Cinderela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cinderela

Mensagem por Rony em Qua Fev 01 2017, 12:57

Olá.
Sou iniciante em filatelia, e estou curioso em saber quem estabelece se um selo é ou não "cinderela"?
Indago pois já encontrei informações sobre selos classificados como tal, mas não sei de quem partiu tal decisão.
Obrigado.
Ronaldo.

Rony

Re: Cinderela

Mensagem por Glauber em Qua Fev 01 2017, 17:37

Simples e fácil! Os selos são lançados/emitidos pela administração postal de um país e tem valores monetários. Já as cinderelas são apenas papeis com imagens, geralmente feitas por qualquer pessoa, sem valor postal.

Muitas vezes, as cinderelas são coladas nas cartas apenas como "enfeites". Daí o nome cinderelas.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por H Roberto em Qua Fev 01 2017, 18:13

Espero ajudar e não criar mais confusão
DSC09149 by H Roberto, no Flickr" />
H Roberto

Mensagem por ahl em Qua Fev 01 2017, 19:03

Rony escreveu:Olá.
Sou iniciante em filatelia, e estou curioso em saber quem estabelece se um selo é ou não "cinderela"?
Indago pois já encontrei informações sobre selos classificados como tal, mas não sei de quem partiu tal decisão.
Obrigado.
Ronaldo.

Boa noite,

Os selos são emitidos por quem tem poder para o efeito - governos, autoridades postais, etc.Destinam-se a pagar os serviços postais e, na maior parte dos casos, a serem colados nos respectivos objectos.

As cinderelas ou vinhetas não se destinam a pagar serviços postais mas sim a comemorar eventos, têm funções de propaganda, etc.
Para serem afixadas nas correspondências carecem de autorização por parte da entidade que superintende na matéria, autorização essa publicada nos documentos normativos dos correios, etc.