ALEMANHA DDR - 50 ANOS DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DOS MARINHEIROS ALEMÃES EM 1917 - 1967!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA DDR - 50 ANOS DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DOS MARINHEIROS ALEMÃES EM 1917 - 1967!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Set 25 2016, 19:37

Compartilho com os colegas, envelope circulado na Alemanha DDR, carimbo Adorf Vogtl - 22/09/1967, série completa catálogo Michel nº 1308 a 1310.

                                                   A REVOLTA DOS MARINHEIROS ALEMÃES - 1917.

Max Reichpietsch (nasceu em Charlottenburg em 24 de outubro de 1894 -  faleceu em Colonia em 05 de setembro de 1917) foi um marinheiro alemão executado por fuzilamento em 1917, devido liderar a agitação socialista na Marinha Imperial alemã. Ele entrou para a Marinha Imperial Alemã como voluntário em 1912 e serviu no encouraçado "SMS Friedrich der Grosse" durante a I Guerra Mundial. Participou da sangrenta batalha da "Jutlândia" e, como seus camaradas, sofria de má alimentação e perseguições por parte dos oficiais da marinha. No verão de 1917, Reichpietsch se tornou um dos líderes de um movimento revolucionário entre os marinheiros da frota imperial, cujas queixas sobre alimentação e outras condições logo se transformaram numa agitação contra a guerra. Ele foi preso e condenado à morte por uma corte marcial em Wilhelmshaven em 26 de agosto 1917 como sendo o "líder principal do movimento", juntamente com Albin Köbis e três outros marinheiros. As penas impostas aos outros três foram comutadas em trabalhos forçados e penas de até 15 anos de cadeia, mas Reichpietsch e Köbis foram executados por fuzilamento perto de Colônia, em 05 de setembro de 1917. Após a Segunda Guerra Mundial, o seu nome foi dado a um sinal de estrada na Berlim Oriental, chamada de "Reichpietschufer".
Albin Köbis (nasceu em Berlim em 18 de dezembro de 1892 - faleceu em Colônia em 05 de setembro de 1917) foi um marinheiro alemão executado por fuzilamento em 1917, devido ser um dos líderes na  agitação socialista na Marinha Imperial alemã. Alistou-se como voluntário em 1912 e serviu no encouraçado "SMS Prinzregent Luitpold", participando, também da batalha da "Jutlândia". No verão de 1917, Köbis se tornou um dos líderes do movimento entre os marinheiros da frota imperial, cujas queixas sobre alimentação, maus tratos pelos oficiais e outras condições a bordo dos navios, logo se transformaram em agitações contra a guerra. Ele foi preso e condenado à morte por uma corte marcial em Wilhelmshaven em 26 de agosto de 1917 como "um dos líderes do movimento", juntamente com Max Reichpietsch e três outros marinheiros. As penas impostas sobre os outros três marinheiros foram comutadas por trabalhos forçados, mas Köbis e Reichpietsch foram executados por fuzilamento em 05 de setembro de 1917. Estas execuções foram denunciadas como "assassinatos judiciais navais" por políticos marxistas e jornais da época, e ajudou a desencadear o "motim naval de 1918" que também ajudou a levar ao colapso o Império Alemão. Isso fez com que Köbis e Reichpietsch se tornassem heróis do movimento socialista alemão. Após a Segunda Guerra Mundial, o nome de uma rua na Berlim Oriental, perto da sede da Marinha Oriental Alemã foi renomeada "Köbisstrasse".

ENVELOPE CIRCULADO SÉRIE "50 ANOS DA REVOLTA DOS MARINHEIROS EM 1917" - 22/09/1967.


                                       DETALHE SÉRIE COMPLETA EMISSÃO 1967.


  ENCOURAÇADO "SMS FRIEDRICH DER GROSSE" - EMBARCADO MAX REICHPIETSCH.


  ENCOURAÇADO "SMS PRINZREGENT LUITPOLD" - EMBARCADO ALBIN KÖBIS.


       FOTOGRAFIA DUPLA: MAX REICHPIETSCH - ALBIN KÖBIS.


  MONUMENTO À MAX REICHPIETSCH E ALBIN KÖBIS.


  PLACA MEMORIAL NO CEMITÉRIO ONDE ESTÃO ENTERRADOS.


                              "REICHPIETSCHUFER" SINAL DE ESTRADA EM BERLIM.


                                           "KÖBISSTRASSE" EM BERLIM.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum