Comentários sobre o sucateamento da filatelia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comentários sobre o sucateamento da filatelia

Mensagem por odilo em Ter Out 25 2016, 11:09

Olá amigos e colegas filatelistas
Obrigado Marcos por levantar a lebre. 
Será que vão mesmo fechar as agencias filatélicas ?
Será que a filatelia vai mesmo acabar?
Vamos a alguns fatos recentes ...

1 - Propaganda de uma exposição  :  http://www.stampbrasilia2017.net.br/ 
Será que vai mesmo acontecer?

2 - Um selo personalizado foi lançado recentemente pela Câmara dos Deputados. 
Porque toda esta festa em torno de um selo? o que tudo isto representa para os Srs. Deputados? Será mesmo que este selo só será usado para selar as correspondências da Câmara? Quanto os Correios vão lucrar com isto? Ou será que vão ter prejuízo ?

Vou deixar um pouco para os colegas colocarem aqui suas manifestações ....

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Re: Comentários sobre o sucateamento da filatelia

Mensagem por odilo em Ter Out 25 2016, 22:51

No fundo eu não acredito que a filatelia vá acabar, pelo menos enquanto existir este sistema de Correio que conhecemos.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Glauber em Qua Out 26 2016, 00:22

Olá, amigos e amigas!

Nos últimos tempos, temos visto muitas informações e comentários acerca de nosso hobby (prefiro chamar ciência), de maneira negativa. São notícias de fechamentos de agências filatélicas, pouca renovação do quadro de colecionadores, emissões abusivas e pouco instigantes, fim da COFI, enfim... um mar de informações que nos deixam apreensivos, tristes e medrosos.

A filatelia não acabará, pois temos várias maneiras de colecionar selos. Há a história postal, países diversos, temáticas e tudo o mais. Mas fico com receio de emissões selos somente para cumprir papeis político e financeiro, ou seja, emissões apenas para agradar certas pessoas ou grupos e também para angariar fundos. Será esse o papel da filatelia? A ECT só pensa em em finanças? E a cultura e educação?

Precisamos nos unir e "chamar a atenção" de certas pessoas e instituições para que nossa filatelia não fique cada vez mais empobrecidas com determinadas atitudes da ECT, de associações filatélicas, de pessoas envolvidas com a filatelia etc. Temos que fazer, p.e., como já foi feito por "Brasiliana Selos (Marcos B.), ou seja, uma petição ao Presidente da ECT para o "Não sucateamento da filatelia" (votar aqui: https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_dos_Correios_NAO_AO_SUCATEAMENTO_DA_FILATELIA/?cHiVafb). Em nosso fórum, temos o Presidente da Febraf (apesar de não participar com frequência) e temos o Presidente da FIAF, que é nosso amigo Fritzen. Então, podemos solicitar a eles que intercedam, junto a ECT, para que nossa filatelia seja melhor cuidada, principalmente pela empresa que é sinônimo de representatividade da FILATELIA.
Vamos "fazer barulho" nas redes sociais, nas conversas com amigos, exigir em nossos clubes filatélicos para que a filatelia continue sendo respeitada e tratada como merece, porque nossos selos são uma espécie de "porta-voz" do Brasil.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Out 26 2016, 01:11

A filatelia Nacional sim poderá acabar se não forém tomadas medidas como por exemplo a união de todas essas instituições e associações.
Quanto a emissão de selos pelos correios essa sim poderá acabar e virar restrita.
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Qua Out 26 2016, 05:51

Bom dia amigos e amigas,
Um ponto que Brasiliana Selos aborda é :

"Pensando em termos comerciais, o que te parece em vender ao usuário um direito a um serviço que não será utilizado? Parece ser um bom negócio, não é mesmo? Claro, se eu compro um selo postal que poderia ser utilizado para enviar uma carta para o outro lado do mundo e resolvo não utilizar o serviço (e simplesmente guardá-lo em um álbum para colecioná-lo) dou à administração postal uma ótima margem de lucro.  

E agora vejam isto ....  

Além de ser o Rei do Rock, Elvis Presley também pode ser considerado o Rei dos Selos. Isso porque a emissão realizada em sua homenagem em janeiro de 1993 é considerada a mais popular dos Estados Unidos, com 500 milhões de impressões – 124 milhões delas nunca foram usadas e estão guardadas em coleções de filatelistas. Um ano antes do lançamento, a imagem estampada havia sido escolhida por uma votação do público entre duas opções: uma mostrava o artista ainda jovem e a outra, mais velho. O jovem Elvis ilustrado por Mark Stutzman foi o vencedor e entrou para a história por seu sucesso.
 Fonte :   http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/por-que-elvis-presley-tambem-e-o-rei-dos-selos/

odilo

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Out 27 2016, 17:40

Queridos amigos.

Há algum censo sobre o número de filatelistas no Brasil? Eu retomei a prática da Filatelia em 2011, após um pouco mais de dez anos sem mexer com selos postais e conviver com colecionadores. De lá para cá, percebi três situações: a) queda na quantidade de filatelistas; b) declínio dos clubes filatélicos; c) distanciamento dos Correios da Filatelia.
A queda no número de colecionadores, em particular na região onde moro, nordeste de Santa Catarina, está ligada ao falecimento de colecionadores veteranos, à desistência de colecionadores e à incapacidade de estimularmos o surgimento de novas gerações de filatelistas. Em consequência, também ocorre o declínio dos clubes filatélicos, como por exemplo, a minha querida Associação Filatélica de Joinville, que deixou de existir formalmente, pois perdeu seu CNPJ e sua sede (aliás, ela nunca possuiu sede própria). Eu não sei se isso é um fenômeno mais amplo, que ocorre em outros Estados e regiões, mas acredito que também contribua para a falta de interesse dos Correios com a Filatelia.
Neste contexto, não acredito que a Filatelia irá desaparecer, mas ela ganhará outras características, como por exemplo, uma maior virtualização da sua prática, como por exemplo, através de fóruns e páginas de exposição online.
Bom, por enquanto é isso. Podemos discutir melhor ao longo dos comentários.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Out 27 2016, 17:55

Colegas,

A filatelia nacional está em decadência desde a década de 1980...

Os Correios são muito culpados, mas para mim o maiores culpados são os Comerciantes Filatélicos interessados apenas em vender e não disseminar o prazer de colecionar selos. Não ajudam a fazer a renovação e veem apenas o presente e matam o futuro da filatelia. Os selos lançados aqui no Brasil (na minha opinião) são muito feios ou horríveis e não estimulam ninguém a colecionar.

Basta ver nesse Fórum a idade média dos frequentadores / colecionadores. A maioria tem mais de 40 anos e alguns gatos pingados menos de 30.

Os Clubes, Associações e Filatélicas de Tijolo acabaram nos últimos tempos e os nossos contatos de forma geral são virtuais. Não se encontra ninguém para conversar presencialmente sobre selos.

Vejo no exterior ainda muita força, principalmente nos Estados Unidos e Europa, onde a filatelia se fortalece e é valorizada.

Existem ainda algumas entidades, espero que continuem, mas o futuro é de pouca esperança.

Vejo muitos juntadores de selos e poucos colecionadores. Tem muita gente preocupada apenas com quantidade e poucos interessados em aprofundar o tema.

Um triste abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Out 27 2016, 20:35

em 2005,2006 - foi me dito por um funcionário dos correios - 25.000 colecionadores(nao sei se é so do Brasil)

Agora eu acho q não passa disso mesmo e se engana quem acha que tem 1 milhão.
Mas hoje dá para ter uma noção devido a baixa tiragem dos selos.

Wilson de Oliveira Neto escreveu:Queridos amigos.

Há algum censo sobre o número de filatelistas no Brasil? Eu retomei a prática da Filatelia em 2011, após um pouco mais de dez anos sem mexer com selos postais e conviver com colecionadores. De lá para cá, percebi três situações: a) queda na quantidade de filatelistas; b) declínio dos clubes filatélicos; c) distanciamento dos Correios da Filatelia.
A queda no número de colecionadores, em particular na região onde moro, nordeste de Santa Catarina, está ligada ao falecimento de colecionadores veteranos, à desistência de colecionadores e à incapacidade de estimularmos o surgimento de novas gerações de filatelistas. Em consequência, também ocorre o declínio dos clubes filatélicos, como por exemplo, a minha querida Associação Filatélica de Joinville, que deixou de existir formalmente, pois perdeu seu CNPJ e sua sede (aliás, ela nunca possuiu sede própria). Eu não sei se isso é um fenômeno mais amplo, que ocorre em outros Estados e regiões, mas acredito que também contribua para a falta de interesse dos Correios com a Filatelia.
Neste contexto, não acredito que a Filatelia irá desaparecer, mas ela ganhará outras características, como por exemplo, uma maior virtualização da sua prática, como por exemplo, através de fóruns e páginas de exposição online.
Ernane Ferreira

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Out 27 2016, 21:47

Ernane Ferreira escreveu:em 2005,2006 - foi me dito por um funcionário dos correios - 25.000 colecionadores(nao sei se é so do Brasil)

Agora eu acho q não passa disso mesmo e se engana quem acha que tem 1 milhão.
Mas hoje dá para ter uma noção devido a baixa tiragem dos selos.

Wilson de Oliveira Neto escreveu:Queridos amigos.

Um importante vendedor de selos me disse há alguns anos que éramos em torno de 20.000 filatelistas, concentrados fundamentalmente entre Minas Gerais e o Rio Grande do Sul....

JOSE RENATO

Mensagem por Roberto Pinto em Qui Out 27 2016, 21:50

Em Goiânia são pouquíssimos filatelistas, não temos acesso a material filatélico,  tudo vem de fora.
Roberto Pinto

Mensagem por odilo em Sex Out 28 2016, 10:45

Quanto as Associações de tijolo, ontem tivemos nossa reunião tradicional das quintas-feiras. Abri a sala as 18 h e logo em seguida chegou um visitante em busca de cédulas. Conversamos um pouco sobre numismática e filatelia e logo teve que se retirar. As 19 h, como não apareceu mais ninguém, fechei e fui embora. 
Aqui em Florianópolis deve ter uns 20 filatelistas ativos (colecionadores e comerciantes) e mais uns tantos na numismática. 
Vou tentar fazer um levantamento estatístico mais preciso e volto para dar o resultado.
Até mais.

odilo

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Out 28 2016, 11:06

odilo escreveu:Quanto as Associações de tijolo, ontem tivemos nossa reunião tradicional das quintas-feiras. Abri a sala as 18 h e logo em seguida chegou um visitante em busca de cédulas. Conversamos um pouco sobre numismática e filatelia e logo teve que se retirar. As 19 h, como não apareceu mais ninguém, fechei e fui embora. 
Aqui em Florianópolis deve ter uns 20 filatelistas ativos (colecionadores e comerciantes) e mais uns tantos na numismática. 
Vou tentar fazer um levantamento estatístico mais preciso e volto para dar o resultado.
Até mais.

Odilo,

Acho que esse é um retrato da filatelia no Brasil.

Em Belo Horizonte tinha a Sociedade Filatélica de MG, fechada há uns 20 anos ou mais e hoje temos em BH duas os três lojas de tijolo...

Além da SPP, tem alguma outra entidade realmente atuante?

Um abraço,

JOSE RENATO

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Out 28 2016, 13:19

Porque loja de tijolo ????
Ernane Ferreira

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Out 28 2016, 13:31

Ernane Ferreira escreveu:Porque loja de tijolo ????

Loja física!!!! Kkkkkkk

JOSE RENATO

Mensagem por YgorChrispin em Sex Out 28 2016, 13:56

JOSE RENATO escreveu:

Loja física!!!! Kkkkkkk

Que estão cada vez mais, desaparecendo!
YgorChrispin

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Out 28 2016, 14:03

YgorChrispin escreveu:
JOSE RENATO escreveu:

Loja física!!!! Kkkkkkk

Que estão cada vez mais, desaparecendo!

desculpem mas sinceramente nunca ouvi falarem assim loja
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Sab Nov 05 2016, 00:58

Caros amigos e amigas,
Se formos fazer um levantamento estatístico do número de sócios nas diversas associações e clubes, teríamos que ter acesso ou respostas confiáveis sobre o número de associados ativos (pagantes). 
Destes, uns 50% talvez sejam  numismatas. 
Mas estas informações não são disponibilizadas para qualquer um, infelizmente.
Nosso fórum já tem mais 1.700 inscritos. Destes, no máximo só 10% são ativos e talvez uns 70% mantem algum tipo de atividade filatélica. (puro chute!)
Quem teria um número mais confiável ?

odilo

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Nov 05 2016, 08:07

20.000 filatelistas (Brasil)eu insisto no numero devido a informação em 2005 mas hoje nao faço idéia rs
Ernane Ferreira

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Nov 05 2016, 10:50

Ernane Ferreira escreveu:20.000 filatelistas (Brasil)eu insisto no numero devido a informação em 2005 mas hoje nao faço idéia rs

Infelizmente a tendência é de diminuir esse número. Se éramos 20.000 em 2005, hoje somos bem menos... Não existe NENHUM incentivo para um jovem começar a colecionar selos, nem dos Correios, nem das Filatélicas e nem dos Vendedores avulsos.

Os Correios são incompetentes, as Filatélicas são preguiçosas e os Vendedores já sabem para quem vender a curto prazo.

Sobre sermos 1.700 aqui no Forum, na realidade os REALMENTE ATIVOS são no máximo 50 pessoas. E sem falar nas pessoas que entram, fazem sua inscrição e nunca mais aparecem; bem como alguns ATIVOS que simplesmente somem e só damos conta disso quando um assunto qualquer volta.

Há quanto tempo não temos discussões saudáveis por aqui? Vc posta algo e nem comentários tem. É de desanimar as vezes...

JOSE RENATO

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Sab Nov 05 2016, 12:03

Sou filatelista desde os 12 anos de idade. Passei por todas as fases: curioso, juntador, acumulador..... Pausa de muito, muito tempo: casamento, filhos, responsabilidade, o dia a dia, enfim. Retornei há 2 anos, revigorado, curioso ainda, porém mais seletivo e disposto a estudar e aprender. Aqui no fórum, tirei dúvidas iniciais, fiz amizades que me abriram os olhos a detalhes que passavam despercebidos e que me ensinaram o que é ser filatelista. Defini minha área de colecionismo, baseado não em lucro ou investimento, mas em prazer e aprendizado! Em conjugar selos e cartas, com a história é a passagem do tempo. Em descobertas e constatações! Em olhar a história por aquela pequena janela aberta dentro do passado.... Isso para mim, não tem preço! O fórum, pelo seu caráter democrático, nos permite abrir um sem número de tópicos, e por vezes, repetitivos com pequenas variantes. Eu mesmo, em minha ignorância, fiz isso. Aprendi, não faço mais! E os assuntos mais relevantes estão perdidos nessa miríade de informações. Talvez devamos criar grupos de estudos, tal qual a SPP, onde possamos ter filatelistas orbitando em suas preferências e aprofundando seus estudos e compartilhando suas dúvidas e descobertas. Creio ser essa, afinal, a grande meta deste fórum: compartilhar o saber filatélico!
Celso Luiz de Moura

Re: Comentários sobre o sucateamento da Filatelia

Mensagem por André Roque em Ter Dez 06 2016, 18:54

Celso Luiz de Moura escreveu:Sou filatelista desde os 12 anos de idade. Passei por todas as fases: curioso, juntador, acumulador..... Pausa de muito, muito tempo: casamento, filhos, responsabilidade, o dia a  dia, enfim.  Retornei há 2 anos, revigorado, curioso ainda, porém mais seletivo e disposto a estudar e aprender. Aqui no fórum, tirei dúvidas iniciais, fiz amizades que me abriram os olhos a detalhes que passavam despercebidos e que me ensinaram o que é ser filatelista.   Defini minha área de colecionismo, baseado não em lucro ou investimento, mas em prazer e aprendizado! Em conjugar selos e cartas, com a história é a passagem do tempo. Em descobertas e constatações! Em olhar a história por aquela pequena janela aberta dentro do passado....  Isso para mim, não tem preço!   O fórum, pelo seu caráter democrático, nos permite abrir um sem número de tópicos, e por vezes, repetitivos com pequenas variantes. Eu mesmo, em minha ignorância, fiz isso. Aprendi, não faço mais! E os assuntos mais relevantes estão perdidos nessa miríade de informações.   Talvez devamos criar grupos de estudos, tal qual a SPP, onde possamos ter filatelistas orbitando em suas preferências e aprofundando seus estudos e compartilhando suas dúvidas e descobertas.  Creio ser essa, afinal, a grande meta deste fórum: compartilhar o saber filatélico!

Concordo totalmente Celso. A união, o estímulo e o compartilhamento de conhecimento são a semente para germinarem novos curiosos sobre a ciência filatelia.
André Roque

Mensagem por odilo em Sab Abr 15 2017, 19:42

Sobre o número de interessados em selos no mundo ...... hoje em dia (abril de 2017) ....
No site da UPU ...   http://www.upu.int/en/activities/philately/about-philately.html  
Tem uma notícia interessante :

About philately

An estimated 17 million private and business subscribers buy new issues in general or for their specific thematic interest, or customize their postage stamps online.

O número de assinantes na sua totalidade é estimado em 17 milhões de indivíduos e empresas que compram novas emissões para o seu interesse temático ou para personalizar os seus selos em online.

No site do Colnect : http://colnect.com/br
 tem o registro de 35.590 pessoas que se ocupam com selos.

No site do Stampworld :  https://www.stampworld.com contabilizam (hoje 15.04.2017) 192.649 inscritos, sendo que só hoje já entraram 153 novos membros.

Assim que tão cedo a filatelia não vai acabar .....

odilo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: