Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Ir em baixo

Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 02 2017, 05:58

Quem pesquisar na web sobre o positivismo pode se perguntar como um movimento filosófico que já está morto e enterrado na Europa há tanto tempo conseguiu sobreviver no Brasil. Aqui fundou-se até uma Igreja Positivista do Brasil, que ainda hoje tem templos no Rio e em Porto Alegre. O templo gaúcho, aliás, parece já ter passado por dias melhores:


(Foto:Tetraktys)

Não encontrei números sobre os adeptos dessa igreja, no Brasil ou no exterior, o que indica que não sejam muitos. Mas a lista dos positivistas brasileiros no final do século 19 é um verdadeiro Who’s who da elite de então: Benjamin Constant, Júlio de Castilhos, Demétrio Ribeiro, Marechal Rondon, Euclides da Cunha (http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7859-quiz-de-domingo-xxiii-euclides-da-cunha) e tantos outros. Não admira que eles tiveram um papel importante no golpe militar que derrubou o Império em 1889. Junto com a maçonaria (tema do Quiz XC), eles e suas ideias representavam uma perspectiva de futuro que a casa imperial não mais podia dar.

O fundador do positivismo foi o francês Auguste Comte (1798-1857)...

 

... que entrou na História também por ter sido um dos pais da Sociologia. Que, ao contrário do positivismo, chegou para ficar. Comte era ateu, mas não o declarou abertamente. Sua recusa a aceitar a metafísica foi talvez uma das razões por que o positivismo não foi adiante, como filosofia e como igreja.

Um dos mais famosos críticos do positivismo foi um cientista conterrâneo de Comte, que escreveu: “A maior e mais evidente lacuna desse sistema é que suas ideias não consideram a mais importante das ideias positivas: a do infinito.” Esse cientista distinguiu-se por suas descobertas em diversas áreas de conhecimento, bem como pela sua ferrenha aversão aos alemães. Faleceu antes de completar 73 anos, coberto de honras. Hoje há um asteróide, uma ilha e uma península na Antártida com seu nome, entre outras tantas homenagens.

Quem vai me enviar por MP, até a meia-noite de Brasilia, a imagem de um selo postal com o crítico do positivismo acima descrito? Bom domingo a todos!

Bonus Track:

A Igreja Positivista do Rio de Janeiro:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59701995000300006&script=sci_arttext
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jul 03 2017, 03:59

Parabéns aos quatro acertadores que descobriram o químico e microbiólogo francês Louis Pasteur (1822-1895), que tinha suas broncas com o positivismo (assim como com os alemães), e postaram os seguintes selos:  









Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(8:45) lima34: números 1 a 3
(9:47) andreioc: números 4 a 6
(10:59) Edson Benedito dos Santos: números 7 e 8
(15:02) FRITZEN: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!


 (Foto: Banque de France)

O ícone francês Pasteur, que também ilustrou a última nota de cinco francos, tem uma expressiva coleção de homenagens: apenas na França existem mais de duas mil vezes a Rue Pasteur, fora nas antigas colônias do país. Além da ilha, península e asteróide acima citados, existe uma cratera na Lua e outra no planeta Marte com seu nome. Mas um livro publicado em 1995 (Gerald L. Geison: The Private Science of Louis Pasteur) gerou um escândalo na França (mesmo sem haver versão traduzida) por detectar diversas irregularidades na metodologia e documentação de suas pesquisas. E durma-se com um barulho desses...

Pasteur tinha companheiros ilustres na sua crítica ao positivismo. O mais famoso deles deve ser o filósofo austro-britânico Karl Popper (1902-1994), que fez suas as palavras do colega australiano John Passmore (1914-2004): “O positivismo está tão morto quanto um movimento filosófico é capaz de estar.” Boa semana a todos!

Bonus tracks:

A casa de Auguste Comte (em francês):
http://augustecomte.org/
E uma dica de livro sobre o positivismo no Brasil:
https://www.estantevirtual.com.br/b/helgio-trindade-org-/o-positivismo-teoria-e-pratica/2200401259?q=helgio+trindade+positivismo
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Jul 06 2017, 02:03

Êpa, temos um novo colega no seleto clube dos brindados, pois o final 7 do primeiro prêmio da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal

... dá o brinde da semana pra o Edson Benedito dos Santos, parabéns! Assim que vc me comunicar seu endereco postal via MP sai a remessa daqui. Abs a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qui Jul 06 2017, 08:40

Uhuuuu.... que legal! Very Happy Very Happy Very Happy
Obrigado, Fábio! Segue o endereço por MP.
Abraços
Edson
avatar
Edson Benedito dos Santos

Idade : 53
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 26/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XCI – O que deu certo no Brasil: o positivismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum