Medicina alguns dos princípios do Espiritismo."

Em outro trecho:

"E mesmo com sua enorme difusão em terras brasileiras, a religião continua sendo, até hoje, uma fé professada pela classe média urbana (que, por receio de discriminação, não costuma ostentar traço algum da sua opção religiosa). “O Espiritismo difundiu-se entre profissionais liberais e pessoas da classe média dos centros urbanos porque exige leitura e instrução”, afirma Marcelo Camurça, professor de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
Quem já freqüentou um centro espírita sabe disso. A atmosfera lembra ligeiramente um congresso universitário. Um auditório atento, muitas vezes municiado de algum dos livros de Kardec, escuta as leituras e os comentários feitos por um ou mais “palestrantes” reunidos em uma mesa. Tudo de um modo sóbrio e nada espetaculoso. “A sobriedade é uma das maiores fontes de identificação do Espiritismo entre a classe média”, afirma Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti."


Com relação ao espiritismo em outros paises em consultei um site que esta fora no momento (http://www.spiritist.org/) e tive a impressão que classificam espiritismo como várias correntes bem distintas, a maioria baseada em tradições africanas, mas não seriam relacionadas a Kardec (que é o tema do post). Até procurei mas não encontrei uma relação do associações kardecistas em Cuba (como a seguir dos Estados Unidos: http://www.ssbaltimore.org/spiritist_centers.html)
avatar
andreioc

Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 24/12/2008

http://www.seloshow.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Jul 13 2017, 08:22

Obrigado pelo retorno, Andrei. Pessoalmente, desconfio do número de 535 para as entidades espíritas cubanas. Parece um pouco exagerado. Mas como a fonte é interna (näo encontrei fontes externas), ele deve estar pelo menos perto da realidade. (o que, em espiritismo, näo ajuda muito clown )

Mas a loteria federal deu ontem seu veredito...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal

... e com o final 4 do primeiro prêmio, o brinde da semana vai para o lima34, parabéns! Sai amanhä daqui. Abs a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por lima34 em Qui Jul 13 2017, 13:47

Obrigado, Fabio.

lima34

Idade : 56
Localização : Chapecó SC
Data de inscrição : 06/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCII - O que deu certo no Brasil: o espiritismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum