Selos auto-adesivos MINT

Ir em baixo

Selos auto-adesivos MINT

Mensagem por odilo em Sex Jun 23 2017, 21:38

Olá amigos e amigas,
Como sabem, os selos adesivos no Brasil foram introduzidos já a algum tempo.
Estes selos, se guardados num ambiente controlado (20/25 ºC e 50/60 %UR) podem se soltar da base, pois a cola ou goma resseca e se solta da base.
Dúvidas :
1 - Um selo assim ainda seria considerado um selo MINT?

2 - Em que condições ele deveria ser guardado para se manter com a mesma qualidade de quando foi fabricado?

3 - Como estão estes selos na sua coleção, caso tenha guardado algum no estado MINT?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Re: Selos auto-adesivos MINT

Mensagem por odilo em Sex Jun 23 2017, 21:42

Este fórum também é frequentado por muitos comerciantes filatélicos. Seria muito importante termos também a opinião de nossos amigos.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por andreioc em Sex Jun 23 2017, 22:27

Boa questão essa caro Odilo. Se eu tiver um selo destes e for colocar a venda eu não anunciaria como MINT pois o comprador pode ter um entendimento que o selo não está na mesma condição de quando foi fabricado. Em minha opinião seria "novo" mas não "mint". O problema é que de fato depois de algum tempo pode não existir tal selo na condição de MINT.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por Psique10 em Sab Jun 24 2017, 00:41

Neste fim de semana vou dar uma olhada nos meus assim, mas no momento me recordo de 1 que se soltou da base.
Psique10

Mensagem por FRITZEN em Sab Jun 24 2017, 07:01

Uso desumidificador, no espaço onde guardo meus selos. Isso diminui bastante o problema.

Depois, tenho guardado em protetores "hawid", e pelo que observei, foi suficiente para mantê-los intactos. Sei que não é uma solução para grandes quantidades, ou estoque de comerciantes.
FRITZEN

Mensagem por Glauber em Sab Jun 24 2017, 10:50

Romeu e demais amigos,

Não dá para considerar os selos autoadesivos que soltaram-se da base do papel como 'mint'.

Porém, creio que a goma dos selos 'comemorativos' autoadesivos é diferente da goma dos selos 'regulares' autoadesivos, especialmente os selos da década de 1990.

Observando os meus, notei que os selos 'regulares' de umas cartelas (bem-te-vi e tiziu), de fato, soltaram-se, além da cartela de selos 'comemorativos' sobre o "Pantanal". Mas os selos de anos mais recentes são soltaram-se, então penso que a goma/cola é diferente dos selos mais antigos.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Psique10 em Sab Jun 24 2017, 12:31

Bom dia, acabei de ver meus auto-adesivos e ainda estão bem colados nos protetores só saiu 2, 1 daquela série de quadros desaparecidos de 2003 e outro da série natal.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: