Quiz de Domingo: novas regras

Ir em baixo

Quiz de Domingo: novas regras

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 01 2016, 10:47

Atendendo a sugestões de participantes, pensei um pouco sobre o Quiz de Domingo, e principalmente sobre as modalidades de participação e premiação. Uma modalidade ideal proporcionaria, por um lado, mais chances àqueles que acordam mais tarde aos domingos, mas ao mesmo tempo ofereceria alguma vantagem àqueles que enviam a resposta correta por primeiro. Difícil, né?

Pra atender aos dois critérios, não encontrei solução melhor do que tornar a apuração do eventual vencedor um pouco mais lenta e complicada. Vamos ver se consigo explicá-la:

- O/a participante envia-me a resposta por MP até o fim do domingo, horário de Brasília, ao invés de postá-la diretamente no Quiz. Com isso, evita-se “matar” o Quiz de imediato, uma vez que tanto a resposta correta quanto o/a participante permanecem desconhecidos.

- Na segunda-feira eu posto a reposta correta juntamente com a lista dos acertadores e o horário de postagem de cada um. No caso de haver apenas um acertador, aí é fácil: acertou, levou o brinde. Se houver entre 2 e 10 acertadores, faremos o sorteio do ganhador do brinde através do primeiro prêmio duma loteria (p.ex. a Federal), segundo a distribuição abaixo. Os acertadores a partir do número 11 não participam do sorteio.

- Agora a distribuição:
Com dois acertadores o primeiro concorre com os números finais de 1 a 5, enquanto o segundo, com os de 6 a 0.
Com três acertadores o primeiro concorre com os finais 1 a 4, o segundo com 5 a 7, o terceiro com 8 a 0.
Com quatro acertadores o primeiro concorre com os finais 1 a 3, o segundo com 4 a 6, o terceiro com 7 e 8, o quarto com 9 e 0.
Cinco acertadores: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9 e 0.
Seis acertadores: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9, 0.
Sete acertadores: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7, 8, 9, 0.
Oito acertadores: 1 e 2, 3 e 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.
Nove acertadores: 1 e 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.
Dez acertadores: cada um leva um número final, sempre segundo a ordem de postagem.

Minha primeira ideia seria usar o primeiro prêmio da loteria federal da quarta-feira seguinte. Se alguém souber de uma loteria oficial que já sai na segunda-feira na internet, seria ainda melhor. Aqui aceito sugestões.

O que vcs acham? Aplicaremos a nova modalidade já no próximo QdD, em caráter experimental, e vamos ver no que dá, ok? Abs do fabio
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo: novas regras

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qui Set 01 2016, 13:33

Olá, Fábio. Boa tarde! (pelo horário de Brasilia).
Primeiro quero parabenizá-lo pelo trabalho que você realiza no Fórum através do Quiz. Independentemente de quem ganha sempre aprendemos coisas muito legais relacionadas à Filatelia, o que enriquece muito o nosso conhecimento.
Acho também muito legal que você esteja tentando favorecer a participação de mais gente no Qdd, e com certeza a nova modalidade pode sim dar certo.
Eu estava pensando, porém, em sugerir que o quiz fosse postado não só no domingo mas também em outros dias. Assim não se chamaria mais "Quiz de domingo" e sim "Quiz da semana". O dia e horário ficariam a seu critério e mudariam sempre, sem que soubéssemos previamente. Aqueles que estivessem mais antenados no Fórum e vissem primeiro tentariam responder, como já vem acontecendo no modelo atual. Mas é apenas uma sugestão pois acho que a sua nova proposta pode também dar certo.
Abraços
Edson
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por H Roberto em Qui Set 01 2016, 13:59

Bom...domingo aqui é dia de sair da cama quando o sol já deu sua graça isso se São Pedro ajudar e depois do café preparar a churrasqueira pra queimar um osso isso se sobrar uns pilas.
H Roberto

Mensagem por odilo em Qui Set 01 2016, 14:49

Olá Fábio,
Parabéns pelo Quiz dos domingos.
Mas veja se isto tudo não vai te dar mais trabalho e tempo.
Quanto a publicação, penso que seria só copiar e colar a resposta que cada um deu. Assim ficaria mais transparente.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por YgorChrispin em Qui Set 01 2016, 14:52

Fábio,
Eu, particularmente agradeço, já que mesmo de domingo, acordando ´cedo, já tinha perdido. rs.
Abraços,
Ygor

YgorChrispin

Mensagem por carol c em Qui Set 01 2016, 17:43

Gostei, apesar de que eu acho que nem precisava ter premiação!! Só os desafios que lanças, e a cultura geral envolvidas já são maravilhosas. Mas achei tua proposta bem bacana.
carol c

Mensagem por somricardo em Sex Set 02 2016, 20:44

gostei muito, principalmente porque neste novo modelo, todos participarão, já que não haverá aquela de "já responderam, nem vou me dar ao trabalho de pesquisar", gostei mesmo do novo modelo do QdD.

parabéns pela dedicação e trabalho,

Ricardo Silva
somricardo

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Set 03 2016, 04:37

Obrigado pelas mensagens e sugestöes! Houve tb em off uma advertência: alguns países proibem a utilizacäo dos números da loteria oficial para fins privados. No caso do Brasil, pelo que pude apurar até agora, essa utilizacäo é permitida sem restricöes quando näo estiver relacionada a compras de qualquer espécie. O que seria o nosso caso. A näo ser que alguém resolva me subornar. Aí vamos considerar, né? Cool
Fabio Monteiro

Mensagem por odilo em Dom Set 04 2016, 15:35

Olá Fabio, amigos e amigas,
Tomei a liberdade de bloquear o Quiz deste domingo até a meia noite de hoje, horário de Brasília.
Assim não tem como alguém postar algo lá, até este horário e Fabio se incomodar com alguém meio desavisado.

Aguardamos então a resposta e veredito do Fabio.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 04 2016, 16:14

Obrigado, Odilo, mas näo sei se foi necessário, porque até agora ninguém arriscou seu palpite. Será que o primeiro QdD sob as novas regras é täo difícil assim?
Fabio Monteiro

Mensagem por odilo em Dom Set 04 2016, 16:44

Penso que sim. Eu comecei a tentar alguma pesquisa e cai no dia 4 de setembro de 1969. Nada a ver com o teu Quiz .... rsrsrsrsrs

odilo

Mensagem por carol c em Dom Set 04 2016, 17:59

Pois é, eu também pesquisei por um bom tempo e não saí do lugar. kkk
carol c

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 04 2016, 18:06

Sendo assim, vou dar aqui uma dica adicional e pedir ao Odilo que a transfira pro post do Quiz:

Nosso personagem misterioso ganhou um prêmio Nobel de medicina!
Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: