FRANÇA/PARIS - A CATEDRAL DE NOTRE DAME: 800 ANOS DE HISTÓRIA!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FRANÇA/PARIS - A CATEDRAL DE NOTRE DAME: 800 ANOS DE HISTÓRIA!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Mar 20 2017, 21:55

Compartilho com os colegas, envelope circulado via Lufthansa, voo Colonia/Paris, carimbo Köln/Bonn - 01/08/1961, impressão fotográfica "Catedral de Notre Dame".

                                               A CATEDRAL DE NOTRE DAME.

A Catedral de Notre Dame de Paris,(em francês: Cathédrale Notre Dame de Paris) é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O local, onde hoje esta a catedral, já contava antes da construção da edificação com um histórico ao culto religioso. Os celtas teriam aqui celebrado as suas cerimônias onde, mais tarde, os romanos ergueram um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local, existiria uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projetada por Childeberto I por volta de 528 d.C. Em substituição desta obra surge uma igreja românica que permanecerá até 1163, quando se dá o grande impulso na construção da catedral. Construída entre 1163 e 1245, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome: Notre Dame = Nossa Senhora), situa-se na praça Paris, na pequena ilha Ile de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia do gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior. O local, palco de vários acontecimentos importantes, como a coroação do imperador Napoleão Bonaparte (por ele próprio),  a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra. É, também, o marco/quilometro zero, ponto de onde foram medidas as distâncias da França, desde 1768. A  Catedral de Notre Dame tem duas torres de 69 metros de altura em sua fachada, sendo uma delas acessível ao público (são 380 degraus até o topo), enquanto a outra abriga quatro sinos, também há os gárgulas (estátuas em forma de passáros) e tem 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura e é rematada em cima por abóbadas. No impressionante interior há mobiliário de época, esculturas, o tesouro sacro (coleção de peças sagradas) e muito mais. Em seus oito séculos de história, Notre Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Ao longo desses anos foram substituídos os arcobotantes, foi incluída a rosácea sul, as capelas foram reformadas e foram incluídas várias estátuas. Em 1965, em consequência das escavações para a construção de um parque subterrâneo na praça da catedral, foram descobertas ruínas romanas, restos de uma igreja merovíngia do século VI e de habitações medievais, este local é hoje conhecido como a Cripta Arqueológica da Praça de Notre Dame.

ENVELOPE CIRCULADO COLONIA/PARIS, IMPRESSÃO FOTOGRAFICA CATEDRAL DE NOTRE DAME.


      CATEDRAL DE NOTRE DAME,
LOCALIZADA NA ILE DE LA CITÉ EM PARIS.


                             CATEDRAL DE NOTRE DAME, VISTA LATERAL.


                             CATEDRAL DE NOTRE DAME, VISTA FRONTAL.


                             O "MARCO/QUILÔMETRO ZERO" DAS ESTRADAS NA FRANÇA.


CATEDRAL DE NOTRE DAME, PORTAL DO JULGAMENTO. ESTÁTUA DECAPITADA SEGURANDO A CABEÇA, A ESQUERDA: Dizem que esta estátua é uma homenagem a um dos arquitetos que faleceu decapitado por um acidente de trabalho durante a construção da igreja. A MEU VER ESTA É A RAZÃO DESTA ESTÁTUA: São Dinis de Paris (em francês: Saint Denis de Paris) foi um mártir e santo cristão, tendo sido bispo de Paris no século III. Foi martirizado aproximadamente no ano de 250 da nossa era. Segundo a tradição, São Dinis ainda caminhou até sua igreja logo após ser decapitado, segurando sua cabeça.


                                                                                                                                                       VISTA DO INTERIOR DA CATEDRAL.


                                                                                                                                                      VISTA DA ROSÁCEA AZUL E VITRAIS NA CATEDRAL.


VISTA DA ROSÁCEA E VITRAIS NA CATEDRAL.


VITRAIS NA CATEDRAL.


MAQUETE CRIPTA ARQUEOLÓGICA DA PRAÇA DE NOTRE DAME.


EU, NA FRENTE DA CATEDRAL.


AS DUAS FILHAS E A ESPOSA, AO FUNDO CATEDRAL DE NOTRE DAME.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum