Deutsche Seepost na Costa Brasileira

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Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Abr 02 2017, 09:14

Quem viu com atenção o bilhete postal de Tenerife mostrado no QdD LXXVI...

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8850-quiz-de-domingo-lxxvi-jose-de-anchieta

... notou um carimbo oval muito especial aplicado no mesmo:



O texto DEUTSCHE SEEPOST/LINIE/HAMBURG/WESTAFRIKA/7.1.11/XXXIII indica tratar-se do correio marítimo imperial que fazia a linha de Hamburgo à África Ocidental para atender às colônias alemãs do Cameroun/Camarões, Togo e África do Sudoeste.

Segundo o catálogo Michel, esse “correio embarcado” existia desde 30 de junho de 1886 e tinha, segundo a União Postal Universal, “o caráter de uma agência de correio nacional situada no exterior”.

Mas nem todos sabem que o correio marítimo do Reich tb singrava a costa brasileira, lá originando tb seus inteiros postais. Segundo o catálogo Michel-Spezial (pp.719 ff), havia a linha Bremen-La Plata (=Argentina) e a linha Hamburgo-América do Sul. E aqui na Alemanha existe um Grupo de Estudos Filatélicos dedicado exclusivamente aos correios marítimos (ArGe Schiffspost), que começou a publicar, desde 1994, uma obra monumental com os resultados de suas pesquisas.

Recebi esta semana o primeiro volume (Steinmeyer, Fr. & Evers, H.: Deutsche See- und Schiffspost 1886-1945, Vol.1), onde se lê que a linha Bremen-La Plata foi operada pelo Lóide Bremen da Alemanha do Norte a partir de 1875. No mesmo volume encontra-se o bilhete postal abaixo:



Enviado da Bahia para Berlim em 8 de abril de 1914, às vésperas da Primeira Guerra. Só ficaram devendo uma explicação de como o carimbo baiano foi parar lá...

No meu livro não encontrei nada sobre a outra linha (Hamburgo-América do Sul), mas tudo indica que foi fundada em 1871 e operada pela companhia HAPAG, de Hamburgo. Desta linha possuo dois bilhetes. O primeiro foi escrito em 11 de agosto de 1908 e provavelmente postado no Rio, para a Alsácia, que na época pertencia à Alemanha:



   
A data do carimbo só permite ler o dia 11, o que coincide com a data do texto:



Já o segundo bilhete não apresenta data legível; nem no texto, nem no carimbo:



 

Mas sabe-se que o selo (Michel 340) foi emitido em 1º de dezembro de 1923, e que a tarifa postal de 20 pfennige para bilhetes postais ao estrangeiro vigorou de dezembro de 1923 a dezembro de 1924, o que possibilita uma datação nesse período. O bilhete foi endereçado a Flöha, na Saxônia, e mostra uma vista do Grand Hotel La Plage de Guarujá; um forte indício de que foi escrito por lá.

O Grand Hotel, aliás, tem uma história muito agitada. Foi construído já em 1893, depois comprado pelo milionário americano Percival Farquhar, o mesmo que construiu a Ferrovia Madeira-Mamoré, para terminar demolido nos anos 60. Hoje abriga um shopping... Lá suicidou-se tb em 1932 Alberto Santos Dumont, o patrono da aeronáutica brasileira, que foi tema do QdD XXX.

Quem sabe os colegas do fórum podem postar aqui mais exemplos de Deutsche Seepost oriundos de águas tupiniquins?

Weblinks:

QdD XXX (Santos Dumont):
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7990-quiz-de-domingo-xxx-santos-dumont

O Grand Hotel La Plage:
http://guarujaweb.blogspot.de/2010/07/grand-hotel-la-plage.html
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2011/09/978987-agitado-guaruja-e-balneario-desde-1893.shtml

A linha Hamburgo-América do Sul (em inglês):
http://www.theshipslist.com/ships/lines/hamburgsouth.shtml


Última edição por Fabio Monteiro em Dom Abr 02 2017, 14:30, editado 1 vez(es)
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Abr 02 2017, 10:31

Prezado,

o único que tenho é este fragmento postado a bordo do Cap Arcona em 14/06...

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Abr 02 2017, 10:37

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Dom Abr 02 2017, 16:22

Fabio Monteiro escreveu:Quem viu com atenção o bilhete postal de Tenerife mostrado no QdD LXXVI...

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8850-quiz-de-domingo-lxxvi-jose-de-anchieta

... notou um carimbo oval muito especial aplicado no mesmo:



O texto DEUTSCHE SEEPOST/LINIE/HAMBURG/WESTAFRIKA/7.1.11/XXXIII indica tratar-se do correio marítimo imperial que fazia a linha de Hamburgo à África Ocidental para atender às colônias alemãs do Cameroun/Camarões, Togo e África do Sudoeste.

Segundo o catálogo Michel, esse “correio embarcado” existia desde 30 de junho de 1886 e tinha, segundo a União Postal Universal, “o caráter de uma agência de correio nacional situada no exterior”.

[...]

Ver resposta com a identificação do barco e respectiva rota/horário no seguinte tópico:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8850-quiz-de-domingo-lxxvi-jose-de-anchieta#141732


Fabio Monteiro escreveu:[...]

[...]
Recebi esta semana o primeiro volume (Steinmeyer, Fr. & Evers, H.: Deutsche See- und Schiffspost 1886-1945, Vol.1), onde se lê que a linha Bremen-La Plata foi operada pelo Lóide Bremen da Alemanha do Norte a partir de 1875. No mesmo volume encontra-se o bilhete postal abaixo:

[...]

Enviado da Bahia para Berlim em 8 de abril de 1914, às vésperas da Primeira Guerra. Só ficaram devendo uma explicação de como o carimbo baiano foi parar lá...

[...]


O bilhete postal não foi escrito na cidade da Bahia mas sim a bordo do navio (tal como está referido no canto superior esquerdo. Foi obliterado a bordo e terá sido entregue aos correios do porto de escala (de acordo com o disposto no regulamento da Convenção Postal de  Washington).  O texto do BPI indicia que o barco estaria em rota para norte, pelo que provavelmente teria sido mais rápido o BPI seguir no próprio navio, mas, mas... (dados sujeitos a confirmação posteriormente com o horário da escala/rota do navio)

Não conheço qualquer estudo internacional até à data com os horários desta carreira. Não estão publicados em nenhum dos 4 volumes de Steinmeyer/Evers referidos por Fabio Monteiro.

FONTE para a convenção postal de Washington, 1897:
Regulamento de execução, VIII, 3, referindo que a correspondência em causa seria marcada pelos agentes postais a bordo ou, caso não existissem, nos postos de correio em que fossem entregues.

Fabio Monteiro escreveu: [...]
No meu livro não encontrei nada sobre a outra linha (Hamburgo-América do Sul), mas tudo indica que foi fundada em 1871 e operada pela companhia HAPAG, de Hamburgo. Desta linha possuo dois bilhetes. O primeiro foi escrito em 11 de agosto de 1908 e provavelmente postado no Rio, para a Alsácia, que na época pertencia à Alemanha:



[...]

Os restantes 3 volumes de Steinmeyer/Evers não têm dados postais da linha Bremen-SüdAmerika da H.S.D.G.
Apenas conheço algumas informações sobre o correio marítimo, a respeito da mesma, nos seguintes livros (porém, não têm horários das carreiras):

COCKRILL /GOTTSPENN  Cockrill Series Booklet nº27 German Seepost Cancellations 1886-1939 [...] Part II [...]
DRESCHEL (1987). A Century of German Ship Posts [...]
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Abr 03 2017, 18:21

Boa noite, ahl,

e muito obrigado por datar o BP de Tenerife, da Linha Hamburgo-África Ocidental!

Quanto ao segundo bilhete, com data de 11 de agosto de 1908 e presumivelmente enviado do Rio, pude localizar, com a ajuda da imprensa carioca, um navio que lá chegou naquele dia. É o Kaiser Wilhelm II, procedente de Hamburgo e que partiu no mesmo dia em direcäo ao Prata. O que é de se espantar, uma vez que o KW II pertencia ao Norddeutscher Lloyd (Lóide da Alemanha do Norte), de Bremen, e estava destinado a viagens a Nova Iorque!

Detalhes aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/SS_Kaiser_Wilhelm_II

E como o texto do BP diz "Heute landen wir hier" (= Hoje atracaremos aqui), conclui-se que o BP foi comprado a bordo. Abs do fabio
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por FBernardo em Seg Abr 03 2017, 20:53


Lisboa (16.06.1924) -> Wilhelmshaven (25.06)


Dampfer WERRA (2)
NDL - Norddeutscher Lloyd
Linie Bremen - La Plata
Bremen - Vigo - Lisboa - Funchal - Tenerife - (Bahia) - Rio de Janeiro - Santos - (São Francisco do Sul) - (Rio Grande do Sul) - Montevidéu - Buenos Aires
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Seg Abr 03 2017, 21:23

FBernardo escreveu:
Lisboa (16.06.1924) -> Wilhelmshaven (25.06)

[...]
Dampfer WERRA (2)
NDL - Norddeutscher Lloyd
Linie Bremen - La Plata
Bremen - Vigo - Lisboa - Funchal - Tenerife - (Bahia) - Rio de Janeiro - Santos - (São Francisco do Sul) - (Rio Grande do Sul) - Montevidéu - Buenos Aires

SANTAS NOITES,

Caro FBernardo

Confere... paquete Werra na linha Bremen-La Plata e franquia de 1$60 para uma carta até 20 g enviada de águas territoriais de Portugal para país estrangeiro.

Fonte para a franquia
Tarifas estabelecidas pelos correios portugueses na sequência do decreto nº22142 de 19 de Janeiro de 1933

Bibliografia para o carimbo com a letra "e" do D. Werra a partir de 1923 (Cf. Steinmeyer/Evers)
COCKRILL / GOTTSPENN  Cockrill Series Booklet nº46 German Seepost Cancellations 1886-1939 [...] Part I  The European, North & South Atlantic Routes [...]
STEINMEYER/EVERS(  (SD). Deutsche See-und Schiffspost 1886-1945 Band I [...]

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Abr 04 2017, 19:03

Obrigado por postar o envelope Lisboa-Wilhelmshaven, FBernardo.

Ao contrário dos BPs anteriores, este envelope näo apresenta selos alemäes. Isso indicaria a existência de algum tratado entre Portugal e Alemanha que possibilitaria a utilizacäo de selos portugueses dentro da linha postal marítima alemä?
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Ter Abr 04 2017, 19:18

Fabio Monteiro escreveu:Obrigado por postar o envelope Lisboa-Wilhelmshaven, FBernardo.

Ao contrário dos BPs anteriores, este envelope näo apresenta selos alemäes. Isso indicaria a existência de algum tratado entre Portugal e Alemanha que possibilitaria a utilizacäo de selos portugueses dentro da linha postal marítima alemä?

Boa noite

Estamos perante a aplicação da Convenção da União Postal Universal, de Madrid, 1920, que mandava que os selos fossem do país da bandeira do barco se este estivesse em águas internacionais ou do país em cujas águas territoriais o barco estivesse.
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por FBernardo em Ter Abr 04 2017, 19:22

Fabio, este tratamento postal não resulta de acordos bilaterais.
Obedece e está conforme com os Regulamentos da UPU. Na circunstância a convenção aplicável é a de Madrid de 1920 - a Convenção da UPU de Estocolmo foi ratificada em 1924, mas em data posterior à da circulação desta carta, em vigor a partir de 1.10.1925.

P.S. - Oups... este post cruzou com a mensagem do amigo Acácio.
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Abr 05 2017, 03:00

Obrigado a ahl e FBernardo pelos esclarecimentos. Isso indica ser possível existirem tb selos brasileiros oficiais com carimbos SEEPOST a partir das datas da convencäo de Madrid. Além do exemplar do Antonio, postado acima, com o selo da empresa privada Condor. Agora é encontrar um exemplo...

Mas se a convencäo de Madrid só entrou em vigor em outubro de 1925, entäo os selos portugueses no envelope postado por FBernardo estäo ainda irregulares ?!
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Qua Abr 05 2017, 05:47

Bons dias,

Caro Fabio,

Lendo o texto a seguir citado aqui ficam algumas notas. A saber:

Fabio Monteiro escreveu:Obrigado a ahl e FBernardo pelos esclarecimentos. Isso indica ser possível existirem tb selos brasileiros oficiais com carimbos SEEPOST a partir das datas da convencäo de Madrid. Além do exemplar do Antonio, postado acima, com o selo da empresa privada Condor. Agora é encontrar um exemplo...

Mas se a convencäo de Madrid só entrou em vigor em outubro de 1925, entäo os selos portugueses no envelope postado por FBernardo estäo ainda irregulares ?!

1 - Existem peças de correio marítimo semelhantes com selos brasileiros e carimbos estrangeiros e o inverso. A legislação aplicável começou por ser a Convenção da UPU de Viena em 1891, etc, etc. Em 1924 a convenção aplicável era a de Madrid que entrou em vigor em 1/1/1922. (1)
A seguir à Convenção de Madrid ocorreu a de Estocolmo. Esta última entrou em vigor em 1/10/1925.
Ver os seguintes tópicos com explanação de situações idênticas:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1268-colecao-de-carimbos-estrangeiros-sobre-selos-brasileiros#116113
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1185-carimbos-do-exterior-em-selos-franceses#116052
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t2120-carimbos-ambulantes-e-ountre-post-1890#117371

2 - O fragmento apresentado por Pulsy não aparenta ser proveniente de uma carta(?) circulada para a Europa. Provavelmente sê-lo-á para o Brasil ou passando pelo Brasil a caminho de outro pais da América do Sul(?). A razão aparenta ser simples... correspondência proveniente da Alemanha/de barco alemão+selo alemão teriam selos do Brasil se a carta se destinasse a ser transportada por via aérea no Brasil, em conformidade com o estabelecido na legislação alemã.
A legislação alemã é clara neste aspecto ao dizer que os selos da Condor seriam aceites para pagar transporte aéreo no Brasil porque o mesmo se efectuava entre o Rio e Porto Alegre duas vezes por semana, etc, etc. - "mit Luftpost in Brasilien" é a expressão utilizada na legislação.


(1) - O articulado legal para a aplicação de  carimbo de barco alemão sobre selos portugueses (ou de qualquer outra situação análoga com selos de outros países) é o seguinte:
Convenção da UPU de Madrid, 1920, válida a partir de 1/1/1922. Assinada por muitos países incluindo Portugal, a Alemanha, o Brasil, etc.
O texto vai em francês porque era a língua oficial para o efeito. A saber:
“Article 13
Affranchissement des envois; coupons-réponse; franchise de port
5. – Les correspondances déposées en pleine mer dans la boîte d’un paquebot ou entre les mains des agents des postes embarqués ou des commandants de navires peuvent être affranchies, sauf arranjement contraire entre les Administrations intéressées, au moyen des timbres-poste et d’aprés le tarif du pays auquel appartient ou dont dépend ledit paquebot. Si le dépôt à bord a lieu pendant le stationnement aux deux points extrêmes du parcours ou dans l’une des escales intermédiaires, l’affranchissement n’est valable qu’autant qu’il est effectué au moyen des timbres-poste et d’après le tarif du pays dans les eaux duquel se trouve le paquebot.“


Última edição por ahl em Qua Abr 05 2017, 06:49, editado 1 vez(es)
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por FBernardo em Qua Abr 05 2017, 06:23

Com a etiqueta "Correio Marítimo" tenho outros objectos postais tratados por companhias com bandeiras de vários países:
http://emblogadafilatelica.blogspot.ch/search/label/Correio%20Mar%C3%ADtimo
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por zod100 em Qua Abr 05 2017, 11:06

Tenho este brasileiro, parece ser da linha HAMBURG-SUIDAMERIKA.


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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Abr 05 2017, 16:53

Êba, está pegando fogo esta colecäo de carimbos!

Por primeiro, obrigado ao ahl pela correcäo da vigência do Tratado de Madrid. Isso "regulariza" o envelope com selos portugueses postado acima por FBernardo.

Depois, obrigado ao Paulo por postar a Vovó de 40 reis, o primeiro selo brasileiro com carimbo SEEPOST que pude conhecer. Vamos ver se aparecem mais, entre os colegas. Enquanto isso, vamos tentar localizar o carimbo: vê-se claramente HAMBURG, e como temos um selo brasileiro, só pode ser da linha SÜDAMERIKA (América do Sul). Entäo temos a data de 9.2.?? Paulo, vc pode averiguar a filigrana dessa vovó? Com isso, teremos uma pista para o ano que falta. Abs do fabio.
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por zod100 em Qua Abr 05 2017, 19:03

Vou dar uma olhada com mais calma amanhã de manhã, tudo que você falou confere, mas tenho uma dúvida, o que significam as letras na parte inferior do carimbo? Neste meu tem XXX.... No que foi mostrado da linha HAMBURG-WESTAFRIKA mostra XXXIII.

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por zod100 em Qua Abr 05 2017, 19:59

É o selo RHM 218, lançado entre 1924/32.

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por zod100 em Qua Abr 05 2017, 22:04

Achei mais este:



com o carimbo quase completo no selo.

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Qua Abr 05 2017, 22:46

zod100 escreveu:Vou dar uma olhada com mais calma amanhã de manhã, tudo que você falou confere, mas tenho uma dúvida, o que significam as letras na parte inferior do carimbo? Neste meu tem XXX.... No que foi mostrado da linha HAMBURG-WESTAFRIKA mostra XXXIII.

Boas noites,

Através do ano e do número, inscrito em numeração romana na parte inferior do carimbo, é possível identificar o barco.
Existem inúmeros livros em alemão e inglês sobre estas matérias, com identificação de barcos, carimbos, horários, tarifários, etc... mas o trabalho está longe de estar "concluído" dada a enormidade da tarefa.

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por zod100 em Qui Abr 06 2017, 10:14

Boas noites,

Através do ano e do número, inscrito em numeração romana na parte inferior do carimbo, é possível identificar o barco.
Existem inúmeros livros em alemão e inglês sobre estas matérias, com identificação de barcos, carimbos, horários, tarifários, etc... mas o trabalho está longe de estar "concluído" dada a enormidade da tarefa.

Era isso que eu imaginava, só precisava de uma confirmação. Com o número romano descobrimos qual foi o navio, fica um pouco mais fácil tentar datar as viagens, já que nem sempre identificamos a data claramente. Por acaso você tem as imagens de alguns carimbos completos que possa disponibilizar?

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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Abr 07 2017, 06:36

zod100 escreveu:É o selo RHM 218, lançado entre 1924/32.

zod100 escreveu:Vou dar uma olhada com mais calma amanhã de manhã, tudo que você falou confere, mas tenho uma dúvida, o que significam as letras na parte inferior do carimbo? Neste meu tem XXX.... No que foi mostrado da linha HAMBURG-WESTAFRIKA mostra XXXIII.

Bom dia, Paulo. Obrigado por identificar como sendo o RHM 218, com filigrana F (e variantes). Segundo a imagem, calculo que tenha denteacäo 12,75 x 13,5, sendo assim originário de folhas de 100 selos, com filigrana F vertical, confere?

Quanto aos algarismos romanos ao pé dos carimbos, o ahl já explicou que se trata do número do navio da linha respectiva. Vou me informar com os colegas daqui que pesquisam isso. Com um pouco de sorte, poderemos identificar esses navios logo. Abs do fabio
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Sex Abr 07 2017, 17:51

Fabio Monteiro escreveu:Boa noite, ahl,

e muito obrigado por datar o BP de Tenerife, da Linha Hamburgo-África Ocidental!

Quanto ao segundo bilhete, com data de 11 de agosto de 1908 e presumivelmente enviado do Rio, pude localizar, com a ajuda da imprensa carioca, um navio que lá chegou naquele dia. É o Kaiser Wilhelm II, procedente de Hamburgo e que partiu no mesmo dia em direcäo ao Prata. O que é de se espantar, uma vez que o KW II pertencia ao Norddeutscher Lloyd (Lóide da Alemanha do Norte), de Bremen, e estava destinado a viagens a Nova Iorque!
[...]

E como o texto do BP diz "Heute landen wir hier" (= Hoje atracaremos aqui), conclui-se que o BP foi comprado a bordo. Abs do fabio

BOAS NOITES

Caro Fabio,

De acordo com o horário da carreira Bremen-New York, da Norddeutschen Lloyd Bremen, o Kaiser Wilhelm II, sob o comando do capitão Cüppers, no dia 11 de Agosto de 1908 tinha acabado de chegar a New York... vindo de Weser, de onde tinha partido a 4 de Agosto de 1908. No dia 18/8/1908 partiu de New York para Kanalhäfen, etc, etc.

Assim sendo... não poderia estar, na mesma data, no Brasil.

Nos anos em torno de 1908 o dito andou sempre na carreira entre Weser --> New York e volta.
Cf. Steinmeyer/Evers (SD). Deutsche See-und Schiffspost 1886-1945 Band II [...]

Não haverá um equívoco no nome do barco que viu na imprensa brasileira?
Já agora, qual é a fonte da sua informação?
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Abr 08 2017, 07:05

ahl escreveu:
De acordo com o horário da carreira Bremen-New York, da Norddeutschen Lloyd Bremen, o Kaiser Wilhelm II, sob o comando do capitão Cüppers, no dia 11 de Agosto de 1908 tinha acabado de chegar a New York... vindo de Weser, de onde tinha partido a 4 de Agosto de 1908. No dia 18/8/1908 partiu de New York para Kanalhäfen, etc, etc.

Assim sendo... não poderia estar, na mesma data, no Brasil.

Nos anos em torno de 1908 o dito andou sempre na carreira entre Weser --> New York e volta.
Cf. Steinmeyer/Evers (SD). Deutsche See-und Schiffspost 1886-1945 Band II [...]

Não haverá um equívoco no nome do barco que viu na imprensa brasileira?
Já agora, qual é a fonte da sua informação?

Bom dia, ahl, e obrigado pela informação sobre o Kaiser Wilhelm II em Nova Iorque. Minha informação era baseada no anúncio publicado dia 30 de julho de 1908 no Jornal do Commercio, do Rio:



Na coluna à direita pode-se ler:



Pra mim estava claro: K. significa Kaiser (Imperador). Mas na Hemeroteca da Biblioteca Nacional não havia o Jornal Do Commercio do fatídico dia 11 de agosto, quando o vapor chegou no Rio. Fui buscar, então, por outra parte; e vejam só o que publicou o Jornal do Brazil de 11/8/1908:



O navio chamava-se King (ou König, em alemão) Wilhelm II! Não o Kaiser, mas seu xará, o último rei de Württemberg, Wilhelm II (1848-1921). O que para mim é um grande surpresa, pois esse vapor não consta da lista do H.S.D.G. Seja como for, descobrimos um novo vapor para os colegas, e a confusão com o Kaiser está esclarecida. Abs do fabio

Lista dos navios da H.S.D.G. (em inglês):
http://www.theshipslist.com/ships/lines/hamburgsouth.shtml
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Abr 08 2017, 20:08

Hoje recebi um BP datado de Lisboa, 11 de fevereiro de 1929, com um carimbo do navio Cap Arcona (o mesmo do fragmento postado pelo Antonio, acima):



O selo já foi extraído por um filatelista mais afoito, deve ter sido um 15 pfennig do Reich:



Mas podem-se ler, ainda, o nome do navio, da companhia H.S.D.G. e a data do carimbo. Interessante tb é ver a sigla da companhia no canto superior esquerdo:



Isso prova que a H.S.D.G. imprimia esses BPs para vendê-los a bordo. O presente foi fotografado por Carl Müller & Filho, de Hamburgo, levava o número de série 40, e para fazê-lo, o fotógrafo alemão subiu o Morro do Cantagalo, no final da então pacífica praia de Copacabana:



Naquele tempo, um fotógrafo estrangeiro subia o morro com suas tralhas, sem perigo. Já hoje...

O destinatário era um Señor Felix Grossmann, talvez o proprietário da Pasteleria Alemana em Buenos Aires. Procurei no São Gúguel: o endereço hoje é de um cabeleireiro masculino.
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

Mensagem por ahl em Sab Abr 08 2017, 22:22

SANTAS NOITES

Caro Fabio,
Lendo o seu texto a seguir mencionado...

Fabio Monteiro escreveu: [...]

Bom dia, ahl, e obrigado pela informação sobre o Kaiser Wilhelm II em Nova Iorque. Minha informação era baseada no anúncio publicado dia 30 de julho de 1908 no Jornal do Commercio, do Rio:

[...]
Pra mim estava claro: K. significa Kaiser (Imperador). Mas na Hemeroteca da Biblioteca Nacional não havia o Jornal Do Commercio do fatídico dia 11 de agosto, quando o vapor chegou no Rio. Fui buscar, então, por outra parte; e vejam só o que publicou o Jornal do Brazil de 11/8/1908:

[...]
O navio chamava-se King (ou König, em alemão) Wilhelm II! Não o Kaiser, mas seu xará, o último rei de Württemberg, Wilhelm II (1848-1921). O que para mim é um grande surpresa, pois esse vapor não consta da lista do H.S.D.G. Seja como for, descobrimos um novo vapor para os colegas, e a confusão com o Kaiser está esclarecida. Abs do fabio[...]


Aqui vai a resposta:

Hamburg-Amerikanische Packetfahrt Aktien Geselkschaft (Hapag)
König Wilhelm II
9.408 t. Construído em 1907 pela AG Vulcan, Stettin.
Apreendido pelos USA em 16/1/1917. Renomeado Madawaska. Em 1922 passou a ser o U.S. Grant (marinha norte-americana). Desmantelado em 1947.

BIBLIOGRAFIA
BONSOR, N. R. P. (1983). South Atlantic Seaway [...]
HAWS, Duncan (1980). Merchant Fleets in profile 4 The Ships of the Hamburg America, Adler  and Carr Lines [...]
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Re: Deutsche Seepost na Costa Brasileira

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