Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Ir em baixo

Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Dez 11 2016, 06:03

Certa vez, a administração postal de um país conhecido resolveu homenagear em selo quatro cidadãs do mesmo. Elas tinham em comum o fato se serem quase contemporâneas, apesar de nem todas terem se conhecido, ao que tudo indica.

A primeira iniciou sua carreira artística aos 16 anos e morreu aos 37, deixando uma legião de admiradores até hoje. Quem a conheceu atesta um talento e um perfeccionismo inusitados, mesmo nessa profissão. Já a segunda - da mesma profissão, mas bem mais idosa - trabalhava como empregada doméstica antes de iniciar sua carreira, aos 62 anos! Faleceu aos 86, querida por todos.

A terceira é a menos conhecida das quatro, talvez por ter-se mudado, aos 64 anos, para uma cidade sem tradição na sua área. Ela nasceu na mesma cidade e na mesma época da segunda, e teve uma vida muito produtiva até morrer, aos 88 anos. Já a quarta é a mais enigmática: nasceu num país distante e tinha uma aura exótica. Pode-se dizer que ela é hoje a mais conhecida internacionalmente entre as quatro. Morreu um dia antes do seu 57º aniversário, na mesma cidade onde faleceria a segunda.

Quem me envia, por MP até à meia-noite de Brasília, a imagem da homenagem filatélica a essas quatro mulheres tão especiais? Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Dez 12 2016, 06:30

Ontem o QdD estava fácil, convenhamos! Mesmo assim, parabéns aos quatro acertadores que descobriram e postaram estas tb quatro brasileiras muito especiais: Elis Regina, Clementina de Jesus, Dulcina de Moraes e Clarice Lispector.



Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde, na próxima extração da loteria federal:

(8:33) Marcio-98: números 1 a 3
(10:31) Claudio Carletti: números 4 a 6
(11:41) lima34: números 7 e 8
(20:07) andreioc: números 9 e 0

Até lá, boa sorte a todos!

Minha conterrânea Elis Regina de Carvalho Costa (1945-1982) dispensa apresentação a todos que gostam de MPB. Não conheço nenhuma outra cantora de música popular no país que juntasse técnica apurada, segurança rítmica e um engajamento emocional como ela tinha. Uma pena que partiu tão cedo, e uma dádiva que as gerações seguintes podem vê-la (e escutá-la!) na net.

Clementina de Jesus da Silva (1901-1987) nasceu no subúrbio de Carambita, a 2 km de Valença (RJ), onde aliás tb nasceram Dulcina de Moraes, a violonista Rosinha de Valença e o pianista Agnelo França. Êta terra fértil pra artista! Clementina era neta de escravos, seu pai era um carpinteiro bom de capoeira e de viola, mas faleceu cedo, e a família passou aperto por bastante tempo. Se não fosse o músico e poeta Hermínio Bello de Carvalho, que a “descobriu” em 1963 e incentivou sua carreira, talvez tivéssemos perdido esse arquivo vivo da música negra brasileira e essa personalidade cativante, Mãe e Rainha Quelé!

A outra valenciana Dulcina de Moraes (1908-1996), atriz e diretora teatral, nasceu, viveu e morreu pelo palco. Uma personalidade artística importante que lutou pela regulamentação da sua profissão e criou a Fundação Nacional do Teatro em Brasília (hoje Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, que por sinal passa por dficuldades financeiras). Seu legado está a merecer uma biografia condizente, além da referida faculdade e do Teatro Dulcina, no Rio, recentemente restaurado.

Já a escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977) nasceu como Chaya Pinkhasovna Lispector (Хая Пинхасовна Лиспектор) na aldeia ucraniana de Tchetchelnyk (Чечельник), de família judia. Quando ela era ainda bebê, sua família fugiu dos pogroms decorrentes da guerra civil após a Revolução Russa e veio parar, em 1922, em Maceió. De lá, a família mudou-se para Recife em 1925, e mais tarde, após o falecimento da mãe, para o Rio de Janeiro. Sua obra literária, já traduzida para mais de dez idiomas, está longe de ser exaustivamente estudada, e reflete toda a riqueza interior, a inquietação e tb o sofrimento da autora. Recomendo o excelente Clarice, uma Biografia, do americano Benjamin Moser (Cosac Naify, 2011).

Não coleciono selos brasileiros depois de 1945, mas a quadra acima é muito importante pra mim, e enfeita a sala onde trabalho. Numa época quando a gente se envergonha de ser brasileiro, a lembrança dessas quatro é um consolo e um alento. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

- É impossível recomendar somente um vídeo ou gravação de Elis Regina, veja ou ouça o que puder. Mas se tiver só poucos minutos, então é Aos Nossos Filhos (Ivan Lins e Vitor Martins)
https://www.youtube.com/watch?v=Cs62Cb0PrhQ

- Já com Clementina de Jesus, meu favorito é onde ela fala de Adoniran Barbosa e canta um pedacinho do Torresmo à Milanesa, inclusive imitando seu colega sambista:
https://www.youtube.com/watch?v=h85gycoDbiI

- Sobre Dulcina de Moraes temos este belo documentário da Funarte, rodado por ocasião da reforma do Teatro Dulcina. O vídeo já valeria só pela presença iluminada da grande professora Bárbara Heliodora (1923-2015), outra que deixou muita saudade:
https://www.youtube.com/watch?v=94nS7dOfMOY

- E Clarice Lispector – que completaria 96 anos no sábado passado - tem um retrato pintado pelo artista italiano Giorgio de Chirico (1888-1978)...



...além de uma entrevista imperdível com ela, do ano do seu falecimento. Incrível o sotaque que tinha, misturando o idioma natal com um leve acento pernambucano:
https://www.youtube.com/watch?v=ohHP1l2EVnU
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Dez 14 2016, 19:33

Breaking news! Pelo resultado da loteria federal de hoje, o primeiro prêmio teve o final 3...

http://supersena.com.br/resultado-da-federal-de-hoje/

... e com isso, o brinde da semana vai para o Marcio, parabéns! Sai amanhã ou na sexta. Abs do fabio.
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Mensagem por Marcio-98 em Dom Dez 18 2016, 08:25

Obrigado!
avatar
Marcio-98

Localização : São Paulo - Brasil
Data de inscrição : 02/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo LXII - Quatro mulheres especiais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum