Selos colados

Ir em baixo

Selos colados

Mensagem por Paulo Campos em Qua Dez 14 2016, 00:32

Pretendo reorganizar os selos de uma colecao herdada. O problema e que foram colados com fita edesiva em albuns e ou folhas. Como posso remover esta fita sem danifica los,?

Paulo Campos

Re: Selos colados

Mensagem por Glauber em Qua Dez 14 2016, 00:53

Olá, amigo Paulo Campos!

Talvez, essa fita adesiva seja o que chamamos de "charneira", que é muito pouco utilizada atualmente. Hoje, existem outros métodos para acondicionar os selos em classificadores e álbuns. Mas na época que a pessoa organizou a coleção, isso era comum.

Eu acho que os selos que menciona são usados, correto? Caso sejam, a melhor maneira é colocá-los em um recipiente com água morna e retirá-los com cuidado. Na sequência, você pode colocar os selos, com a face virada para baixo, sobre um papel mata-borrão (mas eu costumo colocá-los sobre uma toalha estendida sobre uma mesa) e deixá-los secar.
Quando estiverem totalmente secos, coloque-os dentro de um livro pesado, ou com outros livros sobre esse que estarão os selos e aguarde por um dia, até que eles fiquem 'perfeitos'. Pronto! Agora estarão bons para guardá-los em classificadores ou álbuns, utilizando outros métodos.

Porém, se os selos forem novos (com goma no verso), mas colados com charneira, terão que ter outros cuidados para retirá-los. Veja como estão e nos dê um parecer.

Espero ter ajudado.
Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qui Dez 15 2016, 16:04

As informações que o Glauber passou são perfeitas. Somente uma dica, eu evito fazer este processo em dias muito úmidos, prefiro em dias quentes.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: