ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Jan 08 2017, 14:38

Compartilho com os colegas, selo emissão Tchecoslováquia com sobre-carga preta alemã "Böhmen und Mähren", quando a mesma tornou-se um protetorado da Alemanha Nazista em 15 de março de 1939.

                                     LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER!!

Lídice (Lidice em língua checa, Liditz em alemão) é um pequena cidade da antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca, famosa durante a Segunda Guerra Mundial quando foi totalmente destruída e a grande maioria de seus habitantes assassinados pelos alemães como vingança pela morte de seu comandante e segunda maior autoridade nas SS nazistas, Reinhard Heydrich. Em 27 de maio de 1942, Reinhard Heydrich, então designado como Protetor do Terceiro Reich na Boêmia e Morávia, área ocupada pelas tropas nazistas há mais de três anos, dirigia-se da vila onde morava para seu escritório no centro de Praga, capital do país, sem escolta e apenas com seu motorista. Numa esquina perto de seu local de destino, o carro em que viajava foi emboscado por dois integrantes da resistência tcheca na Operação Antropoide (inglês: Operation Anthropoid, foi o codinome dado a uma operação militar que tinha como objetivo assassinar o SS-Obergruppenführer e General der Polizei Reinhard Heydrich, chefe da Reichssicherheitshauptamt (RSHA), o Escritório Central de Segurança da Alemanha Nazista. Heydrich era o responsável pela administração e burocracia governamental da região, incluindo deportações de pessoas para campos de concentração), treinados na Inglaterra e lançados de para-quedas sobre a Tchecoslováquia. Atingido pelos estilhaços da explosão de uma granada anti-tanque modificada, Heydrich, um dos idealizadores da Solução Final, morreria uma semana depois de infecção generalizada no hospital.Seu funeral teve toda a pompa e honras militares, contando com a presença de toda a cúpula nazista, inclusive o próprio Hitler. Enraivecido pela morte de um de seus seguidores mais leais, Hitler ordenou ao substituto de Heydrich que fizesse de tudo e não poupasse vidas para achar os responsáveis pela morte do oficial nazista e se vingar dos tchecos. Em 9 de junho de 1942, as ordens foram dadas:

1. Todos os homens serão executados, por fuzilamento.
2. Todas as mulheres serão enviadas para campos de concentração.
3. As crianças capazes de serem germanizadas deverão ser enviadas para o seio de familias SS, na Alemanha; as demais internadas em campos de concentração.
4. A aldeia depois de incendiada, deverá ser arrasada.

Seguiu-se uma retaliação sangrenta e generalizada das tropas nazistas contra a população civil tcheca. Em 10 de junho, aconteceria aquela que se tornaria a mais tristemente famosa por sua crueldade. A pequena vila de Lídice, uma comunidade dedicada à mineração, perto da capital, foi cercada por tropas nazistas, impedindo a saída de seus moradores. Todos os habitantes homens com mais de quinze anos foram separados de mulheres e crianças, colocados em um celeiro e fuzilados em pequenos grupos no dia seguinte. As mulheres e crianças da cidade foram todas enviadas para o campo de concentração feminino de Ravensbruck, onde a grande maioria viria a morrer de tifo e exaustão pelos trabalhos forçados. Após o assassinato e o desterro de toda a população, a cidade inteira foi demolida por explosivos e deixada apenas em terra, aplainada por tratores. Os alemães espalharam grãos e cevada pelo chão de toda a área para transformá-la em pasto e a riscaram dos mapas da Europa. Cerca de 340 habitantes de Lídice morreram no massacre alemão, 173 homens, 60 mulheres e provavelmente 88 crianças. Uma outra pequena aldeia de Lezaky a este de Praga, também foi destruída e seus habitantes executados. A vingança alemã causou perto de 1500 mortes em toda a Tchecoslováquia e se estendeu a parentes e amigos de resistentes, integrantes da elite do país suspeitos de deslealdade e fatos como o de Lídice, que foi escolhida para o massacre por ser reconhecidamente uma vila hostil aos conquistadores e suspeita de ser ponto de reunião dos assassinos de Heydrich (que acabariam se suicidando em Praga quando estavam prestes a serem presos pela SS). Diferente de outros crimes de guerra que os nazistas cometiam na época e mantinham em segredo, a propaganda alemã fez questão de anunciar publicamente ao mundo os eventos de Lídice, como uma ameaça e um aviso à população cativa da Europa então ocupada pela Alemanha. A notícia causou uma onda de terror e indignação mundial e a propaganda britânica aproveitou o fato para alardear os crimes do III Reich e fez um filme sobre o genocídio, “A Vila Silenciosa”.
Lídice tornou-se um símbolo da crueldade nazista durante a guerra e diversos países batizaram cidades e vilas com o seu nome, para que ela jamais fosse esquecida, como era a intenção de Adolf Hitler, inclusive no Brasil, no estado do Rio de Janeiro. Mulheres nascidas no pós-guerra também foram batizadas com o nome de Lídice por seus pais. Mesmo tendo sido totalmente apagada do mapa, Lídice foi novamente reconstruída e ampliada em 1949, a setecentos metros da área onde havia o vilarejo destruído pelos nazistas, mantido virgem como um campo santo e o terreno onde existiu é marcado apenas por um memorial - onde queima uma chama eterna - oficialmente denominado como monumento nacional pelo governo tcheco.

ESQ: SELO TCHECO COM SOBRE-CARGA PRETA (15/07/1939) E DIR: SELO IMPRESSÃO DEFINITIVA (30/08/1939).


REINHARD HEYDRICH, O ALVO DO ATENTADO.


JOZEF GABCIK, PARTICIPANTE DO ATENTADO.


JAN KUBIS, JOGOU A GRANADA ANTI-TANQUE NO CARRO.


ESTADO DO VEÍCULO APÓS O ATENTADO.


SELO EM HOMENAGEM A MORTE DE
REINHARD HEYDRICH (1904-1942).


MEMORIAL PRAÇA DE LÍDICE.


MEMORIAL NACIONAL.


LOCAL ONDE SE SITUAVA A CIDADE DE LÍDICE, HOJE UM CAMPO SANTO E UM MEMORIAL NACIONAL.


MEMORIAL ESCULPIDO EM MEMÓRIA ÀS CRIANÇAS DE LÍDICE.


MONUMENTO DEDICADO A JAN KUBIS E JOZEF GABCIK E SEU FAMILIARES MORTOS PELOS NAZISTAS NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE MAUTHAUSEN (24/10/1942).


POSTER DE PROPAGANDA DE GUERRA BRITÂNICA SOBRE LÍDICE.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 08 2017, 14:55

Triste pequeno pedaço da história da humanidade.
avatar
H Roberto

Idade : 68
Localização : Santa Maria - RS - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por carol c em Dom Jan 08 2017, 14:58

Nossa, que ordens horríveis...
A paz que o local aparenta transmiti atualmente em nada se parece com atos tão terríveis.
avatar
carol c

Idade : 37
Localização : São Leopoldo - RS
Data de inscrição : 25/10/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por andreioc em Sex Jan 20 2017, 23:32

Existe uma coleção especifica do tema na EXPONET:

http://www.exponet.info/exhibit.php?exhibit_ID=459&lng=EN


Também uma coleção do Miguel Magalhães da SPP, que tem um belo site:


http://migrmag.wixsite.com/culturafilatelica/colaboracao-e-resistencia

avatar
andreioc

Idade : 52
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 24/12/2008

http://www.seloshow.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por Christian Bernardi em Sab Jan 21 2017, 14:05

Excelente postagem e explicação sobre essa emissão da Tchecoslováquia ! Tenho esse exemplar da SELO EM HOMENAGEM A MORTE DE REINHARD HEYDRICH. Obrigado por compartilhar amigo Antonio!
avatar
Christian Bernardi

Idade : 42
Localização : Pernambuco
Data de inscrição : 05/07/2014

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: LÍDICE, UM NOME PARA NÃO ESQUECER - 1942!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum