Quiz de Domingo LXXVII – Diversos bovinos

Ir em baixo

Quiz de Domingo LXXVII – Diversos bovinos

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 26 2017, 05:34

Com alguns dias de atraso estourou também na imprensa daqui o escândalo da carne podre que produtores brasileiros empurraram goela abaixo ao mercado mundial. Lê-se que pelo menos 21 empresas brasileiras manipularam etiquetas, misturaram produtos com água e papel machê e utilizaram substâncias cancerígenas para alterar as carnes, infelizmente sem citar as empresas ou as substâncias.

Já na imprensa brasileira deram-se nomes aos bois: gigantes como a JBS, a maior produtora e exportadora de carne bovina do mundo, estão na mira das investigações. JBS são as iniciais do seu fundador, José Batista Sobrinho, o chamado Zé Mineiro, que começou em Anápolis (GO) em 1953 um império do agrobusiness que em 2015 movimentou 163 bilhões de reais. É bife.

Não consigo esquecer tampouco a foto do presidente em exercício da república, deixando o recato de lado e, com o espeto em riste, prestes a atacar uma carne supostamente fresca. Metáforas à parte, é triste ver uma personalidade política, em busca de alguma popularidade, colocar a canga de lobista dos acusados sem tugir nem mugir, enquanto as acusações não foram apuradas até o fim.

O lado positivo do escândalo é que podemos esperar que o consumo de carne baixe, pelo menos temporariamente. O que faz bem pra saúde, pro bolso e também pro meio-ambiente: produzir carne bovina consome até cem vezes mais energia e recursos naturais do que produzir outras carnes.

E enquanto a poeira vai baixando, vamos procurar selinhos: Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem do selo postal mais antigo com a imagem de um boi, vaca, touro ou terneiro? Minotauro não vale. Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXXVII – Diversos bovinos

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 27 2017, 03:50

Vejam que bela boiada os participantes do QdD formaram –ups, perdão: enviaram!

   Uruguai 1864

Ué, cadê o boi? Está aqui, escondido no quadrante inferior direito do brasão nacional:

 Magrinho desse jeito, vai ver porque era o tempo da Guerra do Paraguai.

 Uruguai, 1883. Terminada a guerra, nosso boi engordou e já está de olho no cavalo fantasiado de zebra.

 Já em 1895, o boi-galã fez um selfie de estrela...

 ...para constituir família em 1904.

 USA, 1898: um belo clássico.

Mas agora vamos aos Matusaléns da turma. Primeiro da Romênia, de 1858:


 
... e chegamos ao vencedor, de Mecklenburg-Schwerin, um quarteto de cabeças coroadas emitido em 1/7/1856...


 
... com um carimbo de Rostock, ao que parece, e postado pelo lima, que com isso leva o brinde da semana, parabéns! Sai ainda hoje. O boi aqui parece um bode, mas é touro mesmo, o símbolo de Mecklenburg que sobrevive até hoje, no brasão do estado de Mecklenburg-Vorpommern (Mecklemburgo - Pomerânia Ocidental), no nordeste alemão:


 
É engraçado que tanto os touros quanto os outros bichos (águia e grifo) estão de língua de fora. O estado é relativamente pobre, com alta taxa de desemprego para os padrões nacionais e problemas com a extrema direita. Mas é uma região muito bonita, onde tb cresceu Angela Kasner, filha dum pastor protestante, que hoje se chama Angela Merkel. Boa semana a todos!

Bonus track: Imagens de Mecklenburg-Vorpommern (em inglês)

https://www.off-to-mv.com/en
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum