Cinderela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cinderela

Mensagem por Rony em Qua Fev 01 2017, 12:57

Olá.
Sou iniciante em filatelia, e estou curioso em saber quem estabelece se um selo é ou não "cinderela"?
Indago pois já encontrei informações sobre selos classificados como tal, mas não sei de quem partiu tal decisão.
Obrigado.
Ronaldo.

Rony

Re: Cinderela

Mensagem por Glauber em Qua Fev 01 2017, 17:37

Simples e fácil! Os selos são lançados/emitidos pela administração postal de um país e tem valores monetários. Já as cinderelas são apenas papeis com imagens, geralmente feitas por qualquer pessoa, sem valor postal.

Muitas vezes, as cinderelas são coladas nas cartas apenas como "enfeites". Daí o nome cinderelas.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por H Roberto em Qua Fev 01 2017, 18:13

Espero ajudar e não criar mais confusão
DSC09149 by H Roberto, no Flickr" />
H Roberto

Mensagem por ahl em Qua Fev 01 2017, 19:03

Rony escreveu:Olá.
Sou iniciante em filatelia, e estou curioso em saber quem estabelece se um selo é ou não "cinderela"?
Indago pois já encontrei informações sobre selos classificados como tal, mas não sei de quem partiu tal decisão.
Obrigado.
Ronaldo.

Boa noite,

Os selos são emitidos por quem tem poder para o efeito - governos, autoridades postais, etc.Destinam-se a pagar os serviços postais e, na maior parte dos casos, a serem colados nos respectivos objectos.

As cinderelas ou vinhetas não se destinam a pagar serviços postais mas sim a comemorar eventos, têm funções de propaganda, etc.
Para serem afixadas nas correspondências carecem de autorização por parte da entidade que superintende na matéria, autorização essa publicada nos documentos normativos dos correios, etc.

A legislação (ver o regulamento dos correios válido para o período de tempo do estudo em questão) normalmente refere de forma explícita que as vinhetas não podem ser confundidas com os selos, os locais de afixação possível nos objectos de correspondência, etc.
ahl

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Fev 28 2017, 16:59

Prezado Rony.

Gostaria de contribuir com os comentários anteriores. As cinderelas podem ser impressas e usadas como meios de propaganda tanto por organizações públicas e privadas. Há no Brasil uma grande quantidade de cinderelas, emitidas ao longo do século passado, principalmente. Até onde sei, não há um catálogo nem uma cotação específicos para esse tipo de material, o que torna trabalhosa a sua coleção.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Fev 28 2017, 17:01

Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Cezar em Sex Out 06 2017, 12:34

Prezados do Fórum: eu possuo essa cinderela  “ASSISTENCIA Á INFANCIA – BRAZIL” , que possui valor de 100 réis (valor de aquisição/contribuição.  Não servia para franquia postal). Coloco a imagem em anexo.  Tenho essa mesma cinderela também em uma peça circulada em NOV/1920. Fiquei curioso e tentei achar na Internet alguma citação sobre esta cinderela ou mesmo sobre essa campanha de assistência à infância, mas não encontrei nada. Alguém aqui do fórum teria alguma informação? Ou uma dica de onde encontrar informação?  Obrigado e saudações filatélicas a todos!

Cezar

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: