Ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda

Mensagem por Psique10 em Dom Out 02 2016, 16:25

Boa tarde amigos, preciso de ajuda para saber o que é PAPEL TINTADO? Eu não tenho nenhum selo com esse tipo de papel e estou montando um Banco de Dados com os papeis usados. Se possível uma definição do que seja esse papel e qual espessura .
Psique10

Re: Ajuda

Mensagem por RomeuNatale em Dom Out 02 2016, 20:41

Boa noite, Augusto.

Papel tintado é o papel que recebeu pigmentos coloridos em sua composição (na massa) ou um banho depois de confeccionado. São comuns (modo de dizer) os papéis tintados em azul em alguns selos brasileiros.

Quanto a espessura (não confundir com gramatura) é variável, principalmente em se tratando de papéis do Século XIX (Império; os D Pedros, por exemplo). Só com um micrômetro para medir a espessura. No Brasil, os papéis dos selos variavam muito, por isso essa grande confusão.
RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Dom Out 02 2016, 20:58

Natale, a espessura do papel tintado pode ser considerada a mesma do papel médio comum dessa mesma série?
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Seg Out 03 2016, 06:16

Bom dia, Augusto.

O fato do papel ser tintado não interfere na espessura do mesmo, uma coisa não depende da outra. Acredito que deva haver papéis tintados de espessuras diferentes.

E chamar papéis de "médio", "fino", "grosso", etc, não tem muito a ver porque a faixa de diferentes micragens (acabei de inventar o termo), espessura, é muito ampla e difícil de se definir de forma tão simplista. É exatamente igual as cores, muito difícil de se definir com um simples nome.

O melhor é você usar um micrômetro em todos os selos que tens para determinar as suas espessuras. Será o melhor ao seu banco de dados. No blog faremos assim. Estou aguardando chegar o micrômetro novo porque o outro já foi pro beleléu. Então poderei ajudar, desde que eu tenha os selos que você tem dúvidas quanto a espessura. O meu filho tem a coleção de Império completa, então posso medir os dele, mas ele só tem de cada. É isso que posso te dizer com relação a sua dúvida.
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Seg Out 03 2016, 09:29

Cuidado a tomar com selos lavados: alguns selos foram emitidos com tinta pigmentada e, na lavagem, podem ter tingido o papel, deixando-o com tons da tinta de impressão.
Zé Augusto, tens uma bela empreitada pela frente.
Abraço,

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Psique10 em Seg Out 03 2016, 10:26

Eu sei muito bem disso... talvez nem uns 10 anos seriam suficientes.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: