Carta

Ir em baixo

Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Qui Jan 19 2017, 22:09

Seria este destinatário o Barão de Embaré ?



Última edição por Marcos Paulo em Sex Nov 17 2017, 16:14, editado 1 vez(es)
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 17:16

Pena que a carta só tem a capa , mas acho que realmente é este o destinatário :



Antônio Ferreira da Silva, primeiro e único barão e visconde com grandeza de Embaré, (Santos, 21 de dezembro de 1826 — 21 de dezembro de 1887), foi um militar e político brasileiro. Eleito por diversas vezes vereador de Santos e uma vez como deputado provincial. Foi também delegado de polícia e comandante-superior da Guarda Nacional.

Filho de Antônio Ferreira da Silva e de Maria Luísa Ferreira. Casou em primeiras núpcias com Gabriela Amália Vaz de Carvalhais Ferreira e em segundas núpcias com sua cunhada Josefina Vaz de Carvalhais Ferreira.

Ainda em vida, Ferreira da Silva, então barão de Embaré, construiu a capela que daria origem, décadas depois, à Basílica de Santo Antônio do Embaré, em Santos. Sua segunda esposa, por sua vez, doou imóvel no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, que hoje abriga a Associação Mantenedora Casa Nossa Senhora de Piedade. O imóvel, uma chácara suburbana, é considerado o último remanescente do período na região.

Comendador da Imperial Ordem da Rosa. Recebeu o baronato por decreto imperial de 2 de maio de 1874, o viscondado por decreto imperial de 31 de dezembro de 1880 e grandezas por decreto imperial de 7 de maio de 1887. Faz referência a um distrito de Santos, São Paulo.

FONTE = https://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Ferreira_da_Silva
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por ahl em Sex Jan 20 2017, 17:34

Marcos Paulo escreveu:Seria este destinatário o Barão de Embaré ?

[...]

BOA NOITE

Caríssimo,

A- Não sabemos o que estará/estaria no verso do agora visto e como tal é difícil, ou mesmo impossível, ter uma opinião definitiva.
B - Não se consegue ler na imagem que nos mostrou a data de circulação da "carta".

C - Vejamos:
1- O título de barão foi atribuído em...? (decreto de 2 de Maio de 1874? Não vi até agora o decreto).
Note-se que António Ferreira da Silva seria filho de pai com o mesmo nome, a julgar por alguns dados avulsos que encontrei e que carecem de confirmação em fontes da especialidade.
1.1 - Se a data de circulação for posterior à da atribuição do título... é possível que sim, que lhe tenha sido dirigida (embora a taxa postal aponte para o não...).
1.2 - Se a data de circulação for anterior à atribuição do título... não.
1.2.1 - Assim sendo... em que data circulou a "carta"?

2 - Aparentemente estaremos perante uma carta ou uma capa de carta (e não perante uma capa de sobrecarta)
2.1 - Para o conceito de sobrecarta, no Brasil, ver o Decreto nº368-A de 1 de Maio de 1890
2.2 - Se o objecto que nos referiu for uma folha com texto impresso dobrada sobre si mesma.. será uma carta.
2.3 - Se o objecto for uma folha de papel que serviu, com o endereço escrito, dobrada pelo remetente, para envolver uma folha de papel escrita... será uma capa de carta.
2.4 - Se for um objecto de papel, dobrado, colado, com espaço interior, etc... vendido por uma empresa, etc, será um envelope ou sobrescrito.
2.5 - Estes conceitos constam igualmente das seguintes intervenções:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8708-sobrecarta-maranhense-de-1887#139608
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t6973-sobrecarta-maritima-de-1842-do-rj-para-londres#117526
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8352-sobrecarta-de-1871-circulada-da-bahia-para-porto#135615

4 - O que nos mostrou apresenta a seguinte inscrição relativa ao endereço:
Ilmo Snr Commdor
Antonio Ferreira da Silva
&   &
Santos
Vapor San José [à esquerda, em baixo]

4.1 - O Barão de Embaré, António Ferreira da Silva, foi comendador da Ordem da Rosa (1)

D - SÍNTESE
O que está no verso da "carta"? Data de circulação da "carta"?
Se a data for posterior à entrada em vigor do tarifário de 1865, de 1867... a taxa postal de 120 para uma carta estará errada, se não existirem selos no verso. (2) Se a data for anterior à entrada em vigor do tarifário de 1865... os 120 réis podem estar certos.
Se a data de circulação da "carta" for anterior ao decreto de criação do título de barão... "não foi enviada para o barão". (Note-se que os 120 réis de taxa de carta apontam nesse sentido. Restará assim sendo saber se a "carta" foi enviada para o pai ou para o filho e como tal é necessário saber em que data morreu o pai, se vivia em Santos, se era tratado por comendador, etc).
Será necessário verificar datas e nomes dos próprios e seus títulos (comendador, barão e visconde) para o efeito de se saber quem era efectivamente o destinatário da "carta"; O pai? O filho? O comendador? O barão?


CONCLUSÃO
Se o título foi atribuído em 1874... a taxa da "carta", se lhe fosse endereçada, não poderia ser de 120 réis mas sim de 100 (200, etc).
Se a taxa da "carta" foi efectivamente de 120 réis... é porque circulou antes de 1865 mas, neste caso, o destinatário (se for o filho) ainda não era barão...
Faltam-nos dados sobre a peça de correio em causa. Podem existir nomes iguais. Será necessário confirmar datas e títulos em fontes da época e/ou bons estudos de investigação.

(1) - Cf. Almanak Laemmert, 1880
(2) - O tarifário de 1865 dizia que cada 15g=80 réis, cf. decreto nº3443 de 12 de Abril de 1865.
O tarifário de 1867 dizia que 15g=100 réis, cf. Decreto nº3903 de 26/6/1867
avatar
ahl

Localização : Portugal
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 20:11

Caro ahl , é uma capa da sobrecarta , não tem a parte da escrita , a data é de 1866 , depois posto imagem do verso.


Última edição por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 20:33, editado 2 vez(es)
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por ahl em Sex Jan 20 2017, 20:31

Boa noite,

Marcos Paulo escreveu:Caro ahl , é uma capa da sobrecarta , não tem a parte da escrita , a data é de 1866 , depois posto imagem do verso.

Obg pela resposta.

Pelo que nos diz relativamente à data... será uma frente de capa de carta ou uma frente de envelope porque nessa data não existiam sobrecartas no Brasil.

Relativamente ao destinatário... se a frente da capa de "carta" é de 1866 não pode ter sido enviada ao "barão". E não pode ter sido porque em 1866 o barão ainda não o era (de acordo com a referência ao decreto de 1874 que não vi)... seria comendador(?).

Restará agora saber se estamos a falar do pai ou do filho. Em que data faleceu o pai? Também era tratado por comendador?
avatar
ahl

Localização : Portugal
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 20:39

Não temos a escrita , em relação ao destinatário no qual citei , é apenas uma hipótese.
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por ahl em Sex Jan 20 2017, 21:19

Re-boa noite,

Marcos Paulo escreveu:Caro ahl , é uma capa da sobrecarta , não tem a parte da escrita , a data é de 1866 , depois posto imagem do verso.

Em 1866 uma carta pagava de taxa postal 80 réis cada 15 gramas (1). Assim sendo a taxa postal para uma carta, circulada internamente, deveria ser 80 ou 160 ou 320 réis... e não os 120 que estão afixados.
Logo... ou faltam selos, ou não é uma frente de capa de carta ou... não é de 1866.
Talvez não estejamos perante uma frente de capa de carta mas... perante outro objecto, postalmente falando. A saber:
Frente de cinta de jornal, com um peso compreendido entre 160 e 240 gramas cuja taxa era de 120 réis. (2)

(1) - Fonte
Artº 11 do Decreto nº3.443 de 12 de Abril de 1865
Pode ser consultado aqui:
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3443-12-abril-1865-554625-publicacaooriginal-73359-pe.html

(2) - Cinta de jornal ou de publicação periódica, ou de brochura, ou... etc, de acordo com a terminologia constante do artº 16 do decreto acima citado.
avatar
ahl

Localização : Portugal
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 21:53

Veja que tem uma história de um vapor no meio que não sabemos do que se trata.
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 22:03

Veja este exemplo com o mesmo destinatário ao Comendador Antonio Ferreira Da Silva :



Última edição por Marcos Paulo em Sex Nov 10 2017, 12:11, editado 1 vez(es)
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por ahl em Sex Jan 20 2017, 22:33

Boa noite uma vez mais,

Marcos Paulo escreveu:Veja que tem uma história de um vapor no meio que não sabemos do que se trata.

É a via de encaminhamento, marítima, pedida pelo remetente, como de uso e costume naqueles casos.

Eu referia-a na primeira intervenção, da seguinte forma:

ahl escreveu:
[...]
4 - O que nos mostrou apresenta a seguinte inscrição relativa ao endereço:
Ilmo Snr Commdor
Antonio Ferreira da Silva
&   &
Santos
Vapor San José [à esquerda, em baixo]

[...]
avatar
ahl

Localização : Portugal
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 22:41

Então pode ser verídico os fatos , pois temos dois exemplos com a mesma taxa e carimbos da Corte apesar de datas diferentes , são peças de alguns Filatelístas no qual me cedeu para estudos.
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por ahl em Sex Jan 20 2017, 22:58

Marcos Paulo escreveu:Então pode ser verídico os fatos , pois temos dois exemplos com a mesma taxa e carimbos da Corte apesar de datas diferentes , são peças de alguns Filatelístas no qual me cedeu para estudos.

Este último exemplo é o quê do ponto de vista postal?
Uma carta? Uma frente de carta? Uma capa de carta? Uma cinta?...?
Tem alguma coisa no verso?

Atenção no entanto que as taxas em 1863 eram diferentes das do decreto de 1865.
Sugestão - Dê uma olhadela na legislação postal, regulamento, taxas, etc, entre 1842 e 1865.
avatar
ahl

Localização : Portugal
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 23:07

As duas são capa de carta.

Em relação a primeira me pareçe ser 1865 a data e não 1866 , vou tentar ampliar aqui com uma lupa.
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 23:25

Outra capa de Carta Circulada do Rio de Janeiro para Santos em 21 de Agosto de 1864, para COMENDADOR Antonio Ferreira Da Silva. Primeiro e Único Barão e Visconde de Embaré. Carta postada com selo de 60 Réis. Olho de Cabra.





Última edição por Marcos Paulo em Sex Nov 10 2017, 12:11, editado 1 vez(es)
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sex Jan 20 2017, 23:50

Em relação ao vapor encontrei esta fonte no qual compartilho com vcs :



FONTE = http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=acrjrevistas&pagfis=13332&pesq=


Última edição por Marcos Paulo em Sex Ago 18 2017, 10:23, editado 1 vez(es)
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Jan 21 2017, 14:17

Olá Amigos, li os comentários, e sobre se era o pai ou o filho. essa foi endereçada ao pai, Antonio Ferreira da Silva,cidadão português, casado com D. Maria Ferreira da Silva, que não era o Visconde, apenas Comendador, Oficial da Rosacruz e Cavaleiro de Cristo,em 1850 era Delegado em Santos, em 1867 ainda estava vivo pois foi o doador do terreno para construção do hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência,não onde esta localizado hoje, mas naquela época no bairro Paquetá, o filho Antonio Ferreira da Silva Junior,nascido em Santos, este sim, primeiro Barão e depois Visconde de Embaré,foi vice presidente da Associação Comercial de Santos 1874-1876, presidente 1879-1883,foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santos 1880-1882.. nasceu em 21 de Dezembro de 1824 e faleceu em 21 de Dezembro de 1887, coincidência.faleceu no dia e mês do nascimento.,a foto acima é do Visconde,do pai não se tem registro fotográfico, abs.

J.RODRIGUES

Idade : 67
Localização : SANTOS
Data de inscrição : 25/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Marcos Paulo em Sab Jan 21 2017, 15:42

Obrigado pelos esclareçimentos J.RODRIGUES.
avatar
Marcos Paulo

Localização : Brazil
Data de inscrição : 09/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Julio Mantovani em Dom Jan 22 2017, 11:31

Boa tarde, pessoal!

O comendador decidiu aparecer pelo mundo. Esta estava na França...

[url=]

[url=]
avatar
Julio Mantovani

Idade : 38
Localização : Portugal
Data de inscrição : 20/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum