Dúvida sobre a condição de selos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre a condição de selos

Mensagem por JR71 em Sab Nov 12 2016, 20:32

Caros,

Não sei se estou abrindo o tópico no local correto. Caso não seja esse o local, por favor me avisem. Gostaria de ouvir opiniões sobre a condição em que se encontram meus selos. Comecei a analisar os selos que meu pai encontrou e percebi que existem selos em diferentes condições. Vou postar algumas fotos, desde os que encontram-se em piores condições até alguns que aparentemente estão em bom estado. Peço-lhes desculpas pois algumas fotos saíram viradas, não sei por qual razão. Fiz as fotos com o celular e não estou conseguindo ajeitar.

JR71

Re: Dúvida sobre a condição de selos

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 12 2016, 22:17

Olá JR...acredito que vc postou sua dúvida no tópico certo. De longe vários km sou um conhecedor no assunto mas pelas fotos
que vc deixou parece que os selos estiveram em algum tipo de protetor que não lhes protegiam totalmente. Nota-se perfeitamente
uma tarja acredito talvez a parte que tenha ficado fora do protetor e sofreu ações de umidade...ferrugem.
Bom...acredito que seja matéria para nossos colegas experts.
H Roberto

Mensagem por JR71 em Sab Nov 12 2016, 22:35

H Roberto escreveu:Olá JR...acredito que vc postou sua dúvida no tópico certo. De longe vários km sou um conhecedor no assunto mas pelas fotos
que vc deixou parece que os selos estiveram em algum tipo de protetor que não lhes protegiam totalmente. Nota-se perfeitamente
uma tarja acredito talvez a parte que tenha ficado fora do protetor e sofreu ações de umidade...ferrugem.
Bom...acredito que seja matéria para nossos colegas experts.
Eles estavam acondicionados diretamente em classificadores, sem protetores. A tarja é exatamente da parte do selo que ficou para fora da tira. Alguns selos estão com essa tarja de ferrugem, em diferentes graus, e outros não, como se percebe nas últimas fotos (pelo menos é essa a impressão que tenho). Acredito que a maioria estaria em ótimas condições se estivessem acondicionados em protetores, pois como você bem observou as partes que estavam protegidas pelas tiras dos classificadores estão em melhores condições.
JR71

Mensagem por JR71 em Sab Nov 12 2016, 22:42

Uma dúvida que tenho é sobre em quais situações vale a pena lavar os selos para tentar retirar o ferrugem e em quais situações isso não é necessário/aconselhável, considerando as diferentes condições deles.
JR71

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 12 2016, 22:43

A maioria dos que vi ai estão com ferrugem. Um jeito fácil e esclarecedor para você mesmo entender: Se o verso do selo e os picotes na parte da frente do selo não estiverem branquinhos, estão com ferrugem que pode ser removida. Isso é outra história. Tome como exemplo o selo do Papa que me parece perfeito.
Veja se o verso do selo brilha, se brilhar é porque tem goma e valoriza o selo. Veja também se não estão sujos , ou com pequenos rasgos que desvaloriza. Veja se os picotes estão perfeitos. Veja também o selo contra a luz para detectar se a luz não passa mais facilmente pelo papel. Se acontecer,quer dizer que há uma parte mais fina no papel que desvaloriza também.
Psique10

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 12 2016, 22:46

Olá JR...buenas se vc ir lá em cima na janelinha no canto superior direito "buscar" e digitar ferrugem vais encontrar um bocado de dicas de gente que entende do assunto. Abraço.
H Roberto

Mensagem por JR71 em Sab Nov 12 2016, 23:14

Psique10 escreveu:A maioria dos que vi ai estão com ferrugem. Um jeito fácil e esclarecedor para você mesmo entender: Se o verso do selo e os picotes na parte da frente do selo não estiverem branquinhos, estão com ferrugem que pode ser removida. Isso é outra história. Tome como exemplo o selo do Papa que me parece perfeito.
Veja se o verso do selo brilha, se brilhar é porque tem goma e valoriza o selo. Veja também se não estão sujos , ou com pequenos rasgos que desvaloriza. Veja se os picotes estão perfeitos. Veja também o selo contra a luz para detectar se a luz não passa mais facilmente pelo papel. Se acontecer,quer dizer que há uma parte mais fina no papel que desvaloriza também.
Todos os selos foram adquiridos por mim novos, nas décadas de 70 e 80, a maioria diretamente nos Correios. Daqueles que verifiquei, parece-me que o maior problema é a ferrugem mesmo. O selo do Papa, que você citou, parece-me perfeito. Não consegui detectar nenhum traço de ferrugem, a goma no verso aparenta intacta e não vi problemas nos picotes.
Já li os tópicos sobre como lavar os selos e inclusive já adquiri o material necessário. Estava em dúvida sobre quais lavar, mas pelo o que entendi devem ser lavados quando apresentar qualquer ponto de ferrugem.
Obrigado pelas dicas!
JR71

Mensagem por JR71 em Sab Nov 12 2016, 23:20

H Roberto escreveu:Olá JR...buenas se vc ir lá em cima na janelinha no canto superior direito "buscar" e digitar ferrugem vais encontrar um bocado de dicas de gente que entende do assunto. Abraço.
Já li vários tópicos desses. De fato são muito esclarecedores e na teoria já tenho ideia do fazer. Agora é colocar em prática para ir aprendendo.
JR71

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 12 2016, 23:27

Sucesso meu amigo cheers
H Roberto

Mensagem por Roger_R em Dom Nov 13 2016, 00:02

Por partes:
1 - Afaste todas as lembranças e livre-se do todo o sentimentalismo: todo o selo que estiver com falhas nos picotes, rasgue-os e jogue fora. Por exemplo, o Brasiliana 79 da foto 5. E, também, aqueles que apresentem falha no papel, como disse o Zé Augusto. Atenção: diferencie falha de variedade. A falha citada pode ocorrer devido o selo ter sido arrancado do envelope e ter sido rasurado. A variedade é um defeito do papel no qual o selo foi impresso - essa valoriza o selo.
2 - Livre-se dos classificadores que possui. Compre um novo. Visite http://www.albumdeselos.com.br/ e prefira os de fundo preto.
3 - Há vários métodos para eliminar a ferrugem, como você pode ter visto nos posts do fórum. Todos funcionam. Escolha o método que achar mais conveniente e parta para a eliminação da ferrugem.

Bom, seguindo estes passos, já virou filatelista - o hobby vai por aí. Agora é só seguir em frente.

Sucesso com a recuperação dos selos.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por JR71 em Dom Nov 13 2016, 00:49

Roger,

Obrigado pela ajuda.
Li um pouco sobre os picotes para entender os problemas.
Quanto aos classificadores, após ler os tópicos sobre a ferrugem já imaginava que estavam perdidos.
JR71

Mensagem por JR71 em Dom Nov 13 2016, 00:57

Encontrei entre as páginas de um classificador alguns selos dentro de um envelope de glassine. Embora o classificador esteja totalmente tomado pela ferrugem, eles estão em perfeito estado. Parece que o tempo não passou para eles.
JR71

Mensagem por odilo em Dom Nov 13 2016, 03:15

Olá JR,
Parabéns pela decisão de tentar salvar o que pode ser salvo. 
Concordo em parte com o Roger, se por acaso nunca fizestes limpeza de selos. Se esta é tua primeira vez, eu recomendo começar justamente por estes selos estragados. Se algo der errado, vais ganhar experiência e os selos, bem estes já estavam perdidos mesmo.
Veja o que andei aprontando, clicando aqui.  Como a postagem segue uma ordem cronológica, o "início esta no fim"  Very Happy
Boa sorte e volte aqui para nos contar como foi tua experiência.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por RomeuNatale em Dom Nov 13 2016, 04:06

Algumas dicas, JR. Os selos que estão condenados podem servir como selos de estudos no futuro. Coloque-os em uma caixa separados dos demais.

Quando for lavar os selos, coloque bastante sal e um pouco de ácido cítrico. O sal evita que o selo mude a sua cor e o ácido cítrico os deixa mais limpos. O ácido você consegue em lojas que vendem produtos para fazer doces, bolos e coisas do gênero.

Espero ter contribuido.

Abraços,

Natale
RomeuNatale

Mensagem por JR71 em Dom Nov 13 2016, 09:32

Valeu pelas dicas!
Uma outra dúvida que surgiu é em relação a goma nos selos. Praticamente todos os selos que pretendo lavar possuem goma, então eu devo retirar toda a goma em água antes de passar pelo processo para limpeza da ferrugem ou a goma saíra durante a retirada da ferrugem?
JR71

Mensagem por Psique10 em Dom Nov 13 2016, 11:38

Falei sobre a goma mas esqueci de dizer que esses selos gomados em contato com a água perdem a goma.  mas se eu tiver que escolher entre perder a goma ou perder o selo pela ferrugem, prefiro perder a goma. Atualmente não é apropriado tirar os selos que estão em envelopes ou fragmentos de carta principalmente se o carimbo está legível. Há selos que já foram emitidos sem goma. Esses valem tanto ou até mais que os gomados se estiverem perfeitos.
Psique10

Mensagem por JR71 em Sab Nov 19 2016, 12:55

Aqui vai o resultado da minha primeira experiência com a retirada da ferrugem. Tirei fotos de alguns selos como amostra antes e posteriormente ao processo de lavagem. No geral achei o resultado razoável, mas percebi que alguns selos em pior estado são difíceis de retirar todas as manchas, mesmo passando pelo processo duas vezes.

JR71

Mensagem por Glauber em Sab Nov 19 2016, 13:56

Aparentemente, o resultado foi bom. Claro que não vai ficar 100%, pois a ferrugem (fungos) é difícil de ser retirada, no todo. Talvez uma segunda lavagem, mas...... não sei. Nunca fiz essa experiência.

Parabéns! O vírus da filatelia te atacou com força total, de novo.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por carol c em Sab Nov 19 2016, 15:54

Já usei bastante o processo com permanganato e limão. Alguns selos realmente não tem jeito. Mas a grande maioria funciona bem.
Talvez possas aumentar o tempo na solução, principalmente no limão. Ao menos foi a necessidade que senti nos meus selos.
carol c

Mensagem por JR71 em Sab Nov 19 2016, 16:05

O processo que adotei foi o seguinte:
1º) um comprimido de 100mg de Permanganato de Potássio dissolvido em 1L de água (aprox. 10 min);
2º) uma colher de sobremesa de ácido cítrico em 500ml de água (aprox. 10 min);
3º) uma colher de sobremesa de sal dissolvida em 500ml de água (aprox. 5 min);
4º) lavagem com água limpa.
JR71

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 19 2016, 16:20

Como a Carol falou, os que as manchas continuam, tente mais tempo. Creio que o Odilo pode ajudar bastante quanto ao tempo.
Psique10

Mensagem por carol c em Sab Nov 19 2016, 20:53

Certamente várias vezes já deixei mais tempo do que isso.
Do tipo, coloco no permanganato, vou cozinhar. Coloco no limão, vou almoçar.
Se ainda não limpou, volta pro permanganato e vou lavar a louça...
e por aí vai. O que vão clareando eu tiro e continuo o processo com os demais. Até hoje não deu problema.
Mas tem alguns poucos e não tem permanganato e limão que resolvam...
carol c

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: