MarmoRizados; O que são esses selos?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: MarmoRizados; O que são esses selos?

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Seg Abr 03 2017, 02:03

Psique10 escreveu:kkkkk.

Silvio Luiz Troiano

http://troianosinformation.blogspot.com

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Seg Abr 03 2017, 02:05

Certas piadas não tem graça quando se quer informação correta. Se vocês sabem mais do que eu , sejam humildes e ensinem
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por YgorChrispin em Seg Abr 03 2017, 10:52

Sílvio, desculpe me intrometer. Este é sim um fórum sério, mas também de bons amigos! Onde trocamos muitas informações e TAMBÉM brincadeiras. Já foi-se o tempo em que a filatelia era apenas praticada em seus clubes, por senhores engravatados onde os mais novos não tinham nem voz. (Exemplo das sociedades mais antigas do Brasil)

Fico feliz que está retornando a delicioso hobby da filatelia, mas também para fazer amigos e boas risadas!

Quanto aos Marmorizados, (nunca ouvi o termo marmotizado, posso estar errado, mas um erro de grafia do anunciante é possível), realmente existe pouco material que informe exatamente como este erro ocorre. As informações que consegui até hoje, para entender os marmorizados que tenho, este erro ocorre no processo de impressão do selo, quando as escovas de passavam a goma no selo sofriam alguma alteração. Devido a esta alteração, após a secagem da goma, o selo ficava com um aspecto marmorizado, fugindo ao desenho padrão do selo.
Isso ocorria com certa dificuldade, por isso o valor elevado do exemplar.
Note que este tipo de anomalia é mais facilmente identificado pela parte traseira do selo.

Abraços.
YgorChrispin

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Seg Abr 03 2017, 11:22

YgorChrispin escreveu:Sílvio, desculpe me intrometer. Este é sim um fórum sério, mas também de bons amigos! Onde trocamos muitas informações e TAMBÉM brincadeiras. Já foi-se o tempo em que a filatelia era apenas praticada em seus clubes, por senhores engravatados onde os mais novos não tinham nem voz. (Exemplo das sociedades mais antigas do Brasil)

Fico feliz que está retornando a delicioso hobby da filatelia, mas também para fazer amigos e boas risadas!

Quanto aos Marmorizados, (nunca ouvi o termo marmotizado, posso estar errado, mas um erro de grafia do anunciante é possível), realmente existe pouco material que informe exatamente como este erro ocorre. As informações que consegui até hoje, para entender os marmorizados que tenho, este erro ocorre no processo de impressão do selo, quando as escovas de passavam a goma no selo sofriam alguma alteração. Devido a esta alteração, após a secagem da goma, o selo ficava com um aspecto marmorizado, fugindo ao desenho padrão do selo.
Isso ocorria com certa dificuldade, por isso o valor elevado do exemplar.
Note que este tipo de anomalia é mais facilmente identificado pela parte traseira do selo.

Abraços.

Obrigado Ygor. A unica coisa que penso disso é que as piadas em "carreirinha" soaram como "Buling". Mas tudo bem. Vou virar essa página. Quanto a propaganda que reproduzi, existem muitas no ML com o termo "Marmotizado" e isso me gerou dúvidas, apenas isso Só queria saber se existia algo que eu nunca tinha visto nos meus tempos de colecionador. Obrigado
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Psique10 em Seg Abr 03 2017, 12:49

Pode ter soado como buling Silvio, mas não há buling neste fórum.
Psique10

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Abr 03 2017, 13:31

Prezados,

definição dada no catálogo RHM 53ª Edição, página: 195.

PAPEL MARMORIZADO (papel gessado com defeito de fabricação, que apresenta como que veios de mármore, provenientes de caolim e caseína, mal aplicados.)
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por H Roberto em Seg Abr 03 2017, 13:37

Após a explanação do nosso amigo Antonio penso que o termo possa ser incluído no nosso dicionário filatélico para futuras dúvidas.
H Roberto

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Abr 03 2017, 13:41

Prezado Roberto,

na página mencionada no catálogo RHM, há vários selos catalogados como "Marmorizados", tendo como característica a letra "Y" no final.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por H Roberto em Seg Abr 03 2017, 14:22

Ok Antonio porém lá no RHM estão apenas catalogados mas acredito nenhuma explicação o quem vem a ser "marmorizados"
H Roberto

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Abr 03 2017, 14:42

Prezado Roberto,

cópia página catálogo RHM 53ª Edição.

Antonio C. Pulsy

?

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Seg Abr 03 2017, 19:25

Marcos Paulo escreveu:Dizem que selo marmorizado é impresso em um papel cheio de veios; como é o mármore. Na verdade trata-se de um defeito na produção do papel, provocado pela má distribuição do gesso que era usado na a confecção do papel couchê. Hoje em dia é uma ocorrência raríssima, devido ao uso de máquinas modernas e melhor controle de qualidade na fabricação do papel.

Meu problema foi achar o termo de forma errada no Mercado Livre e fiquei na dúvida se existiam termos similares, apenas isso
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Psique10 em Seg Abr 03 2017, 19:39

Se eu não soubesse o nome certo digitaria os nomes encontrados para ele e só perguntaria qual é o certo.
Psique10

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 04 2017, 18:46

Psique10 escreveu:Se eu não soubesse o nome certo digitaria os nomes encontrados para ele e só perguntaria qual é o certo.

Como ja te disse antes : Você é gênio e eu sou um humilde burro!
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por YgorChrispin em Ter Abr 04 2017, 18:49

Amigos, vamos acalmar os ánimos e nervos... Somos um grupo de amigos e aprendizes.
Não precisamos disso.
Abraços a todos
YgorChrispin

duvidas

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 04 2017, 18:50

H Roberto escreveu:Ok Antonio porém lá no RHM estão apenas catalogados mas acredito nenhuma explicação o quem vem a ser "marmorizados"

Há respeito do RHM vejo que muitos o evitam e dizem que o RHM superestima valores de selos. Isso é correto?
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 04 2017, 18:53

YgorChrispin escreveu:Amigos, vamos acalmar os ánimos e nervos... Somos um grupo de amigos e aprendizes.
Não precisamos disso.
Abraços a todos
Parece que o carequinha gosta de barraco e quer provocar Não fiz uma referencia a ela para justificar a ultima fala dele
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por YgorChrispin em Ter Abr 04 2017, 19:06

Silvio Luiz Troiano escreveu:
H Roberto escreveu:Ok Antonio porém lá no RHM estão apenas catalogados mas acredito nenhuma explicação o quem vem a ser "marmorizados"

Há respeito do RHM vejo que muitos o evitam e dizem que  o RHM superestima valores de selos. Isso é correto?

Os catálogos mais novos da RHM estão muito comerciais e pouco instrutivos. Por este motivo sempre verá referência a catálogos mais antigos.
Quanto ao valor, eu plo menos, uso apenas como uma leve referência e não me apego a ele de forma alguma.

Existem alguns tópicos sobre o assunto. Depois, de uma busca com calma!

Abraço
YgorChrispin

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Abr 04 2017, 20:23

Prezados,

o catálogo RHM, apesar de tudo que falam, seja bem ou mal, é nossa orientação, portanto, não podemos menosprezá-lo e nem banalizar seu conteúdo...
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 04 2017, 23:56

Antonio C. Pulsy escreveu:Prezados,

o catálogo RHM, apesar de tudo que falam, seja bem ou mal, é nossa orientação, portanto, não podemos menosprezá-lo e nem banalizar seu conteúdo...

Não seria o caso de menosprezo, mas de se levar em consideração outras fontes também e, como alguém ja comentou, turar uma média das informações e preços
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por MCN2007 em Seg Abr 10 2017, 18:32

Olá,
só hoje vi este tópico aberto pelo novo forunista, mas não posso deixar de expor minha opinião.

Provavelmente os 'experts' que criticaram as questões do Silvio L. Troiano possam suportar críticas, já que também foram capazes de criticar e dar risada 'kkk', ainda mais por trás de uma tela de computador, próprio de pessoas covardes e s/ capacidade de se colocar no lugar do outro, pois se tivessem, teriam ajudado de bom grado como fez por exemplo o Sr. Romeu.

Conseguiram se sentir melhores ou mais confiantes depreciando o comentário do Sr. Silvio?

É bem fácil julgar e fazer chacota quando alguém desconhece algum assunto, deixe as 'brincadeiras' para com seus próximos, com quem se tem intimidade.

'Entre no clima', seja o bode expiatório dessa brincadeira, lamentável o nível de intolerância de hoje.

Não se pode generalizar brincadeiras, há diferenças entre 'brincadeiras sadias' e 'brincadeiras pejorativas/depreciativas', e estas podem ser bem sutis.

Em minha opinião considero essencial fazer esta distinção, principalmente neste caso para não se banalizar o termo brincadeira e aprender a diferença entre tolerância e intolerância.

Ahh eu posso ler/ouvir críticas e tenho bastante argumentos para defender meu ponto de vista sobre o ocorrido.

Peço desculpas se esta mensagem desagradou alguém, sequer conheço o Sr. Silvio, só mesmo julguei necessário me colocar neste momento. É um fórum sobre filatelia, mas já que 'fugiram' do tema principal, me senti à vontade para fazer o mesmo.

Saudações, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Abr 10 2017, 19:05

Prezado Marcos,

sua colocação é correta em tudo aquilo que foi apontado por você, mas a vida é assim, cometemos um escorregão aqui, outro ali e isso se chama "aprendizado", mas note que é um "aprendizado" até infantil, sem maiores consequências, pois entendo que somos uma "família", não de sangue, mas uma "família" unida entorno da Filatelia e sendo todos os membros desta "família", devemos rir, xingar, aplaudir e até "zombar" de algo, mas levando sempre para o lado positivo das coisas, e convenhamos, não vamos "encucar" por tão pouco, haja visto que o mundo esta tão "intolerante" e só falta a nossa "família" ir para este caminho da "intolerância". Caso eu tenha ofendido alguém da "família", peço encarecidamente minhas "sinceras desculpas" pelas palavras que escrevi a este irmão.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por MCN2007 em Seg Abr 10 2017, 20:16

Belas palavras Sr. Antonio, já demonstra no mínimo através delas, que pode ver rever sua forma de pensar.

Lembro apenas, ao menos é desta forma que entendo, que numa família há acolhimento, e neste tópico em específico faltou por parte de alguns colegas;

e considero fundamental discutir e refletir sobre situações como esta, e não apaziguar, 'jogar panos quentes' ou interpretar como pequeno, desnecessário ou pouco importante, pois é através de discussões e reflexões que amadurecemos e nos tornarmos mais tolerantes, o que anda muito em falta no mundo de hoje.

Não sou dono da verdade, é apenas meu ponto de vista.

Saudações, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 11 2017, 22:07

MCN2007 escreveu:
Olá,
só hoje vi este tópico aberto pelo novo forunista, mas não posso deixar de expor minha opinião.

Provavelmente os 'experts' que criticaram as questões do Silvio L. Troiano possam suportar críticas, já que também foram capazes de criticar e dar risada 'kkk', ainda mais por trás de uma tela de computador, próprio de pessoas covardes e s/ capacidade de se colocar no lugar do outro, pois se tivessem, teriam ajudado de bom grado como fez por exemplo o Sr. Romeu.

Conseguiram se sentir melhores ou mais confiantes depreciando o comentário do Sr. Silvio?

É bem fácil julgar e fazer chacota quando alguém desconhece algum assunto, deixe as 'brincadeiras' para com seus próximos, com quem se tem intimidade.

'Entre no clima', seja o bode expiatório dessa brincadeira, lamentável o nível de intolerância de hoje.

Não se pode generalizar brincadeiras, há diferenças entre 'brincadeiras sadias' e 'brincadeiras pejorativas/depreciativas', e estas podem ser bem sutis.

Em minha opinião considero essencial fazer esta distinção, principalmente neste caso para não se banalizar o termo brincadeira e aprender a diferença entre tolerância e intolerância.

Ahh eu posso ler/ouvir críticas e tenho bastante argumentos para defender meu ponto de vista sobre o ocorrido.

Peço desculpas se esta mensagem desagradou alguém, sequer conheço o Sr. Silvio, só mesmo julguei necessário me colocar neste momento. É um fórum sobre filatelia, mas já que 'fugiram' do tema principal, me senti à vontade para fazer o mesmo.

Saudações, Marcos N.

Olá Marcos.
Você colocou as palavras no sentido em que não consegui! Obrigado, como eu já disse em outros tópicos: "quero acrescenta e não diminuir" e por isso pedi espaço em Selos do Brasil! Contudo quero deixar claro que, embora "na hora" eu dê respostas "ríspidas", não esta em mim o "guardar mágoa"! E faço, Marcos, para o bem da classe social Filatélica das tuas palavras as munhas!
Todos erramos por deslise, mas que não seja esse erro premeditado porque é ai que se define caráter.
abraço
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por Silvio Luiz Troiano em Ter Abr 11 2017, 22:43

Na época em que trabalhei em Montagem de Fotolito chamava-se marmorizadas as capas de livros em duas cores que acabavam se mesclando, como nas pedras de Mármore, dando a impressão de ser uma imagem quase sem detalhe, sem 3D. e com fundo, em geral, branco! Isso independente do papel
Em geral as fotos eram em negativo e posicionada em uma folha de "Astralon" (especie de plastico transparente como alguns protetores de selos. Exemplo: folhagens verdes sobre fundo branco.
A imagem não tinha o visual "colorido", mas o efeito ficava melhor do que o simples branco e preto e era mais barato para o editor. Agora imagine o branco diversificando as tonalidades dentro dos traçados verde dando uma subjetiva ideia tridimensional.
Silvio Luiz Troiano

Mensagem por MCN2007 em Ter Abr 11 2017, 23:59

Oi Silvio,
p/ finalizar este assunto de minha parte. Embora o fórum seja de filatelia, considero válido debater outros assuntos que surjam a partir deste nosso hobby, afinal a filatelia entre tantos fins, nos possibilita conhecer o diferente.

De forma sintética, apenas entendi ser um momento propício p/ expor minha opinião, isto pq presencio quase que diariamente em meu trabalho mensagens escritas ou orais com teor intolerante, depreciativo, pejorativo, retrógrado, imaturo entre outros tantos adjetivos que cabem nesta situação, porém não mais em nossa realidade atual.
E estas mensagens podem tomar uma proporção bem maior, e não podem e nem devem ser difundidas como verdades.

Este assunto vai longe e demanda muita discussão, fico por aqui.

Saudações, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: