ALEMANHA DDR - HANS GRADE: O PIONEIRO DA AVIAÇÃO ALEMÃ - 1959!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA DDR - HANS GRADE: O PIONEIRO DA AVIAÇÃO ALEMÃ - 1959!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Out 29 2016, 21:06

Compartilho com os colegas, Luftpostkarte e envelope circulados na Alemanha Oriental, homenagem aos 10 Anos da Alemanha DDR e 50 anos do Premio Lanz ganho por Hans Grade.


                                                   HANS GRADE: PIONEIRO DA AVIAÇÃO ALEMÃ.

Hans Grade (nasceu em Koszalin, Pomerânia, Prússia, hoje Polônia em 17 de maio de 1879 e faleceu em Borkheide/Alemanha em 22 de outubro de 1946) engenheiro mecânico e um pioneiro na aviação alemã, começou seus experimentos com um triplano no Campo Atlético de Magdeburg. Em 08 de outubro de 1908, ele conseguiu fazer um voo, alcançando uma altitude de 7 metros. Em 28 de outubro de 1908, ele realizou com sucesso o primeiro vôo em solo alemão com uma aeronave motorizada de sua própria fabricação em Magdeburg. O avanço do seu trabalho evoluiu para um monoplano semelhante ao "Demoiselle", porem, tendo dimensões maiores. Em setembro de 1909, faz o primeiro vôo reconhecido de um avião alemão projetado e construído na Alemanha no Aeródromo Johannisthal em Berlim. Um mes depois, no dia 30 de outubro de 1909, ele ganhou a competição "Lanz-Preises der Lüft" no valor de 40.000 marcos, como sendo o primeiro alemão a pilotar  um avião alemão com motor alemão e fazer um "oito" em torno de dois postes, estando estes a uma distância de 1000 metros um do outro (competição comum para pilotos naquela época). Com o premio, fundou uma empresa de construção de aeronaves. Em 18 de fevereiro de 1912, um monoplano Grade realiza o primeiro voo postal na Alemanha, quando o piloto Hermann Pentz fez o vôo de Borkheide à Brück com um pequeno saco de correspondências em seu colo, contendo de 400/500 peças. A carta de número um foi endereçada ao Kaiser Wilhelm II. Embora bem sucedidos, os monoplanos Grade não se tornaram tão famosos como muitos projetos europeus contemporâneos, e por esta razão poucos foram construídos. A fabrica de aviões foi fechada devido ao final da Primeira Guerra Mundial e a derrota da Alemanha, pois a assinatura do acordo de Versalhes em 1918, proibia a construção de aviões pela Alemanha. Em 1921, funda a empresa Grade Automobilwerke AG para a produção de carros pequenos. No mesmo ano, a empresa participa da feira de Berlin Motor Show com uma viatura de dois lugares e aberta. O sucesso do veículo veio rápido. Em 4 de março de 1924, é celebrado a fabricação do milésimo veículo. No verão de 1924, as dificuldades financeiras, levam a empresa a ficar sob administração judicial. Em 1925, a razão social é alterada para Grade Automobil AG. Em 1928, a empresa é fechada, tendo produzido cerca de 2000 a 2500 veículos. Após a ascensão nazista em 1933, Grade tentou, sem sucesso, desenvolver um "Volksflugzeug" (Avião Popular). Era um grande programa do Terceiro Reich para produção em massa de um pequeno e simples avião. Foi uma das tentativas do regime nazista para moldar tecnologias de consumo progressivo para o benefício da comunidade e como uma ferramenta de propaganda poderosa para o Estado. O Fieseler Fi 253, foi um dos aviões que foram desenvolvidos com base no conceito de um "Avião Popular". Seria abandonado, devido a Segunda Guerra Mundial. Em 1934, começou a fazer serviços para outras empresas aéreas de maior porte, vinculadas aos nazistas. Em 14 de maio de 1939, Hans Grade voltou a voar com seu monoplano original, construído em 1909 e com 30 anos de idade no Aeroporto Tempelhof em Berlim por cerca de 550 metros para comemorar seu sexagésimo aniversário. Após o final da Segunda Guerra, sua fabrica e seus bens foram desapropriados, mas posteriormente foram devolvidas suas propriedades, isto, pouco antes de sua morte.

                    LUFTPOSTKARTE CIRCULADO BORKHEIDE/BRÜCK -07/10/1959.


ENVELOPE COMEMORATIVO AOS 10 ANOS ALEMANHA DDR E VOO BORKHEIDE/BRÜCK - 07/10/1959.


                     FOTOGRAFIA HANS GRADE - 1939.


                        RÉPLICA TRIPLANO DE HANS GRADE - 1908.


                           RÉPLICA "DEMOISELLE".


                   HANS GRADE E SEU MONOPLANO "DRAGONFLY" - 1909.


                   "DRAGONFLY" EM PLENO VOO - 1909.


                   HANS GRADE ANTES DA DECOLAGEM - 1912.


                   ENTRADA PRINCIPAL AERÓDROMO JOHANNISTHAL - 1912.


                   CAMPO DO AERÓDROMO JOHANNISTHAL - 1912.


                   HANS GRADE - WAGEN - 1922.


                                O FIESELER Fi 253, UM DOS AVIÕES QUE FORAM DESENVOLVIDOS
                                         COM BASE NO CONCEITO DE UM "AVIÃO POPULAR".


              HANS GRADE E SEU VOO DE ANIVERSÁRIO EM 14 DE MAIO DE 1939.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum