ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: O CAÇA A JATO MESSERSCHMITT ME 262 - A "ANDORINHA" DO REICH!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: O CAÇA A JATO MESSERSCHMITT ME 262 - A "ANDORINHA" DO REICH!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Maio 10 2017, 10:47

Compartilho com os colegas, bloco mostrando a origem do "Primeiro Caça a Jato do Mundo Messerschmitt Me 262".

O CAÇA A JATO MESSERSCHMITT ME 262:
                                                    A "ANDORINHA" DO REICH.

Embora mais lembrado como uma arma de guerra tardia, o projeto do Messerschmitt Me 262 começou antes da Segunda Guerra Mundial, em abril de 1939. Impulsionado pelo sucesso do Heinkel He 178, o primeiro jato verdadeiro do mundo que voou em agosto de 1939, a liderança alemã ansiava para que a nova tecnologia fosse usada militarmente. Conhecido como Projekt P.1065, o trabalho avançou em resposta a um pedido do Reichsluftfahrtministerium (RLM - Ministério da Aviação) para um caça a jato capaz de voar a velocidade de pelo menos 530 mph com permanência em vôo de uma hora. O projeto do novo avião foi dirigido pelo Dr. Waldemar Voigt, com supervisão do chefe de desenvolvimento da Messerschmitt, Robert Lusser. Em 1939 e 1940, a Messerschmitt terminou o projeto inicial da aeronave e começou a construir os protótipos para teste. Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para tentar mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitos acidentes. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação. Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador/caça, com sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados. Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87 "Stuka". Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar, ganhou o apelido de "rato". Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrivel para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados que faziam frente aos Me 262 e tinham êxito nos céus da Alemanha eram os aviões Hawker Tempest e o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano. O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. No final da Segunda Guerra Mundial, em março de 1945, é criado o esquadrão JV44 (Jagdverband), composto pelos melhores pilotos de caça da Luftwaffe, tendo no seu comando Adolf Galland. No geral, cerca de 1400 Messerschmitt Me-262 foram construídos, mas o número de aeronaves operacionais em cada ação foi, geralmente, abaixo de 150, principalmente devido à falta de combustível.

ESPECIFICAÇÕES (MODELO: Me 262 A-1a)

DIMENSÕES:                                                           PESO:
Comprimento: 10,60 m (34,8 ft).                       Peso vazio:  3.795 kg (8.370 lb).
Envergadura: 12,60 m (41,3 ft).                        Peso carregado:  6.473 kg (14.300 lb).
Altura: 3,50 m (11,5 ft).                                  Peso máx. decolagem: 7.130 kg (15.700 lb).
Área das asas: 21,7 m² (234 ft²).
Alongamento: 7.3.

PROPULSÃO:                                                         PERFORMANCE:
Motor: 2 x turbojatos Junkers Jumo 004 B-1.                   Velocidade máx.: 900 km/h (486 kn).              
Força de empuxo (por motor): 898 kgf (8.810 N).            Alcance: 1.050 km (652 mi).  
                                                                               Teto máximo: 11.450 m (37.600 ft).                                                                                                       Razão de subida: 20m/s.                                     

ARMAMENTOS:                   
Canhões: 4 x canhões Mk 108 de 30 mm (1,18 in).
Foguetes: 24 x R4M de 55 mm (2,17 in).
Bombas: 2 x de 250 kg (551 lb) ou 2 x de 500 kg (1.100 lb) no modelo A-2a.

SELO A DIREITA MESSERSCHMITT ME 262.

MESSERSCHMITT ME 262 EM VOO.

MESSERSCHMITT ME 262 EQUIPADO COM RADAR PARA VOOS NOTURNOS.

MESSERSCHMITT ME 262 COM INSÍGNIAS DOS ESTADOS UNIDOS.

HAWKER TEMPEST CONSEGUIAM FAZER FRENTE AO MESSERSCHMITT ME 262.

THYPHOON EM AÇÃO NA NORMANDIA - AGOSTO DE 1944.

P-51 MUSTANG EM AÇÃO NOS CÉUS DA ALEMANHA.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: O CAÇA A JATO MESSERSCHMITT ME 262 - A "ANDORINHA" DO REICH!!!

Mensagem por FRITZEN em Ter Maio 23 2017, 16:40

FRITZEN

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: O CAÇA A JATO MESSERSCHMITT ME 262 - A "ANDORINHA" DO REICH!!!

Mensagem por FRITZEN em Ter Maio 23 2017, 16:40

FRITZEN

Mensagem por FRITZEN em Ter Maio 23 2017, 16:41

FRITZEN

Mensagem por FRITZEN em Ter Maio 23 2017, 16:41

FRITZEN

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: