Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Ir em baixo

Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 11 2016, 07:00

Durante as férias lembrei com freqüência de uma brasileira que muito admiro, que tinha fortes vínculos, tanto pessoais quanto profissionais, com Portugal. Carioca de nascimento, ela não chegou a conhecer o pai, que morrera poucos meses antes, e sua mãe faleceu quando ela tinha três anos. Foi então criada pela avó materna portuguesa e uma babá, o que exerceu forte influência em sua formação.

Seu talento artístico foi precoce, evidente e múltiplo. Além de se destacar na sua profissão principal, era ainda educadora, jornalista, desenhava, pintava, e teve lições de canto, piano e violão. De si própria, dizia que fora criada em solidão e silêncio; o que, longe de torná-la taciturna, fortaleceu suas principais características como artista: uma profunda sensibilidade, a capacidade de lidar com temas complexos também em formas simples, e uma erudição fenomenal e discreta.

Seu primeiro casamento, com um português, deu-lhe três filhas, mas foi marcado por dificuldades financeiras e a depressão do marido, e acabou com o suicídio deste. Cinco anos depois, casou-se novamente, com um engenheiro agrônomo que ela tinha entrevistado. Aos poucos, os apertos financeiros foram passando, enquanto ela recebia o devido reconhecimento à sua obra. Mas não pôde desfrutar muito tempo seu sucesso, pois faleceu pouco depois de completar 63 anos, vitimada por um câncer no estômago.

Hoje ela é consagrada internacionalmente. Entre tantas homenagens, seu nome batizou uma escola básica no pequeno concelho açoriano onde nascera sua avó.

Quem vai me enviar (por MP!) até a meia-noite, hora de Brasília, o selo que os Correios emitiram pelo centenário de seu nascimento? Bom domingo a todos!

Atenção! As regras do QdD foram mudadas. Não se deve mais postar a resposta aqui, para permitir a participação de mais interessados, evitando spoilers. Mais detalhes em:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8356-quiz-de-domingo-novas-regras


Última edição por Fabio Monteiro em Dom Out 09 2016, 13:29, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 12 2016, 07:40

Parabéns aos sete acertadores, que descobriram minha poeta (ela detestava a palavra poetisa...) brasileira favorita, Cecília Meireles:



Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde, na próxima extração da loteria federal:
(7:20) lima34: números 1 e 2
(7:24) Marcio-98: números 3 e 4
(9:16) João Paulo Haddad: números 5 e 6
(10:09) carol c: número 7
(11:35) H Roberto: número 8
(11:44) wcmarin: número 9
(17:15) Claudio Carletti: número 0

Até lá , boa sorte a todos!



Pra mim, Cecília Meireles (1901-1964) é muito maior do que sua já grande reputação. Sem se vincular diretamente aos modernistas, foi escrevendo, quieta no seu cantinho, uma obra intemporal, vinculada fortemente ao passado (Romanceiro da Inconfidência, Amor em Leonoreta, etc), mas transcendendo-o, num virtuosismo técnico espantoso, escondido com frequência atrás de uma aparente simplicidade. Isso tudo apesar dos grandes dramas familiares por que passou. Um vero milagre.

Boa semana a todos!
     
Bonus tracks:
Um pequeno documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=X5VkRFj8I4c
Paulo Autran declama CM:
https://www.youtube.com/watch?v=Sl9BATgjC6s


Última edição por Fabio Monteiro em Seg Set 12 2016, 14:52, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por odilo em Seg Set 12 2016, 13:15

Parabéns aos pesquisadores de plantão.
Valeu.

_________________
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por lima34 em Qua Set 14 2016, 20:16

Esse negócio, de definir o ganhador do Quiz pelo sorteio, acaba com o mérito daquele que acerta primeiro. Tentar a sorte é algo incontrolável e este é um ponto que me faz discordar da alteração no formato do Quiz. No meu entendimento, se há um interesse em melhorar a competitividade, então porque não bloquear o ganhador após duas vitórias ou mais consecutivas, por exemplo.

lima34

Idade : 55
Localização : Chapecó SC
Data de inscrição : 06/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 15 2016, 02:53

Rrrespeitável público! Senhoras e Senhores! Ladies and gentlemen! Gregos e goianos! O primeiro prêmio da federal leva o número 25684...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... e com isso nosso brinde semanal vai para o Marcio, parabéns! Sai ainda hoje, ou amanhä.

Lima: vc tem razäo ao constatar que nosso QdD ficou menos controlável. Mas näo concordo com "acaba com o mérito daquele que acerta primeiro". Pois os três primeiros dos sete acertadores tinham ontem 60 % de chances estatísticas, já é alguma coisa, né mesmo? Tanto é que o Marcio foi realmente um dos primeiros, postando sua resposta 4 minutos depois de vc.

Além disso, foi justamente essa nossa intencäo, ao mudarmos as regras: "mais chances àqueles que acordam mais tarde aos domingos, mas ao mesmo tempo ... alguma vantagem àqueles que enviam a resposta correta por primeiro". É claro que as novas, pequenas chances estatísticas para os dorminhocos dominicais foram tiradas dos que acordam cedo.

Quem envia a resposta certa entre os primeiros tem ainda mais chances do que quem acorda tarde, mas deve torcer pra que haja um número pequeno de acertadores. Ou seja, quanto mais difícil o Quiz, melhor pra ele.

Seja como for, estamos em caráter experimental. Daqui a umas 8 semanas pretendo realizar uma enquete entre os leitores, participantes ou näo, para que possamos saber o rumo a tomar, ok? abs do fabio
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo XLIX - Cecília Meireles

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum