Quiz de Domingo LXXV – Arturo Toscanini

Ir em baixo

Quiz de Domingo LXXV – Arturo Toscanini

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Mar 12 2017, 05:25

Grande alvoroço no Teatro Imperial do Rio de Janeiro em junho de 1886!

Uma trupe lírica italiana ensaiava uma ópera de Verdi sob a regência dum famoso maestro e compositor brasileiro, que pelo visto não havia se preparado como deveria. Cantores e instrumentistas, depois de longa briga, recusaram-se a trabalhar com aquele regente. Outros maestros tentaram substituí-lo às pressas, até que alguém teve a ideia de consultar o regente auxiliar do coro.

Este era um jovem italiano de 19 anos, que tb tocava violoncelo na orquestra e já chamara a atenção por conhecer a ópera inteira de cor e salteado. Conta a lenda que ele foi persuadido depois das 9 da noite a reger a ópera, o que fez de memória, duas horas e meia a fio, num estrondoso e inesquecível sucesso, seguido por 17 outras apresentações até agosto. Foi o início da longa carreira internacional de um maestro cult tão venerado quanto temido por suas explosões de ira durante ensaios com orquestras pelo mundo afora.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem dum selo postal emitido em sua homenagem? Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Seg Mar 13 2017, 04:31, editado 2 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo LXXV – Arturo Toscanini

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 13 2017, 04:24

Parabéns aos oito acertadores que descobriram o maestro Arturo Toscanini (1867-1957), que no próximo dia 25 completa 150 anos e que começou sua fantástica carreira de regente orquestral com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi (1813-1901) no Rio de Janeiro, no final do império brasileiro:

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde, na próxima extração da loteria federal:

(7:33) lima34: números  1 e 2
(7:45) Roberto Pinto: números 3 e 4
(8:15) H Roberto: número 5
(8:24) Antonio C. Pulsy: número 6
(10:28) Edson Benedito dos Santos: número 7
(14:52) carol c: número 8
(14:53) andreioc: número 9
(17:11) YgorChrispin: número 0

Até lá, boa sorte a todos!

(Foto: De Agostini)
„When I was young, I kissed my first woman and smoked my first cigarette on the same day. Believe me, never since have I wasted any more time on tobacco.” (A. Toscanini)

O maestro brasileiro que deveria reger a companhia italiana do empresário Claudio Rossi era o famoso Leopoldo Miguez (1850-1902), o mesmo que comporia, mais tarde, o Hino da Proclamação da República (que, aliás, deveria substituir o Hino Nacional, só não o fazendo porque o Mal. Deodoro mudou de ideia. Mas isso é outra história...). Miguez não estava bem preparado para dirigir a Aida, mas mesmo assim fez sua estreia em 25 de junho de 1886, quatro dias após a chegada da trupe italiana, proveniente de São Paulo. As críticas não foram nada lisonjeiras, os músicos se rebelaram, e após outras tentativas, a batuta foi parar nas mãos do jovem Toscanini para a segunda apresentação, em 30 de junho. O resto é História.

O episódio carioca deu tb um filme de Franco Zefirelli em 1988, com Elizabeth Taylor no papel da prima donna N. Boulitchoff, e Philippe Noiret como D. Pedro II (ver Bonus Tracks).

Toscanini era um grande admirador de Verdi, tb porque ambos nasceram na mesma região, e aquele tocou violoncelo na estreia da ópera Otello, no Teatro alla Scala de Milão em 1887. Interessante tb é saber que AT simpatizava com o fascismo quando jovem, mas logo depois mudou de convicção, recusando-se a pendurar o retrato de Mussolini no seu escritório e a tocar os hinos fascistas. Teria mesmo dito uma vez: ”Se eu fosse capaz de matar um homem, eu mataria Mussolini.” Quanto ao compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), que se deixou instrumentalizar pelos nazistas, disse AT: “Para o músico Strauss eu tiro meu chapéu. Para o homem Strauss, eu o ponho de volta à cabeça.” Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Cenas de Il giovane Toscanini (1988) de Franco Zefirelli:
https://www.youtube.com/watch?v=lIjfiPRPzT0

Um acesso de fúria de AT durante um ensaio, em 1943:
https://www.youtube.com/watch?v=e89cjFuxhwk

AT regendo a Internacional  (!) em 1944, num video depois censurado pelo macartismo pós-guerra:
https://www.youtube.com/watch?v=2OPvWFDzDlA
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Mar 15 2017, 19:27

E a loteria federal de hoje deu seu primeiro prêmio ao final 1:

https://www.sorteonline.com.br/loteria-federal/resultados

Com isso, o brinde da semana vai para o Lima, parabéns! Sai na sexta-feira daqui, ao mais tardar. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: