Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Ir em baixo

Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Abr 09 2017, 03:32

Esta semana que passou foi mesmo terrível. Começou com o atentado terrorista em São Petersburgo, em seguida teve o ataque aéreo na Síria, onde um gás letal matou dezenas de civis, inclusive crianças. Depois teve o bombardeio americano numa base aérea de lá, ocasionando mais turbulência numa região já tão abalada. E continuou com outro atentado terrorista, desta vez em Estocolmo. Isso sem falar daquele gordinho maluco da Coreia do Norte, que adora jogar foguetes no mar. Enquanto isso, no Brasil, sempre a mesma lambança política, judiciária, econômica e social. É dose!

Mas na semana passada houve uma notícia muito bonita também: foi anunciada a descoberta uma espécie animal, até então totalmente desconhecida, no sul da Alemanha, vejam só. Num dos últimos recantos do mundo onde se imaginava descobrir uma coisa dessas, e nesta região:



É claro que da espécie recém descoberta não existem selos. Mas trata-se da espécie com o habitat mais setentrional entre sua família já registrado até agora, e há um parente desse bichinho que foi descoberto tb por acidente no Brasil há 50 anos, sempre sem registro filatélico.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo brasileiro a mostrar um parente um pouco mais afastado (digamos: da mesma superordem sistemática) da espécie recém descoberta? Bom domingo a todos!
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Abr 10 2017, 03:50

Desta vez o QdD deu resultados bastante controversos. Olhem só a galeria zoológica que os participantes enviaram:
     









E o bichinho cuja descoberta na Alemanha foi anunciada na semana passada é este peixe:


Foto: Universität Konstanz

Ele chega apenas a 10 cm de comprimento e vive na escuridão, nos lençóis subterrâneos abaixo da fonte do Rio Aach, que é alimentado pelo Danúbio mas que flui para o Lago de Constança, no sudoeste alemão. Um habitat que liga duas bacias fluviais, portanto: a do Danúbio, que corre para o sudeste até desaguar no Mar Negro, com a do Reno, que passa pelo Lago de Constança e segue em direção noroeste até chegar no Atlântico.

A descoberta do Barbatula sp. (a quem chamaremos de barbichinha, por que não?) foi obra de um mergulhador amador, o engenheiro da SAP Jochen Kreiselmaier, que viaja 300 km nos fins de semana desde 1997 para explorar os subterrâneos da fonte do Aach; uma verdadeira terapia, segundo conta. Em agosto de 2015 ele já descobrira o peixinho. Mais tarde, apanhou um exemplar a unha e levou-o à ictióloga Jasminca Behrmann-Godel, da Universidade de Constança.


O informático e a ictióloga (Foto: Freunde der Aachhöhle e.V.)

Hoje a descoberta é oficial: o barbichinha (Barbatula Sp.) é o peixe subterrâneo mais setentrional de todos, por viver a vida inteira no escuro no Paralelo N 47, destronando um parente norteamericano do Paralelo 41. De família Cobitidae, superfamília Cobitoidea, ordem Cypriniformes (= parente das carpas) e superordem Ostariophysi. Esta superordem inclui tb peixes brasileiros como piranha, lambari, pacu, dourado, peixe-elétrico e toda a turma dos bagres de água doce.

Então o dourado que sobe a piracema, enviado pelo rafaelkonzen, vai pra final junto com o Noemacheilus Barbatulus (Schmerle, para os íntimos alemães) no selo de Liechtenstein, enviado pelo andreioc.

Peraí, Liechtenstein não vale, era pra ser selo brasileiro! A rigor tens razão, meu caro Watson. Mas por primeiro, o rigor não é meu forte. Em segundo lugar, o andreioc não só enviou o parente mais próximo, o primo colorido do barbichinha, como também descobriu toda a história e mandou o link (em inglês) para explicar tudinho, a ler nos Bonus tracks. E ainda passou o link para mais um peixe brasileiro, este recentemente descoberto em Goiás. Então merece ir à final, ora bolas! Eis portanto os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde, na próxima extração da loteria federal:

(7:17) rafaelkonzen – números 1 a 5
(10:14) andreioc – números 6 a 0

Até lá, boa sorte a ambos!

Um parente brasileiro do barbichinha foi descoberto por acaso por Joseph A. Tosi Jr, um ecólogo da OEA que em 1962 cavava um poço na região da Serra de Jaíba, no norte de Minas Gerais e deparou com o Stygichthys typhlops, um parente ceguinho da piranha que vive em águas subterrâneas e chega apenas a 5 cm.

Li certa vez que apenas no Rio Japurá, no Amazonas, existem mais espécies de peixes do que em toda a Europa. Mas é legal saber que, num mundo onde tantos animais vão desaparecendo, ainda podem ser encontradas espécies desconhecidas onde menos se espera, não? Boa semana a todos!

Bonus tracks:

A descoberta do barbichinha (em inglês):
http://novataxa.blogspot.de/2017/04/barbatula-karst-germany.html

A notícia em alemão, com imagens para mover o mouse:
http://www.spiegel.de/wissenschaft/natur/aachhoehle-erstmals-hoehlenfisch-in-europa-gefunden-a-1141659.html

O anúncio da descoberta do Ituglanis boticario, um bagre catacego, em 2015 (obrigado a andreioc):
http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/imprensa/releases/pages/nova-especie-de-peixe-e-descoberta-no-brasil.aspx

Imagens da bela Fonte do Aach (Aachtopf), a fonte de maior vazão do país (8.590 l/s):
https://www.google.de/search?q=aachtopf&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwifzNeNoJjTAhUFuxQKHQYHAgYQsAQILg&biw=1600&bih=791

E o BP acima no original (1918):
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Abr 13 2017, 02:37

E com o final 4 do primeiro prêmio da loteria federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal

... o brinde da semana vai novamente para o rafaelkonzen, parabéns! Vou tratar de enviá-lo ainda hoje, já que amanhä é feriado.
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Maio 29 2017, 10:24

Fábio, semana passara recebi o brinde, muito obrigado.
rafaelkonzen
rafaelkonzen

Idade : 42
Localização : Novo Hamburgo - RS
Data de inscrição : 03/04/2010

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXXIX – Pequenas Alegrias da Natureza

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum